O nosso Padre Geral, Friedrich Kretz SAC, juntamente com seu Conselho, preocupado com a situação dos irmãos, com sua missão e formação na Sociedade do Apostolado Católico, pediu-me para que participasse do Secretariado Geral para a Formação.
O impulso para uma nova iniciativa em favor dos irmãos nasceu em 2007, no Secretariado Geral para a Formação, que promoveu um encontro de formação para os irmãos, com a aprovação do Conselho Geral no verão de 2008 e 2009, no Centro Internacional de Formação Palotina – Cenáculo – na Via Giuseppe Ferrari.

A finalidade deste encontro foi para colher propostas e sugestões concretas, para que o Secretariado possa preparar um programa formativo para os irmãos da Sociedade, inserindo-o como suplemento na Ratio Institutionis, após aprovação do Conselho Geral.

A parte final do nosso encontro foi destinada à definição das várias propostas que surgiram nas discussões feitas nos grupos nos dias anteriores, a saber:
1. Publicar no site palotino temas referentes aos irmãos;
2. Proporcionar nas províncias/Regiões cursos para os irmãos;
3. Encorajar as Unidades Palotinas na África e na Índia, para que promovam a vocação dos irmãos.
1. Publicar no site palotino temas referentes aos irmãos;
2. Proporcionar nas províncias/Regiões cursos para os irmãos;
3. Encorajar as Unidades Palotinas na África e na Índia, para que promovam a vocação dos irmãos.
“Onde existe vontade...”
Conforme nossa história, São Vicente Pallotti não só acolheu como encorajou a vocação dos irmãos. Por isso, nós palotinos somos também chamados a ser uma comunidade com variedade de vocações, e, como tal, somos um símbolo vivo na fundação da União do Apostolado Católico. Todavia, a nossa história mostra que a consciência e a promoção da vocação, do papel e da missão dos irmãos, foram marcadas por dificuldades e incompreensões. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, na nossa Sociedade, a queda no número dos irmãos tem sido constante. Pesquisando sobre a celebração do centenário da fundação das quatro primeiras Províncias da Sociedade (9 de setembro de 1909 a 2009), descobri que somente a província alemã tinha mais irmãos (155) do que toda a Sociedade possui na atualidade (143). Os sucessivos Regimes Gerais tomaram conhecimento desta tendência e já examinaram e continuarão examinando a situação dos mesmos.
Os dois encontros internacionais, com suas conclusões e a preparação de um programa formativo prático, são um contributo para o Secretariado Geral para a Formação. O senso de responsabilidade para a promoção da vocação e da missão dos irmãos deve começar pelas raízes da nossa Sociedade: Províncias/Regiões; Comunidades Locais e de cada membro. A vontade de fazê-lo, creio que existe. É preciso, porém, que cada um encontre o seu modo de encorajar, sustentar e promover a vocação e a missão dos irmãos da nossa Sociedade.
Ir. Stephen Buckley, SAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário