sábado, 14 de agosto de 2010

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

No dia 15 de Agosto a Igreja celebra a Assunção da Virgem Santa Maria, ou seja, que Nossa Senhora não experimentou a corrupção de seu corpo, mas foi associada de corpo e alma à glória de seu Divino Filho.

Na Ladainha de Nossa Senhora nós rezamos: Arca da Aliança, rogai por nós. No Antigo Testamento, a Arca da Aliança foi o local onde foram guardados as realidades mais sagradas, a saber: As tábuas da Lei, o ramo de Aarão que havia florido por si mesmo, e o maná. Nossa Senhora é a Arca da Nova Aliança porque levou em si Aquele que é o mediador da Nova e Eterna Aliança. Assim como na Arca da Antiga aliança estavam as tábuas da Lei, na Arca da Nova Aliança está Jesus, o Palavra definitiva do Pai; como na antiga havia o maná, na Nova está Jesus o Pão da Vida; Assim como na antiga estava a vara que floriu para indicar o sacerdócio de Aarão, na nova Arca há o Sumo e Eterno Sacerdote.  As leituras tanto da Santa Missa vespertina quanto do dia da Assunção, o confirmam: “O templo de Deus abriu-se no Céu, e a Sua Arca da Aliança foi vista no Templo. Apareceu no Céu um sinal grandioso: uma Mulher revestida com o Sol; e a Lua debaixo dos pés; na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 11,19. 12,1) A Arca da Nova Aliança já está no Céu de corpo e alma, pois por esse corpo virginal Deus assumiu um corpo humano.


Deus Nosso Senhor operou muitos milagres através da Arca da Aliança no Antigo Testamento. O que é um milagre? É a suspensão de uma lei natural por uma intervenção divina. Por exemplo, quando Josué foi passar o rio Jordão com o povo de Israel, ordenou que os sacerdotes tomassem a Arca da Aliança e fossem adiante do povo. Quando os pés dos sacerdotes tocaram nas águas, elas se detiveram e o povo de Israel passou pelo Jordão. (Cf. Josué 3,15-16) No caso de Nossa Senhora, quando Deus assim o quis, deteve o rio do pecado original que corria para todo o género humano e não deixava que ele entrasse na terra da promessa que é o Reino de Deus. Assim também a morte e a dissolução do corpo que atingia todo o género humano, foram vencidos por Deus naquele corpo virginal que trouxe em si o Autor da Vida, como escreveu São João no início do seu Evangelho: “Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir.”(Cf Jo 1,4)

É importante notar na passagem da travessia do Jordão que não somente a Arca da Aliança passou, mas também os sacerdotes e todo o povo de Deus que a seguia. Assim também, não só Nossa Senhora vence o pecado e as suas consequências funestas, mas concede também aos seus fiéis devotos o poder de o vencer. Um testemunho maravilhoso desta intervenção da Virgem Imaculada que ajuda o seu povo a atravessar o rio desta vida e da morte física é justamente o do santo que a Igreja celebra um dia antes da Assunção de Nossa Senhora: São Maximiliano Maria Kolbe. Depois de um tempo no hospital com uma tuberculose, quando todos pensavam que seu ministério estava acabado é que tudo começou. Mesmo com dificuldades de saúde, mas confiando inteiramente em Nossa Senhora, fundou uma obra chamada “Milícia da Imaculada”, e num tempo de crise financeira (como hoje), a revista intitulada “Cavaleiro da Imaculada”. Depois de quinze anos já contava com a tiragem de um milhão de exemplares. Fundou um mosteiro que chamou “Cidade da Imaculada” que logo alcançou mais de mil monges e constituiu o maior mosteiro do mundo. Fundou um mosteiro semelhante na região de Nagasáqui. Partiu para esta missão com pouco dinheiro (proverbial pobreza franciscana) e sem conhecimento da língua. Depois de alguns meses começou a editar a mesma revista em língua japonesa. Quando admitia um noviço, fazia uma simples pergunta: “Queres ser santo?” Da resposta a essa pergunta dependia o ingresso ou não no noviciado. A sua morte, muito conhecida, num campo de concentração na Polónia no lugar de um pai de família foi somente o coroamento de uma vida doada à Imaculada. (Cf. Mensageiro da Misericórdia Divina, nº 3 (41) 2009, pp. 19-21)) Não somente na vida sacerdotal, mas também nas famílias, Nossa Senhora faz os seus prodígios. Assim como o Senhor deteve as águas do Rio Jordão à passagem da Arca da Aliança, também as famílias que rezam unidas o terço, são protegidas da avalanche de lama que alguns sectores tem tentado impor às nossas famílias.

Tantos milagres de Nossa Senhora, não é mesmo? Peçamos a Ela, Arca da Nova Aliança Assunta ao Céu, que interceda por todo o povo de Deus, especialmente daqueles lugares que a têm por padroeira.

Para Partilhar:

O povo judeu tinha uma especial veneração pela arca da Antiga Aliança. Que importância tem a presença de Nossa Senhora em nossa vida?

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: