quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A vocação e missão dos irmãos na Sociedade do Apostolado Católico

Eu, Ir. Stephen Buckley, palotino, membro da Província Mãe do Divino Amor (Província Irlandesa), o mais novo membro do Secretariado Geral para a Formação, saúdo a todos os leitores do Boletim Belém.

O nosso Padre Geral, Friedrich Kretz SAC, juntamente com seu Conselho, preocupado com a situação dos irmãos, com sua missão e formação na Sociedade do Apostolado Católico, pediu-me para que participasse do Secretariado Geral para a Formação.

O impulso para uma nova iniciativa em favor dos irmãos nasceu em 2007, no Secretariado Geral para a Formação, que promoveu um encontro de formação para os irmãos, com a aprovação do Conselho Geral no verão de 2008 e 2009, no Centro Internacional de Formação Palotina – Cenáculo – na Via Giuseppe Ferrari.O primeiro encontro sobre a formação permanente aconteceu em julho de 2008. O segundo encontro aconteceu entre os dias 25 a 31 de julho deste ano. Trinta pessoas entre irmãos, assessores e intérpretes participaram do encontro.

A finalidade deste encontro foi para colher propostas e sugestões concretas, para que o Secretariado possa preparar um programa formativo para os irmãos da Sociedade, inserindo-o como suplemento na Ratio Institutionis, após aprovação do Conselho Geral.
Graças às sugestões e propostas feitas pelos irmãos, foi possível focar-se vários aspectos da formação: a história dos irmãos da nossa Sociedade; os irmãos no projeto apostólico de São Vicente Pallotti e na Igreja de hoje; a atual situação dos irmãos na SAC; a formação missionária dos irmãos: novos desafios e possibilidades; a formação dos irmãos segundo a Ratio Institutionis e a formação permanente dos irmãos na SAC. O horário proporcionou equilíbrio entre trabalho, oração e tempo livre. Todos os principais grupos linguísticos tiveram a oportunidade de animar a liturgia conforme o programa. A recreação comum, que tem um papel importante nos encontros internacionais, permitiu aos participantes maior integração. Foi dedicado um dia também para percorrermos os passos de São Vicente Pallotti. Os padres Kupka e Stawicki conseguiram despertar nos participantes, o interesse pela história e pela vida de nosso santo Fundador. O grupo visitou ainda a Casa Geral das Irmãs Missionárias Palotinas. Desde o primeiro encontro de 2008, elas acolheram com muita alegria os participantes do encontro. Na ocasião da nossa visita, pudemos encontrar irmãs de diversas regiões do mundo, que também estavam em Roma para participar de um curso promovido pelo Conselho Geral delas.
A parte final do nosso encontro foi destinada à definição das várias propostas que surgiram nas discussões feitas nos grupos nos dias anteriores, a saber:
1. Publicar no site palotino temas referentes aos irmãos;
2. Proporcionar nas províncias/Regiões cursos para os irmãos;
3. Encorajar as Unidades Palotinas na África e na Índia, para que promovam a vocação dos irmãos.
“Onde existe vontade...”
Conforme nossa história, São Vicente Pallotti não só acolheu como encorajou a vocação dos irmãos. Por isso, nós palotinos somos também chamados a ser uma comunidade com variedade de vocações, e, como tal, somos um símbolo vivo na fundação da União do Apostolado Católico. Todavia, a nossa história mostra que a consciência e a promoção da vocação, do papel e da missão dos irmãos, foram marcadas por dificuldades e incompreensões. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, na nossa Sociedade, a queda no número dos irmãos tem sido constante. Pesquisando sobre a celebração do centenário da fundação das quatro primeiras Províncias da Sociedade (9 de setembro de 1909 a 2009), descobri que somente a província alemã tinha mais irmãos (155) do que toda a Sociedade possui na atualidade (143). Os sucessivos Regimes Gerais tomaram conhecimento desta tendência e já examinaram e continuarão examinando a situação dos mesmos.
Os dois encontros internacionais, com suas conclusões e a preparação de um programa formativo prático, são um contributo para o Secretariado Geral para a Formação. O senso de responsabilidade para a promoção da vocação e da missão dos irmãos deve começar pelas raízes da nossa Sociedade: Províncias/Regiões; Comunidades Locais e de cada membro. A vontade de fazê-lo, creio que existe. É preciso, porém, que cada um encontre o seu modo de encorajar, sustentar e promover a vocação e a missão dos irmãos da nossa Sociedade.
Ir. Stephen Buckley, SAC

Nenhum comentário: