sábado, 19 de março de 2011

Via-Sacra pelas ruas

Cada ano durante o tempo de Quaresma, depois da Missa, as ruas da paróquia Nossa Senhora de Glória em Manaus ficam cheias de pessoas que participam da via-sacra.
Cruz, cartazes com imagens das estações da via-sacra, muita gente e entre eles Pe. Stanislav Krajewski SAC, todos percorrem as ruas e rezam meditando a paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo. O Papa Bento XVI lembrou que “os textos, as meditações e as orações da Via Sacra nos ajudaram a contemplar este mistério da Paixão a fim de aprender a imensa lição de amor que Deus nos deu na Cruz, para que nasça em nós um renovado desejo de converter o nosso coração, vivendo a cada dia no amor, a única força capaz de mudar o mundo”. 


As  pessoas param normalmente na frente das casas onde moram os doentes, que não podem participar ativamente da vida da comunidade. Pe. Stanislav entra nestas casas, abraça os doentes, abençoa os moradores. Na frente das muitas casas as pessoas preparam um pequeno altar com a cruz pedindo a oração na intenção da sua família. Neste ano durante a via sacra conforme a proposta da Campanha da Fraternidade, todos estão olhando para a natureza e percebem como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

Parte da paróquia Nossa Senhora da Glória é de igarapé, onde todos moram em simples casas de madeira colocadas sobre palhas. A Via Sacra passando pelo igarapé ajuda todos a entender que Jesus chegou na terra para dar vida a cada um e para que todos tenham vida em abundância. 
Pe. Artur 

Nenhum comentário: