segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UAC, tua via é a missão

A cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul – Brasil, acolheu, nos dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2009, o I Congresso Sul-Americano da União do Apostolado Católico (UAC) e I Congresso da União do Apostolado Católico no Brasil.Com a presença de Pe. Jeremiah Derry Murphy SAC, presidente do Conselho Geral de Coordenação da União e aproximadamente 150 representantes dos Conselhos Nacionais e Locais de quatro países: Brasil, Argentina, Colombia e Uruguai, o evento constituiu-se no grande cenáculo, onde membros da família palotina puderam rever, refletir seu caminhar como UAC e identificar desafios, discutindo novas propostas e formas de evangelização, à luz do carisma de são Vicente Pallotti – fundador da União do Apostolado Católico.
“O carisma da União do Apostolado é uma luz para a Igreja. Devemos vive-lo em plenitude. Ele tem riqueza em abundancia...” palavras de Pe. Derry.
Mas qual é a contribuição da UAC para a Igreja da América Latina? E do mundo?
Como participante da “missão” da Igreja, a União é chamada a ser uma associação “da” Igreja, não “para” a Igreja. Assim sendo, se propõe a favorecer e promover o empenho de cada batizado com a experiência cristã, para que contribua dentro do plano pastoral da Igreja local e nacional, segundo a realidade de cada local.
Fundada em 4 de abril de 1835, por são Vicente Pallotti, a União do Apostolado Católico (UAC), desde o início foi constituída por sacerdotes, irmãos, irmãs e fiéis leigos, com a finalidade de reavivar a fé e reacender a caridade de todos os batizados, para viverem melhor a sua vocação de apóstolos e anunciar o Evangelho ao mundo inteiro. Hoje presente em vários países dos cinco continentes, pode-se dizer que a União é uma associação missionária, cujos membros participam da vida da Igreja e colaboram com o testemunho cristão em todos os ambientes em que estão inseridos.
Segundo seu Estatuto Geral, “a União do Apostolado Católico, dom do Espírito Santo, é uma comunhão de fiéis que, unidos com Deus e entre si, segundo o carisma de são Vicente Pallotti, promovem a corresponsabilidade de todos os batizados em reavivar a fé, em reacender a caridade na Igreja e no mundo, e levar todos à unidade em Cristo”. É, ainda conforme seu estatuto, “uma associação pública internacional, constituída por fiéis de todo estado e vocação, ereta pela Santa Sé e regulada segundo as normas do Código de Direito Canõnico e os artigos do seu estatuto”.
A origem, fonte e mestre de todo o apostolado para os membros da União é Jesus Cristo, Apóstolo do Eterno Pai. Sua padroeira, é a Virgem Maria, rainha dos Apóstolos. O Cenáculo – lugar de identidade palotina.
A missão é a razão de ser... cristão-palotino!

Nair – UAC Manaus

Nenhum comentário: