quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BELÉM - Fevereiro de 2011, nº 58

JANEIRO NA ITÁLIA
Um mês profundamente Palotino

Diferentemente de todos os anos, o início de 2011, passa pela minha história como algo realmente novo, principalmente e, sobretudo, pela experiência marcante de iniciá-lo em terra estrangeira, próximo a tantos coirmãos e coirmãs palotinos das mais diversas culturas, raças, línguas e nações.

É uma ocasião toda particular para visitar e apreciar os mais diversos presépios que representam e expressam a fé e a sensibilidade do povo italiano. De tantos presépios que pude visitar, um deles se destaca, de maneira especial, pela sua dimensão e grandiosidade e, especialmente, por ser algo idealizado por São Vicente Pallotti; trata-se do grande Presépio da Praça de São Pedro que, em 1842, começou a fazer parte do Oitavaria da Epifania, na Basílica de Sant’Andrea della Vale, em Roma.
Neste contexto de alegria e ano novo, a família Palotina também se destaca com uma programação específica, enfatizando momentos fundamentais da vida Palotina através da celebração do Oitavário da Epifania, semana de oração pela unidade dos cristãos, tríduo em honra a São Vicente Pallotti e solenidade de nosso Santo Fundador.

Algumas comunidades palotinas, no território italiano (Avella, Rocca Priora e Riposto na Sicilia), organizam com muito esmero e amor o Oitavário da Epifania. Nós, membros do curso anual de formadores palotinos, recebemos o convite da Ir. Stella Marotta para participarmos do Oitavário da Epifania, uma experiência que se repete há doze anos. Partimos de Roma no dia 8 pela manhã, em direção a Avella (Nápoles), e aproveitamos para conhecer a Abadia de Montecassino, fundada por São Bento. Foi gratificante concelebrar a Santa Missa na Capela de Santa Escolática juntamente com meus confrades e coirmãs palotinos.
A comunidade de Avella é uma comunidade viva e presente na vida paroquial. Posso afirmar que se trata de uma verdadeira atuação apostólica de nossas irmãs que, juntamente com alguns sacerdotes e leigos engajados na comunidade, fazem acontecer o que foi iniciado por São Vicenti em Roma em 1836. A acolhida das irmãs palotinas desta comunidade é reflexo verdadeiro e referencial de uma comunidade que vive o ideal deixado por nosso fundador. Durante o Oitavário, o ideal Palotino é vivenciado de maneira toda especial, sacerdotes, consagrados e leigos desenvolvem o apostolado Católico em harmonia e em espírito de partilha e cooperação fraterna, unindo as forças para reavivarem a fé e reacenderem a caridade.

Entre as experiências vividas neste mês, as que se destacam são as celebrações do tríduo em honra a São Vicente Pallotti. É uma grande ocasião para reavivar em todos nós, seguidores de São Vicente, os aspectos fundamentais de nosso carisma. Como em todos os anos, estas celebrações são preparadas pelo Secretariado Geral da União. Foram dias de profundíssima reflexão com a presença de grande número de membros da União do Apostolado Católico. Em torno do altar de nosso Santo Fundador, agradecemos a Deus por nos ter concedido Vicente Pallotti como nosso Mestre na vida espiritual e modelo na atividade apostólica.

Um gesto de grande significância ocorreu no dia 20 no qual a celebração foi presidida pelo diretor espiritual do Colégio Urbano de Propaganda Fide, juntamente com outro sacerdote e alguns seminaristas vietnamitas. Faz parte de uma tradição de alguns anos, a presença de representantes do Colégio de Propaganda Fide nas celebrações palotinas de janeiro e, a cada ano, um dos alunos é convidado a responder à carta que São Vicente escreveu e enviou aos alunos em um período de crise e perseguição (1849). Em nome de todos os seminaristas do Colégio, um dos alunos escreveu e fez a leitura da resposta em frente ao corpo de São Vicente Pallotti, recordando sua santidade e sua fundação, manifestando gratidão a São Vicente pela atenção dedicada aos alunos deste Colégio.
Outro aspecto relevante que merece ser mencionado é o crescimento dos leigos empenhados na União do Apostolado Católico na Itália. Neste mês, durante duas celebrações, uma no dia 9 na Paróquia Nossa Senhora das Neves em Rocca Priora, e outra no dia 23 na Paróquia São Vicente Pallotti em Pietralata, trinta e três leigos realizaram o ato de empenho apostólico. São testemunhos autênticos de que o ideal de São Vicente Pallotti continua vivo e presente na Igreja italiana.

Continuamente, agradeço ao Deus Uno e Trino por este grande privilégio de estar em Roma, participar desses momentos de renovação espiritual, juntamente com a família palotina, aprofundando meus conhecimentos sobre nosso Santo fundador.


Pe. Elmar Neri Rubira, SAC
Roma – Via Giuseppe Ferrari

Nenhum comentário: