terça-feira, 10 de novembro de 2009

Um mês pleno de experiências, em Roma!

Já terminamos o mês de outubro, é verdade, mas sempre somos convidados a olhar para trás e rever nossa história, refazer nosso caminho.

Resolvi esperar passar todo o mês de outubro para escrever-lhes. Aqui em Roma, este tempo é muito bem vivido:No primeiro domingo, dia 4 de outubro, com uma Eucaristia celebrada por Pe. Selvarajad, um sacerdote palotino estudante de Teologia Moral, tivemos a oportunidade de recordar a nossa missão na Papua Nova Guiné. Sim, este ano, em nosso Domingo Missionário Palotino nós tivemos a chance de relembrar aquela missão naquele país belo e distante de nós. Estávamos celebrando na Igreja São Salvador em Onda, todas as realidades da UAC, ou seja, os padres, os irmãos, as irmãs missionárias, as irmãs palotinas romanas e vários leigos empenhados.

Já no segundo domingo quem mais fez festa em nossa casa e em Roma foram os brasileiros: era véspera da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida! Aqui em Roma, porque muitos trabalham, a procissão e a festa realizada pela comunidade brasileira sempre acontece no domingo precedente. Imaginem umas cem pessoas, com bandeiras verde e amarelo, cantando “Dai-nos a Benção, oh Mãe Querida” pelas ruas do centro histórico de Roma! Mais uma celebração que eu não perdi!

Imaginem o que acontece sempre no terceiro domingo de outubro? Acertou quem disse a Jornada Missionária Mundial. Assim, mais uma vez o tema da missão permeou as celebrações e conversas deste dia.

Depois das férias de verão, que aqui acontecem entre os meses de julho a setembro, em outubro recomeçam as aulas. Por isso, no fim de semana de 24 e 25 de outubro, a comunidade dos padres palotinos estudantes tiveram o Retiro Espiritual, com temas que nos ajudaram a “entrar no ritmo” dos estudos e da vida comunitária. Neste ano somos treze padres de diferentes países que estão estudando diferentes especializações aqui em Roma.

Enfim, para fechar o mês de outubro ainda em festa, no sábado, dia 31, foi celebrada a Santa Missa em ação de graças pela aprovação do Estatuto da UAC. E adivinhem onde celebramos? Errou quem disse na Igreja São Salvador em Onda. Hummm... Estou dando um tempo para pensar... Ok, eu falo: Celebramos juntos, todos da UAC, na Igreja onde tudo começou ha tantos anos; espiritualmente unidos a São Vicente Pallotti, à Rainha dos Apóstolos e à toda a UAC no mundo inteiro, estávamos na Igreja Santo Espírito dos Napolitanos para agradecer ao Bom Deus o dom de nosso carisma.

Bem, caros amigos, este foi um mês especial, como puderam perceber... Diria que são atividades que só conseguiríamos vivenciar se vivêssemos aqui, em Roma.

Confesso que a UAC Brasil e a Região Mãe da Misericórdia estavam comigo, em cada um destes momentos!

Um abraço e minhas orações
Pe. Daniel Luz Rocchetti SAC

Nenhum comentário: