quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jubileu do Pe. José

Nossa comunidade paroquial em Novo Airão esta em grande ação de graças à Deus pelos 50 anos de sacerdócio do nosso querido Pe. José Maslanka SAC.No Amazonas poucas vezes celebra- se jubileu de vida sacerdotal, por isso nossa alegria é ainda maior, pois podemos nos alegrar com nosso missionário, que durante 36 anos vive em Novo Airão dando suas forcas para pregar o evangelho.

Nossa grande ação de graças começou já a algumas semanas antes do dia 20 de setembro. Muitas pessoas de toda paróquia esforçaram se para agradecer à Deus pelo jubileu de ouro.

Na sexta- feira dia 18 unimos nossas orações na frente do Santíssimo Sacramento para junto com Pe. João Sopicki SAC, que trabalhava nesta paroquia junto com Pe. José nos ultimos 5 anos, louvar à Deus pelo dom da vida e vocação do Pe. José.
Sábado foi o dia de preparação da grande festa. Teve vários preparativos. Chegaram muitos convidados, entre eles nosso superior Pe. João Pedro Stawicki SAC e Pe. Ceslaw Zajac SAC – colega ainda do tempo de seminário de Pe. José. A cozinha do centro social ficou cheia de gente pois um boi inteiro estava sendo preparando para o almoço festivo. Sábado à noite na praça atrás da igreja de Santo Angelo, grupos e movimentos da paróquia reuniram -se para agradecer ao Pe. Jose, não só pelos 50 anos de sacerdócio mas principalmente pelos 36 anos de trabalho e dedicação em Novo Airão. Crianças, tão amadas pelo Pe. José foram as primeiras que prestaram homenagem ao aniversariante. Para lembrar os bons momentos da vida e de muito trabalho que o Pe. José fez pela comunidade foi apresentada uma filmagem com fotos e dados históricos.

Domingo, dia em que Pe. José comemora 76 anos de vida e também agradece à Deus pelos 50 anos de vida sacerdotal, começou muito cedo. Já às 6 horas da manhã os paroquianos com música e cantos chegaram na casa de Pe. José para fazer a tradicional alvorada, depois teve o café da manhã com o aniversariante. As 10 horas começou a santa missa, na qual chegaram vários amigos do Pe. José. Para essa data especial veio o arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira e o bispo da prelasia de Borba, Dom Eloi Roggia SAC. Dom Luiz pediu para que Pe. José fosse o presidente da Santa Missa.

No ínicio da celebração o Pároco, Pe. Artur Karbowy SAC, deu as boas vindas à todas pessoas que vieram, para juntos agradecer à Deus e alegrar -se com a presença missionária do nosso aniversariante.


Durante a procissão da Bíblia as catequistas entraram fazendo uma típica dança cabocla colocando a Palavra de Deus na frente do altar.
Durante a homilia Dom Luiz agradeceu ao Pe. José pelo vigor missionário e todo trabalho que esta fazendo visitando 54 comunidades na beira do Rio Negro. Lembrando as palavras de São Vicente Pallotti o arcebispo convidou todas as pessoas para cantar o magnificat à Deus pelo dom da vocação sacerdotal.
Na procissão das ofertas, o casal que há 36 anos atrás foi o primeiro a receber o sacramento do batismo e casamento pelas mãos de Pe. José, entraram com a cópia da barca Santa Maria do Rio Negro na qual Pe. José esta percorrendo o Rio Negro evangelizando as comunidades ribeirinhas.

Nem todos puderam vir para o grande jubileu, por isso foram lidas também mensagens que chegaram para Pe. José de Dom José Maria Maimone SAC e da Casa Geral dos Palotinos em Roma. Pe. Artur entregou para o Pe. José especial benção apostólica concedida pelo Papa Bento XVI.
Terminada a eucaristia Pe. João Pedro em nome de todos os palotinos agradeceu pela oração comunitária e lembrou os mais importantes momentos da vida de Pe. José.

Depois da Missa Pe. José foi convidado para entrar no bugre, que durante vários anos foi o carro de Pe. José, para ir no centro social NS Auxiliadora, onde foi servido um delicioso almoço e todos puderam ver a exposição sobre a vida de São Vicente Pallotti.

Nenhum comentário: