terça-feira, 3 de agosto de 2010

NOTICIÁRIO UAC

Queridos irmãos e irmãs da União
Com alegria, mais uma vez apresentamos neste boletim uma nota sobre a causa de beatificação de Heinrich VIETER SAC, preparado pelo P. Jan Korycki, SAC, Postulador da Sociedade do Apostolado Católico e também outras notícias da UAC.

1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UNIÃO A NÍVEL DIOCESANO (Continuação)

Heinrich VIETER, Palotino, membro da Província da SS. Trindade, primeiro bispo de Camarões, nascido em Kappenberg (Alemanha) no dia 13/02/1853. Foi ordenado sacerdote no dia 08/05/1887 e bispo em 22/01/1905. Ele morreu em Yaoundé no dia 07/11/1914. A causa de beatificação foi iniciada em Camarões, pelo Arcebispo de Yaounde, Mons. Victor Tonye Bakot em 2005. Por parte dos palotinos, a função de vice postulador, vem sendo desenvolvida temporariamente pelo P. Norbert Hannappel SAC,  a nível diocesano.

Depois de terminar o ensino fundamental (1860-1867), Heinrich Vieter aprendeu o ofício de carpinteiro, em 1873, tornou-se membro da Associação Kolping e, como tal, fez uma excursão pela Europa (Alemanha, Suíça, Itália). Em Roma, ele conheceu os Palotinos e entrou no seminário com eles. Ele estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e tornou-se padre em 8/05/1887. O neo sacerdote foi nomeado reitor do Colégio Missionário dos Palotinos  em Masio no norte da Itália, e manteve esta função durante dois anos. Em 1889 partiu para o Brasil e tornou-se pároco da comunidade italiana em Caxias do Sul. 

No ano seguinte, em 20/07/1890, foi nomeado primeiro Prefeito Apostólico e superior das Missões em Camarões, onde se estabeleceu no mês de Outubro, com o grupo de coirmãos, isto é, Pe. Georg Walter, cinco irmãos e um seminarista. Em 25 Outubro de 1890, os palotinos iniciaram uma Missão em Douala, Camarões e em 08 de Dezembro deste mesmo ano, já celebrou a santa Missa na simples igreja da primeira casa Palotina em Marienberg (Montanha de Maria), que eles próprios haviam construído. Naquele dia, o Pe. Vieter consagrou Camarões  à proteção da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos.

O início do trabalho missionário no clima tropical de Camarões foi muito difícil. Os missionários foram afetados pela malária é muitas vezes mortalmente. O espírito missionário, no entanto, o desejo de levar o Evangelho de Jesus Cristo para os homens era mais forte. Em Novembro de 1892 chegaram em Camarões também as Irmãs Palotinas Missionárias . 

Pe. Vieter foi nomeado primeiro bispo de Camarões no dia 22 de Dezembro de 1904 e foi ordenado Bispo na Catedral de Limburg na Alemanha em 22 de Janeiro de 1905. A Prefeitura Apostólica de Camarões foi  elevada a Vicariato Apostólico.

O Bispo Vieter era um pastor com “energia de ferro” e de zelo incansável. Ele também tinha grandes perspectivas para o futuro. Em 1906 organizou o primeiro Sínodo pastoral de Camarões - fundou uma escola para catequistas e professores para o ensino fundamental e colocou as bases para a fundação do Seminário para os candidatos ao sacerdócio. Ele, morreu no dia 7 de Novembro de 1914 em Yaoundé e foi enterrado lá. O Cardeal Girolamo Maria Gotti, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, no dia  4 de Dezembro de 1914, escreveu para a Cúria Geral da Sociedade dos Palotinos que, em vinte e quatro anos de frutífero ministério missionário de Mons. Vieter, os palotinos haviam batizado em Camarões 30 000 pessoas e em 1914 havia 18 000 catecúmenos. O cardeal sublinhou também que a missão o queria muito como seu fundador e pai. (Analecta PSM, I, 566).

Devido à I Guerra Mundial, os Palotinos, por serem alemães, nos anos 1915 e 1916, tiveram que sair de Camarões. Os novos missionários da Congregação dos Espiritanos chegaram somente em 1922. Durante os seis anos de ausência dos missionários, a fé católica perseverou, graças aos catequistas formados pelo Bispo Vieter  e graças  a toda a pastoral anterior  dos palotinos. A figura do primeiro Bispo  foi e continua a ser fundamental para a história da evangelização dos Camarões.

Em 2005 foi celebrado o centenário de ordenação episcopal do Primeiro Bispo. O atual Arcebispo de Yaoundé já informou os participantes do inicio dos trabalhos preparatórios para o processo de Beatificação do Bispo Heinrich Vieter. 

2. Encontro  dos responsáveis pela formação Palotina na UAC.

O primeiro encontro dos responsáveis  encarregados de assegurar a formação Palotina inicial dos membros da UAC foi realizado no Centro “O Cenáculo”, em Roma, Via G. Ferrari 1, do dia 15-22 de Julho deste ano. Um grupo de 11 responsáveis participaram do encontro representando os  Conselhos de Coordenação Nacional da  Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Irlanda, Itália, Polônia, Ruanda, Congo, E.U.A. e Uruguai; os responsáveis de Belize, Alemanha e Suíça foram impossibilitados de estarem presentes. Participaram também o Assistente Eclesiástico, o Pe. Fritz Kretz SAC, o presidente da UAC, Pe. Derry Murphy SAC, Irmã Ignes Burin CSAC, Vigária Geral da Congregação das Irmãs do Apostolado Católico, a irmã Stella Holisz, SAC, Conselheira Geral da Congregação das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico, P. Hubert Socha SAC, assessor jurídico do Conselho de Coordenação Geral, bem como os membros do Secretariado Geral da UAC. 

O encontro foi convocado com o objetivo de esclarecer a natureza do serviço que prestarão os responsáveis pela Fomação na UAC, verificar os programas de formação em vigor no território de cada Conselho de Coordenação Nacional e poder ulteriormente programar um plano para novos desenvolvimentos no campo da formação.

3. ISEP em Santa Maria, Brasil

O VI° encontro ISEP de estudos e convivência palotina foi realizada no Colégio Máximo Palotino desde o dia 05 de Julho. O ISEP, “Instituto Sul Americano de Estudos Palotinos” se desenvolve a cada ano desde 1992, durante o mês de Julho.

Este ano participaram 23 pessoas de diferentes partes da "América Latina; o encontro faz  parte integrante da formação da União e é animado e guiado por uma equipe formada por Irmãs, Leigos e Sacerdotes onde Pe. Ângelo Londero é o coordenador.

4. Da Austrália chegou a notícia de que no dia 20 de Julho foi realizada a quarta “'Walter Silvester Memorial Lecture”, na Universidade Católica da Austrália, em Melbourne. Este ano, o trabalho foi conduzido pela professora Dona Orsuto, diretora de 'Lay Centre, Foyer Unitas", em Roma, ela é  uma professora do Instituto de Espiritualidade da Universidade Gregoriana e  grande conhecedora de São Vicente Pallotti.

Além disso, também na Austrália e nos mesmos  dias, os membros da UAC celebraram o sexagésimo aniversário de ordenação dos Padres Kevin McKelson e John Lümann.

5. XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico será realizada em Ariccia (Roma), a partir de 20 Setembro à 15 de Outubro deste ano.

O tema da Assembléia é “reavivar a fé e reacender  a caridade’: Apóstolos de Jesus num mundo em mudança”. Rezemos para que o Espírito Santo prepare os corações e as mentes dos participantes deste evento tão importante na vida da Sociedade.

Não haverá redação do  Noticiário durante o mês de Agosto - retornaremos no mês de Setembro.

Desejamos boas férias para todos aqueles que no mês de Agosto terão o seu mês de lazer e de renovação.

SEGRETARIATO UAC

Nenhum comentário: