sábado, 14 de agosto de 2010

Semana da Família

Há 14 anos a Igreja no Brasil celebra a Semana da Família. Também neste ano a partir de domingo dia 8 de agosto até sábado dia 14 várias dioceses, paróquias, comunidades estavam se reunindo para refletir e rezar pela família. A Pastoral da Família junto com a Conferência dos Bispos do Brasil propôs como tema: “Família formadora dos valores humanos e cristãos“.

Tema esse que já foi refletido durante o VI Encontro Mundial das Famílias que aconteceu em janeiro do ano passado no México. Repetindo esse tema a Igreja no Brasil quer mostrar a importância da mensagem do encontro no México e dos valores que deveriam ser aprendido e cultivado na família e que infelizmente em vários lugares perderam se. Neste ano também na nossa paróquia palotina em Novo Airão, organizamos a Semana da Família. Cada dia durante a celebração da Santa Missa rezamos pelas famílias, principalmente pelas famílias da nossa região amazônica. Cada dia um representante das famílias apresentava uma reflexão baseada nos valores que cada família deveria ter e na nossa realidade do interior da Amazônia. Durante a semana descobrimos os valores familiares apresentadas para nós pela Palavra de Deus e como colocar elas em pratica na sociedade e em casa.

Momento forte da Semana da Família foi no sábado, dia do enceramento, quando organizamos uma caminhada das famílias. À tarde famílias de Novo Airão reuniram-se na praça municipal de onde saímos em direção a igreja matriz. Durante o caminho Irmã Joaninha animava as pessoas. Em algumas paradas representantes das famílias deram testemunho da sua experiência de vida e importância da fé no dia-a-dia das pessoas. Chegando à igreja santo Ângelo começou a santa Missa presidida pelo Pe. Artur. Neste dia no qual Igreja lembra o martírio de são Maximiliano Maria Kolbe, franciscano que dou sua vida no lugar do pai da família, lembramos todas as pessoas que se doam em nome da sua família, esforçando-se para não faltar pão na mesa.

No fim da Missa as famílias foram abençoadas com relíquias de santa Rita de Cássia. Terminando a Semana Família na praça da igreja tivemos um momento de lazer com jogos e brincadeiras para cada família. Com toda certeza essa foi a primeira das muitas semanas que vamos ter em Novo Airão.

Pe. Artur

Nenhum comentário: