quarta-feira, 23 de março de 2011

Belém Fevereiro de 2011, nº 59

SECRETARIADO GERAL PARA A FORMAÇAO E SUA NOVA GESTÃO
 
  1. O Conselho Geral, na sessão ordinária do dia 28 de janeiro de 2011, nomeou oito coirmãos como membros o Secretariado Geral para a Formação, por mais três anos (2011 a 22/01/2014), são eles: Pe. François Harelimana (SF) - Secretário Geral, Pe. Anthony Dhas Prakasam (BA), Pe. Jeremiah Murphy (IR), Pe. Mariusz Małkiewicz (WA), Pe. Romuald Uzabumwana (SF), Ir. Stephen Buckley (IR), Pe. Thomas Lemp (FB), Pe. Valdeci Antonio de Almeida (SP).   
  2. O Secretariado Geral para a Formação foi criado na XVIII Assembleia Geral da nossa Sociedade, com os seguintes objetivos:
a) facilitar e coordenar os esforços da Sociedade, no campo formativo;
b) promover o estudo da espiritualidade e do carisma palotino;
c) promover dentro da SAC e da UAC o espírito de colaboração;
d) organizar programas de formação em seus diversos níveis;
e) a primeira missão confiada ao Secretariado foi a elaboração da Ratio Institutionis da SAC, após a Exortação Apostólica pós Sinodal Vita Consacrata, n. 68. O primeiro grupo foi constituído pelo Conselho Geral, no dia 31 de março de 1999. O atual Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, foi o primeiro Secretário Geral. Entre os objetivos atingidos, temos a publicação da Ratio Institutionis.
3. A cada ano, o Secretariado Geral para a Formação promove um encontro para refletir sobre temas ligados à formação. Este ano, o encontro estava marcado para ser em Kibeho, em Ruanda, mas por vários motivos foi transferido para Roma, dias 14 a 18 de fevereiro de 2011.
 Programação:
a) Revisão da Ratio e discussão sobre a maneira de inserir um novo capítulo referente aos irmãos da SAC, conforme a decisão da XX Assembléia Geral.
b) Elaboração de fichas de avaliação para serem utilizadas pelos formadores em todas as fases da formação.
c) Estudar e propor ao Conselho Geral as possíveis respostas a todas as decisões da XX Assembléia Geral que se referem, de algum modo, à formação.
d) propor atividades formativas em preparação aos cinquenta anos de canonização de nosso Fundador, São Vicente Pallotti.
e) Plano de formação de verão, em Roma.
f) Boletim Belém, de responsabilidade do Secretariado de Formação, que tem a função de apresentar as atividades da nossa Sociedade, uma vez por mês. Foi discutido sobre os assuntos a serem abordados ao longo do corrente ano.
4- Curso de formação anual, Via Ferrari:
Primeiramente Pe. Stanislao Stawicki SAC
falou sobre o curso em andamento e em seguida houve troca de informação a respeito dos diversos cursos e atividades formativas programadas para o ano de 2011.
a) Encontro dos promotores vocacionais para a Europa, Estados Unidos e Austrália, dias 4 a 6 de abril de 2011;
b) Curso para os jubilandos (25 e 50 anos de consagração palotina), dias 16 a 23 de julho de 2011. O Centro pode acolher apenas vinte pessoas. Os Superiores Maiores devem decidir os critérios para a escolha das pessoas que participarão deste curso;
c) O curso para os responsáveis pela formação permanente, dias 04 a 10 de setembro de 2011.
5- O próximo encontro do Secretariado será em Ruanda, em fevereiro de 2012, com os seguintes objetivos: primeiramente será um encontro regular do Secretariado e, em seguida, formação dos formadores palotinos no Continente Africano.
Desejamos a todos os coirmãos uma boa quaresma e um profícuo caminho de conversão rumo a Páscoa.
 Pe. François Harelimana, SAC
Secretário Geral para a Formação

Nenhum comentário: