domingo, 24 de janeiro de 2010

Dia de São Vicente Pallotti no Amazonas

São Vicente Pallotti é bem conhecido no Amazonas. Nas paróquias palotinas de Manaus e Novo Airão, a festa dele foi celebrada com grande entusiasmo e alegria. Na paróquia Nossa Senhora da Glória em Manaus, padre Stanislaw Krajewski SAC junto com os membros da União do Apostolado Católico, prepararam a exposição sobre a vida de São Vicente Pallotti "Do nada ao Infinito". A Exposição sobre a vida e obra do santo foi visitada desde o dia 16 de janeiro.
Dos dias 19 à 21 de janeiro, foi realizado o tríduo de São V. Pallotti durante o qual Pe. Stanislaw apresentou a vida e espiritualidade do fundador da União e Sociedade do Apostolado Católico.
22 janeiro foi o dia de grande alegria para todos nós. Mesmo com muita chuva que neste dia caiu, em Manaus, nosso coração estava alegre e cheio de sol. Logo na parte da manhã alegramo-nos que no jornal “A Critica”, a coluna santo de cada dia, apresentou a imagem e a obra de São Vicente Pallotti.
A noite começou a solene celebração eucarística durante a qual agradecemos á Deus pelo dom da vida, ensinamento e obra deixada por São Vicente. A Igreja estava lotada. Havia os Membros da UAC, crianças que fazem parte do grupo “Infanto- Juvenil Mãe do Divino Amor”, que estão aprendendo a espiritualidade palotina e muitos fiéis ligados com a paróquia da Glória.
Iniciando a santa Eucaristia, na procissão da entrada, as crianças entraram com a imagem de São Vicente Pallotti e Rainha dos Apóstolos. Pe. Stanislaw entrou com relíquias do santo. A Missa foi concelebrada pelo Pe Artur Karbowy SAC e Pe. Jaroslaw Piasecki, missionário polonês que trabalha em Manaus.
Durante a missa a banda “Imbaúba” tocou com música tradicional da cultura do Amazonas em versão religiosa. A banda “Imbaúba” usou instrumentos musicais tradicionais da Amazônia e preparou cantos chamados “Missa Amazônica” no qual cantaram sobre a vida, beleza e dificuldade da Amazônia, apresentado tudo como uma bela oração para Deus.
Durante a homilia Pe. Stanislaw apresentou São Vicente como uma pessoa de profunda vida de oração que sempre colocava a pessoa humana na frente de outras coisas e sabia mobilizar toda Roma para tornarem-se apóstolos do Eterno Pai recendendo a fé e caridade.
Durante o ofertório foram apresentados a Deus frutos da terra da Amazônia agradecendo assim pela obra de Vicente Pallotti nesta terra. Depois da missa todos foram para o salão paroquial para ver a exposição “Do nada ao Infinito”.
Em Novo Airão o dia de São Vicente Palloti foi celebrado no domingo dia 24 de janeiro. Durante a missas Pe. Artur Karbowy SAC apresentou a pessoa do santo e a espiritualidade dele.
Durante a Eucaristia todos leram “Apelo ao Povo” escrito por Pallotti no ano de 1835 que chamava todos os batizados para tornarem-se responsáveis pela salvação do próximo. Cada pessoa que foi para a missa, levou para casa a imagem da Rainha dos Apóstolos para lembrar que todos são chamados a serem evangelizadores.
Pe. Artur
As Fotos do dia de São Vicente Pallotti em Manaus podem ser vistas aqui:
http://picasaweb.google.com.br/artursac/ManausFestaSaoVicentePalloti22Janeiro2010#

Nenhum comentário: