domingo, 20 de março de 2011

Noticiário UAC - Março de 2011

Queridos irmãos e irmãs da União
Queremos mais uma vez com alegria apresentar neste noticiário algumas informações sobre a causa de beatificação de Alfredo KELLY SAC, elaboradas pelo Pe. Jan Korycki SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico e também outras notícias do UAC.
CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Alfredo José KELLY SAC, membro da Província da Irlanda, nasceu em Suipacha na Argentina no dia 5 de Março de 1933, foi ordenado sacerdote no dia 15 de Junho de 1957. Ele pertencia ao grupo dos cinco Palotinos mortos no dia 04 de Julho de 1976, na casa Palotina de Buenos Aires: três padres, um estudante do Seminário Maior e um postulante. O processo de beatificação dos mesmos ainda não foi aberto juridicamente, mas está em fase de preparação.
Alfredo, muitas vezes chamado de Alfie, filho de Juan Kelly e Elisa Casey, era o menor dos quatro irmãos e das duas irmãs. Alfie como adolescente começou  sua educação no ensino médio com os Palotinos em Mercedes e continuou sua formação em Rawson. Fez o Noviciado em Santo Antônio de Areco, onde no dia 04 de Março de 1954 fez sua primeira consagração palotina. Estudou filosofia no Colégio Máximo de São Miguel dos Jesuítas, na Província de Buenos Aires, e teologia na Universidade Gregoriana em Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de Junho de 1957 na Igreja de São  Patrício em Mercedes.
Nos primeiros anos como sacerdote colaborou no serviço da pastoral paroquial; depois de 1960 a 1965 foi diretor vocacional e de 1966-1973, reitor e pároco de Santo Antônio de Areco. Enfim, foi pároco e diretor dos estudantes palotinos em Buenos Aires até a sua morte. Ao realizar tudo  isso, como escreveu o estimado Pe. Kevin O'Neill SAC, "especializou-se na direção espiritual, retiros, na catequese e no apostolado da juventude que foi o seu principal trabalho. O termo “sólido” seria a palavra mais apropriada para definir seu caráter. Esta qualidade fazia com que ele fosse sério  e íntegro em todas as suas responsabilidades e suas relações com os outros. Um incansável trabalhador, enfrentou até o fim todas as dificuldades com serenidade  própria que vem de uma profunda vida de oração e união com Deus.” Ele também foi Diretor do Seminário Arquidiocesano de Catequese Juan XXIII, uma tarefa particularmente delicada para aqueles tempos.
Vale a pena citar ainda outras palavras do Pe. Kevin, que conhecia bem Alfie e que desenhando sua fisionomia destacou a profundidade da sua espiritualidade, especialmente no último período de sua vida. Pe. Kevin escreveu: "Nas últimas semanas de sua vida, Alfie era um homem transformado que falava e agia como se ele tivesse um pressentimento ou um aviso do que iria acontecer e, a cada momento, mostrou uma completa aceitação da vontade de Deus / ... /. Alfie levou uma vida santa e morreu como  testemunho da verdade da evangélica”. Também o Pe. Rodolfo Capalozza fez referimento a algum pressentimento de Pe. Alfredo, dizendo que "Nesta última sexta-feira ficou muitas horas no Oratório."
Outras testemunhas afirmaram que Pe. Alfredo foi muito aberto às necessidades do próximo, sendo cordial     com os jovens e com os idosos; encorajou fortemente os leigos a tomarem  iniciativas para fazer o bem. Ele, no acompanhamento espiritual pessoal salientou repetidamente a necessidade de buscar a Vontade de Deus e  juntamente com seu grupo de jovens ajudava os  outros grupos a organizarem retiros.
É interessante notar que o mesmo Pe. Alfredo, três dias antes da sua morte escreveu em seu diário: "Eu tive uma das experiências mais profundas de Deus na oração. Na parte da manhã, percebi a gravidade da calúnia  que estava circulando em volta de mim. Durante todo o dia eu senti o perigo em que se encontrava a minha vida. À noite eu rezei intensamente (...) Chorei muito (...). Percebi, em meio às lágrimas, de ser muito apegado à vida, que a minha vida e a minha morte são a oferta livre e que têm por desígnio de amor de Deus muito valor. Vivo ou morto ofereço a minha vida ao Senhor, mas na medida do possível devo lutar para conservá-la; eu vou ser chamado pelo Pai na hora e do modo como Ele quer e não quando eu ou outros querem. Agora (...) me sinto feliz de uma maneira indescritível (...). Eu não pertenço a mim mesmo, porque agora eu descobri a quem sou obrigado a pertencer. Obrigado Senhor." Bibliografia: 25 años de la Massacre de San Patricio. Dirección General de Derechos Humanos; Alfred Kelly, in: Acta S.A.C., Vol VIII,  517-519

2. O primeiro Congresso Nacional da UAC na Argentina será realizado de 1 a 3 de Abril de 2011 em Buenos Aires, na Casa de Retiros São José, Adrogue. O lema do Congresso é: "Um tempo novo para reavivar a fé e reacender a caridade". No Congresso participarão cerca de 150 pessoas, incluindo membros do país vizinho - Uruguai. O logotipo do Congresso  comunica com muita clareza o objetivo deste evento. Vamos nos unir em oração para o bom êxito deste tempo de renovação.
3. Alemanha: o Conselho de Coordenação Nacional da Alemanha comunica que relançaram o web site da União. O Web site oferece informações biográficas sobre São Vicente Pallotti, apresenta a UAC como realização  do carisma confiado a São Vicente na Igreja de hoje e apresenta a sua realidade e sua vida hodierna. Há também uma galeria de fotos e informações atualizadas sobre os diversos programas e cursos que se realizam. Nos últimos anos, algumas pessoas pediram informações sobre a União após tê-la descoberta na internet, ou ouvindo amigos falar sobre isso, voltaram-se ao web site antes de entrar em contato com os membros da UAC. O endereço do web site é: www.pallotti.de
4. Roma: Irmã Stella Marotta CSAC, Promotora da formação UAC na Itália, escreveu que Domingo, 27 de Fevereiro de 2011 os responsáveis e os formadores dos 9 CdCL encontraram-se em Grottaferrata pela terceira vez e neste, junto com o grupo dos dezessete formadores Palotinos, sacerdotes e Irmãs que estão  freqüentando o Curso em Roma, na Via Ferrari. O encontro foi a pedido da Equipe responsável pela Formação  UAC na Itália. Desde a chegada foi percebida fraternidade e um “respiro” de  União pela presença dos irmãos e irmãs provenientes dos 9 CdCL na Itália com os formadores palotinos que vieram da Europa, Brasil, Índia,  África ... Depois da saudação do Presidente da UAC,  Pe. Derry Murphy e do Presidente da CdCN Pe. Gaetano Ianni estimulou o entusiasmo e a vontade de "aprofundar e encarnar o Carisma no hoje”.  Após a recepção, a oração inicial e a apresentação, houve uma projeção sobre o tema "O PERFIL ESPIRITUAL DO PALOTINO", seguido de trabalhos em grupo - concluindo-se  com a Celebração Eucarística. O dia terminou com a partilha dos trabalhos em grupo e um breve e intenso momento de oração e, em seguida, todos retornaram levando uma riqueza de emoções e renovada esperança.
5. UAC na Ruanda e no Congo: As Irmãs Missionárias do Apostolado Católico em Ruanda-Congo são 30, com 15 candidatas em formação; a Delegatura foi transformado em Região no dia 12 de Fevereiro e a primeira superiora regional é Ir. Bellancila Mukandahiro; a nova Região leva o nome de "Notre Dame de Kibeho”. Irmã Bernadetta Turecka, Provincial da Província Mãe da Polônia escreveu: " O CdCL leva a sério o seu caminho de formação, tive o privilégio de encontrar  um grupo de 14 pessoas do CdCL em Kabuga-Masaka que estão se preparando para a emissão do Ato de Empenho Apostólico. Ir. Cecile Bimenyimana SAC  e o  Pe. Gilbert Kazingufu SAC, colaboram na formação deste grupo de homens e mulheres, professores, empregados, casados, viúvas e solteiras. A senhora Marc Hategehimana na apresentação do grupo disse:  " Perseveramos na formação porque tiramos muito proveito do conhecimento da vida de São Vicente, da sua espiritualidade que enriqueceu  a nossa vida espiritual, da vida e da santidade da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e da história da UAC. Vimos que São Vicente percebeu a importância dos leigos para fortalecer a Igreja. Nós também  tomamos  a decisão de empenhar as nossas forças para despertar e reacender a caridade entre os fiéis. Faremos todo o possível para garantir que o apostolado seja propagado no nosso país e em todo o mundo”. Os participantes estavam muito interessados em saber como os fiéis leigos de outros países desenvolvem em  concreto o seu apostolado. Como um sinal de comunhão receberam um grande quadro com a imagem da Rainha dos Apóstolos, em torno do qual, no espírito do Cenáculo se realizou o encontro.”

Nenhum comentário: