quarta-feira, 2 de março de 2011

Noticiário UAC Fevereiro 2011

Caros irmãos e irmãs da União,

Neste boletim, com alegria vos apresentamos algumas informações sobre a causa de beatificação de Jan SZAMBELAŃCZYK SAC. O texto foi escrito pelo Pe. Jan Korycki SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico. Apresentamos também algumas outras notícias provenientes de toda a UAC.
1. CAUSAS DE BEATIFICAÇÃO DE MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Jan SZAMBELAŃCZYK SAC foi um sacerdote membro da Província Polonesa que nasceu no dia 23 de janeiro de 1907, em Radowice (Polônia) e faleceu no dia 2 de julho de 1941, no campo de concentração de Auschwitz. Em Varsóvia, no dia 17 de setembro de 2003, a sua Causa de Beatificação iniciou-se oficialmente, junto à causa de outros mártires. Quem atua hoje como postulador a nível diocesano é o Pe. Henryk Kietliński SAC.
Depois de terminar o Seminário Menor na Polônia (Collegium Marianum de Wadowice), Jan entrou para os palotinos no ano de 1924. Estudou a filosofia no Seminário Maior dos Palotinos, na Polônia, e a teologia, na Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de julho de 1930, também em Roma. Depois do doutorado, em 1931, retornou à Polônia e se tornou professor: por dois ensinou filosofia em Wadowice e, depois, teologia dogmática, no Seminário Maior dos Palotinos de Ołtarzew. Como professor era exigente, mas ao mesmo tempo muito estimado pelos estudantes, pois era sinceramente aberto verso todos, e com prazer, lhes explicava o que fosse necessário, pois era sempre bem preparado para as aulas.
Em 23 de maio de 1941, como outros tantos sacerdotes daquele tempo, foi levado pelos Nazistas para a prisão de Pawiak - Varsóvia. Sucessivamente, com o mesmo meio de transporte de São Maximiliano Maria Kolbe, foi transferido ao campo de concentração de Auschwitz. Lá, tornou-se conhecido como aquele que sabia pensar mais nos outros prisioneiros do que a si mesmo, ajudando-os de diversos modos. Tendo sido brutalmente ferido e extremado por causa dos trabalhos forçados, adoeceu de disenteria. Na segunda metade de junho do ano de 1941 foi transferido para o Bloco n. 14, onde estavam os doentes de tifo e de cólera.
Pe.  Konrad Szweda, testemunha ocular, escreveu que Pe. Szambelańczyk se distinguia pela fé forte e pela invencível esperança. Com o exemplo da própria vida e da oração, ajudava os seus companheiros de sofrimento, sempre os consolando e encorajando-os à vida. Com grande fé e forte convicção, os exortava repetindo: “Amigos, não desistir jamais!” Ele não perdeu a consciência em qualquer momento. Porém sabia que seria morto, pois experimentava ver que, a cada dia, suas forças lhe abandonava. Pe. Szweda lembra-se também de sua última conversa com o mártir. Pe. Jan percebia que a morte seria o último compromisso a qual deveria preparar-se. Sublinhava que a morte era “o momento mais alto das peregrinações humanas e que se devia preparar com esforços cotidianos. A morte é um encontro com Deus, se O servimos fielmente sobre a terra...” Na vigília de sua morte, enquanto eu o confessava, continua Pe. Szweda, com os lábios encolhidos e murmurando, repetia diversas vezes: “Oh, Meu Jesus!”. Durante aquela mesma noite, expirou. (Arquivo da Província Palotina de Cristo Rei, Varsóvia).
2. A UAC na Itália.
A União na Itália sofreu com as mortes inesperadas de Pe. Antonino Celona, no dia 6 de fevereiro, e depois, de Pe. Mario Proietti, no dia 12 de fevereiro.  Pe. Antonino Celona, quando era Conselheiro Geral da SAC, foi nomeado para fazer parte da primeira comissão para a formulação do Estatuto Geral da UAC, em 1988.  Foi ele também quem coordenou os trabalhos que finalizaram com a primeira versão do mesmo Estatuto, em 1989. Pe. Mario Proietti foi administrador do Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti, em Grottaferrata, Roma, desde 2002 até o dia de sua morte. Era, portanto, uma figura muito conhecida por todos que freqüentavam o Centro. Além desta responsabilidade, desde 1986, era Presidente do Conselho de Administração da Pia Casa di Caridade de Roma, fundada por São Vicente Pallotti em 1838: ainda hoje a Pia Casa hospeda cerca de vinte meninas e moças, sob a direção das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas Romanas. Naquela comunhão de oração, agradecemos a Deus pela vida de ambos e pelos seus trabalhos à família palotina: confiamos tudo ao amor eterno do Pai.
3. UAC na Coréia do Sul. O Secretariado Geral da UAC recebeu com grande alegria, por meio do Pe. Provincial Casimiro Czulak que visitava a Itália, uma cópia do Estatuto Geral da UAC traduzido em língua coreana e impresso naquele país. Os Palotinos trabalham na Coréia desde 1990. Outra novidade de apostolado que eles desenvolvem por lá é a impressão mensal, como um dépliant, do “Apóstolos Hoje”. Atualmente imprimem cinco mil (5000) cópias para distribuí-las às pessoas associadas ao apostolado palotino. Este é, realmente, um modo muito interessante de divulgação da espiritualidade palotina. 
4. Conselho de Coordenação Nacional no Brasil. Os membros do Conselho de Coordenação Nacional da UAC no Brasil se reuniram em Porto Alegre durante os dias 28 e 30 de janeiro de 2011 para a Assembléia Nacional.
Durante a mesma, o CdCN foi renovado, e o resultado è o seguinte: Presidente Senhor Dario Ivatiuk Junior (membro atual do Conselho de Coordenação Geral); Vice-Presidente Irmã Ines Casarin, CSAC; Ecônomo Senhor Joaquim Accioly e como Secretária, a Senhora Leni Bressan. Desejamos ao Novo Conselho de Coordenação Nacional a benção do Senhor em tudo aquilo que planejam para animar e promover a União no Brasil. 
5. Roma. O aniversário da morte da Venerável Elisabetta Sanna é dia 17 de fevereiro. Porém neste ano, em Roma foi comemorado dois dias depois, dia 19 de fevereiro de 2011, com a Celebração Eucarística presidida pelo  Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico. Ao término da celebração, Sr. Gianfranco Casu, Presidente da Comissão Sarda para a Beatificação, testemunhou a própria devoção à Serva de Deus e informou a todos que é em preparação um novo livro. O Postulador D. Jan Korycki partilhou aos presentes as notícias sobre o processo diocesano que acontece no Brasil, sobre uma cura alcançada por intercessão da Venerável. A oração para implorar a graça da beatificação da Venerável foi animada por um novo coro masculino, sardo, chamado Su Cuncordu Codronzanesu, dirigido pelo Sr. Luigino Cossu. Depois da Santa Missa, pela bela apresentação, o coro recebeu tantos aplausos. (Vídeo e foto podem ser vistas no sito:  www.sac.info)
6. Ir. Salete Cargnin CSAC, membro do Secretariado Geral da UAC, celebrou seus primeiros 25 anos de vida consagrada, domingo, dia 9 de fevereiro, durante sua visita à comunidade de suas coirmãs em Moçambique. Desejamos a ela tanta alegria e a benção do Senhor Jesus, origem e fim de sua chamada palotina.
Ir. Maria Landsberger SAC, outro membro do Secretariado Geral da UAC, visitou as comunidades em Codó, Maranhão, no nordeste do Brasil. De lá, escreveu: “Ir. Margdalene Klein, vice-provincial da Província alemã, acompanhada por mim, visitou as 4 comunidades das Irmãs Missionárias. Lá tivemos uma grande e agradável surpresa, pois os membros da UAC nos receberam com grande festa.   É uma comunidade UAC jovem, composta de famílias com crianças pequenas, catequistas, pessoas ativas nas diversas atividades pastorais, cada um trazendo algo para um ágape abundante.   Durante a partilha, nos contaram sobre a Novena feita antes da festa de São Vicente, do Oitavário da Epifania, iniciado ha dois anos e que abraça tantas pessoas.  Também, em Codó existem duas paróquias palotinas, onde os sacerdotes, as irmãs e cerca de 90 membros leigos a UAC trabalham juntos como uma verdadeira família palotina”.

Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: