sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BAPTISMO DO SENHOR

Hoje celebramos o Baptismo do Senhor. Jesus que como Filho Unigénito do Eterno Pai não precisava de ser baptizado. O próprio João Batista admirou-se: “«Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» (Mt 3,14-15) Que justiça é essa que Nosso Senhor veio cumprir? Adão era a cabeça do corpo que é a humanidade. Em Adão a humanidade estava como que em um só homem. Assim, O pecado que ele cometeu passou a todos os seus descendentes. Por isso chama-se pecado original.

Jesus porém, é anterior a Adão, e seu Criador. Quando Nosso Senhor assume a natureza humana, ele recapitula o género humano: “No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência.” (Jo 1,1-3)

Quando se fez homem no seio de Virgem Maria, Nosso Senhor tornou-se a nova Cabeça do novo Corpo da humanidade que é a Igreja. A porta de entrada para fazer parte deste novo Corpo com a nova Cabeça que é Jesus, é o Santo Baptismo. Em Jesus baptizado por João Baptista no Rio de Jordão, todos nós éramos baptizados “Nele”. Da plenitude da Cabeça, todo o Corpo que é a Igreja recebe graça. Assim é que por Cristo, com Cristo e em Cristo, a humanidade nova é recapitulada. Como dizia Santo Hilário: “O Filho está no Pai porque tem a mesma Natureza do Pai. Nós estamos no Filho pela natureza humana que ele uniu a si na Pessoa do Verbo Encarnado; Ele está em nós por meio do Sacramento.” “De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.” (1 Cor 12,13)

Assim compreendemos a ordem de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28,19-20) Mostrou também os sinais que atestarão que os crentes foram realmente incorporados Nele: “E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» (Mc 16,15) Estes sinais sempre acompanharam a obra da Evangelização. O maior sinal porém é a caridade: “Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.” (Jo 17,22)

O Baptismo faz-nos filhos de Deus, mas não o retira de nós a concupiscência que é a inclinação ao pecado; por isso cada baptizado é chamado corajosamente à luta espiritual na qual Jesus nos dá a vitória. “Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou.” (Rom 8,37)

Para as Células de Evangelização:
Algumas pessoas dizem:” Quando o meu filho crescer ele é quem deve decidir se quer ser baptizado.” Este modo de pensar condiz com a ordem de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado?"
Pe. Marcelo

Nenhum comentário: