segunda-feira, 21 de março de 2011

RETIRO DE CARNAVAL COM OS JOVENS

Nos dias 04 a 08 de março, acompanhei o Ministério Jovem da Paróquia Santo Ângelo em Novo Airão no seu III Emanuel – Retiro de Carnaval que realizam todo ano, já faz três anos.
Desde o ano passado, os jovens vinham se preparando, com muito entusiasmo, para este retiro, pois para eles este é um dos momentos mais significativos e fortes de sua espiritualidade. Meses antes, fizeram muitas viagens à comunidade ribeirinha do Aracari, onde realizam o retiro. Essas viagens foram para preparar o ambiente com um mínimo de estrutura para acolher a juventude.

E, o mais interessante é que a preparação foi em todos os níveis. Além da preparação do ambiente físico, os jovens realizaram toda uma programação de espiritual, incluindo: reuniões; encontros; distribuição de tarefas; envio de mensagens aos participantes, através do celular; momentos de Adoração ao Santíssimo e novena preparatória ao retiro. Alguns passaram de casa em casa, visitando os que foram se inscrevendo para o retiro.
Na sexta-feira, dia 04, enfim chegou o dia tão importante de deixar a casa, os amigos, as brincadeiras do carnaval e retirar-se em um local tranquilo, simples, onde nem por celular podiam comunicar-se com outras pessoas fora dos participantes do retiro. A saída, marcada para as 9:00h, só aconteceu às 14:00h, mesmo assim, ninguém perdeu o ânimo nem o entusiasmo.
Acompanhando a juventude, fomos alguns adultos: umas senhoras e um senhor para apoiarem no preparo dos alimentos e eu, para realizar uma das palestras; ficar no serviço de aconselhamento àqueles/as que necessitassem e apoiar nos momentos de Adoração ao Santíssimo, por eles programados. Mais de quarenta jovens estiveram participando do retiro, com muita sede de Deus, com bastante entusiasmo e animação! 

Um grupo de jovens veio de Manaus, também para participar e apoiar e quatro senhoras do Grupo de Oração de Manaus também vieram exclusivamente para ficar em oração, intercedendo pelo bom êxito do retiro e por aqueles/as jovens que estavam participando.
No domingo, Pe. Artur Karbowy SAC, nosso Pároco, esteve presente para celebrar a Santa Missa, apoiando os jovens, como sempre tem feito.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que tudo foi preparado pelos próprios jovens, do jeito deles, com o esforço e o entusiasmo deles. A coordenação do Movimento não mediu esforços para que tudo saísse da melhor forma possível.

Para mim, participar deste retiro foi uma experiência muito forte de encontro com a juventude, de escuta, de presença, de aconselhamento e acompanhamento. Foi edificante testemunhar a sede de Deus daqueles jovens com histórias de vida tão sofridas e marcadas por experiências de abandono, rejeição, preconceitos, abusos e alguns deles até marcados pelos vícios (alcoolismo, drogas...). Alguns testemunhos de vida e de encontro com Jesus chegaram a arrancar lágrimas dos participantes e confesso que até eu chorei. Sentimentos de compaixão pelas dores dos jovens e de alegria pela procura de Deus, por parte deles, tomaram conta de nossos corações.

Contemplar aqueles/as jovens, suas reflexões, seus questionamentos, suas dúvidas, sua fé e esperança; ajudaram-me a compreender melhor o que se passa no coração deles.
Esta foi para mim uma grande oportunidade de reafirmar, diante de Deus e da juventude, meu compromisso de testemunhar Jesus Libertador para esses jovens sofridos, vitimados pela violência e pelo descaso de uma sociedade que pouco acredita na juventude. Senti mais forte o desejo de caminhar com eles/as, de partilhar com eles/as o melhor de mim mesma; tudo o que já vivi e aprendi, para que eles possam crescer na fé, na esperança e experimentar novas relações de amor.
Precisamos acreditar mais nos jovens e dar-lhe mais apoio e incentivo. Eles são o nosso presente e o nosso futuro!
Ir. Sandra Ede

Um comentário:

Marlon Roza disse...

Que linda matéria.. parabéns!!! aos jovens de Novo Airão..

Que saudades de todos, do Pe. Artur.. em breve voltarei ai...

Abraços e fiquem com Deus!!

Marlon