domingo, 1 de agosto de 2010

São Vicente Pallotti e Cardeal John Henry Newman

Cor ad cor loquitur ("Coração fala ao coração") - essas palavras, contidas no brasão do Cardeal John Henry Newman, serão o tema da viagem apostólica de Bento XVI para o Reino Unido em 16-19 setembro de 2010. O autor destas palavras é o São Francisco de Sales (1567-1622). Newman estava convencido de que a verdadeira comunicação humana é possível através do coração mais do que através das palavras, pois a verdade provem do interior humano, que é o coração! No último dia de sua visita de quatro dias, Bento XVI presidirá a beatificação do cardeal anglicano convertido ao catolicismo em 1845.

Cardeal Newman (1801-1890) é amplamente conhecido. Mas nem todos sabem sobre seus "contatos Romanos" com são Vicente Pallotti. Bem, quando em 1845 Newman se converte, ele vai a Roma para a formação anual no Colégio Urbano para tomar decisões na Igreja Católica, enquanto que a sua adesão à Oratório de São Filipe Neri. É durante este período ocorrerão os seus encontros com São Vicente.

De acordo com o padre Amoroso é o Dom Nicolas Wiseman, arcebispo de Westminster, que o Pallotti conheceu ainda como reitor do Colégio Inglês de Roma, que deu á Newman uma proposta para se aproximar a São Vicente e se juntar ao grupo da Congregação do Apostolado Católico. Pallotti seria, sem dúvida, muito satisfeito, porque ambos concordavam em muitos pontos, principalmente sobre o papel dos leigos na Igreja.

Newman sentiu-se, provavelmente, demasiadamente velho para começar de novo com o noviciado, com a dependência e o voto de pobreza. Então, ele escolheu os Filipinos, descobrindo que eles são uma comunidade incrivelmente flexível e também são adequados para a sua espiritualidade. De fato, em uma carta a Rafael Melia de 06 de maio de 1847, Pallotti comenta assim sobre a escolha deste convertido de Oxford: "Newman, creio eu, vai escolher os Filipinos. Que Deus abençoe o seu projeto santo”.


Newman também menciona Pallotti, lembrando umas das reuniões que teve lugar na igreja de São Salvatore in Onda, em 1848. Memorial este foi sido citado por Cardeal convertidi ao iniciar o processo de beatificação de Pallotti: "Pessoalmente eu conhecia Pallotti um pouco, mas durante as minhas visitas a ele em Roma, a sua pessoa chamou tanto a minha atenção, que creio que é um santo, bastava vê-lo e ouvir suas palavres!!!”

Queiramos ainda lembrar que a primeira cerimônia das exéquias, em Roma após a morte de Newman, foi organizada na nossa basílica de São Silvestre pelos Palotinos. Esta basilica foi confiada a nós em 1887 para o cuidado pastoral dos católicos de idioma Inglês na Cidade Eterna. A cerimônia foi organizada pelo nosso futuro Geral, Padre William Whitmee que também se converteu do anglicanismo ao catolicismo aos 19 anos, ele chegou a Roma em 1875 para continuar seus estudos na Universidade Gregoriana.

Também vale a pena lembrar os esforços de um outro Palotino, Arcebispo Henryk Hoser, que nos anos  2005-2008 ocupava os cargos de Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos e a Presidência das Pontifícias Obras Missionárias, por ele foi renovada uma capela localizada nas instalações da referida Congregação, em que próprio cardeal Newman celebrou sua Primeira Missa como sacerdote da Igreja Católica.

Quero concluir estas poucas linhas sobre a relação entre Newman e Pallotti, com a citação de uma carta que Palotino francês, Paulo de Geslin escrita ao Palotino italiano Giuseppe Faá di Bruno, que desde janeiro de 1847 trabalhava em Londres, entre os anglicanos convertidos ao catolicismo: "Newman com vários seus companheiros escolheu os Filipinos. Quanto a mim, estou feliz com isso, pois a espiritualidade de Filipe Neri é excelente, como todos sabemos bem. Fazendo parte de uma Congregação sem votos, sem douvidas, eles poderão fazer muito mais".

Padre Stanislaw Stawicki  SAC

Nenhum comentário: