sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Abrigo para crianças

A Vida das pessoas na Amazônia é sempre ligada com o ritmo das águas. A Enchente e vazante dos rios marcam as principais atividades dos moradores. Não só as pequenas comunidades ribeirinhas dependem do ritmo das águas. Também a vida de muita gente na grande cidade depende do ritmo das águas. Durante a enchente a água no igarapé dificulta a vida das pessoas que vivem nas casas construídas em palafitas. Como sempre a vida mais difícil é para as crianças. A Água das enchentes esta tomando conta dos lugares onde a criançada pode brincar. Esse problema é visível também na paróquia Nossa Senhora da Glória em Manaus.
Já há 16 anos que voluntários da paróquia organizam neste tempo abrigo para crianças. Durante três meses, 75 crianças até nove anos de idade participam das atividades preparadas especialmente para elas. Inicialmente Pe. Renato Dobek SAC junto com a Pastoral da Criança da paróquia cuidou das crianças em uma casa de madeira. Depois em 2003 Pe. Stanislaw Krajewski SAC preocupando- se com a segurança das crianças construiu uma casa de alvenaria onde as crianças podem não só brincar, mas também receber uma merenda.
A Cada dia dez voluntários recebem as crianças. Brincadeira entre os amigos, estudo e oração fazem com que a vida das crianças mude um pouquinho de sentido. Pe. Stanislaw esta cuidando para que as crianças possam conhecer um pouco mais que seu pequeno bairro.

Cada ano alguns passeios organizados, mostram para as crianças a beleza da cidade e lugares de lazer. Piscina, Bosque da Ciência, Jardim Zoológico são alguns lugares onde as crianças da Glória, graças à ajuda das pessoas de boa vontade, podem conhecer. Pe. Stanislaw junto com os paroquianos agradece aos voluntários e as pessoas de boa vontade, graças a elas as crianças podem experimentar uma vida mais digna.

Pe. Artur

Nenhum comentário: