terça-feira, 1 de março de 2011

Apóstolos Hoje - Março de 2011

São Vicente Pallotti  - “Deus Amor Infinito”
XVIII MEDITAÇÃO
 “Da obrigação que temos de aperfeiçoar-nos meritoriamente, nós mesmos, enquanto vivas imagens de Deus, pureza per essência.”
Invocação ao Santo Espírito( rezado ou cantado)
1 Reveste-me, Senhor, co’a tua graça, eu quero meu irmão servir melhor!
Que teu espírito em mim se faça, que eu possa caminhar no teu amor!
Reveste-me, Senhor, reveste-me, Senhor, reveste-me Senhor, com teu amor.
2 – Que eu busque em minha vida a santidade, no exemplo de Jesus a inspiração. Na fé e na esperança e caridade,fazendo acontecer libertação.
Rezemos juntos “Deus meu, Jesus meu, entendo ter-te amado e amar-te, por toda a eternidade, a todo instante, com todo o amor  que existiu, que existe e que existirá, com todo o  amor que  pudesse e devesse existir, no tempo e na eternidade, e com todo teu infinito amor. Amém.”
REFLEXÃO  
Caros irmãos e irmãs, na seqüência das meditações, vamos hoje meditar e contemplar a grandeza de nosso Deus onde São Vicente Pallotti ficava  em êxtase diante da pureza por essência da Trindade Santa e nos convida a sermos também nós esta IMAGEM VIVA com que Deus nos criou.
Na realidade, em seus escritos, o Pe. Vicente Pallotti, faz com freqüência reflexões sobre a pureza como uma virtude da vida cristã e que faz parte daquilo que somos chamados a viver. Como exemplo, em seus escritos em “Mês de Maio” reflete sobre a Bem aventurança - “Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8), e exorta a todos, fiéis, leigos, religiosos/consagrados e sacerdotes a viverem esta Bem aventurança, em plena conformidade com a pureza  e modéstia com  que Jesus viveu a sua vida e que o caracterizou em todo o seu ministério público. No escrito “Mês de Maio” para os eclesiásticos, exorta seus irmãos no Sacerdócio falando assim: “Ama portanto a santa pureza”.
Puros sejam os teus pensamentos, pureza nas tuas palavras, pureza nas ações, pureza nos afetos do coração, pureza na forma de alimentar-te,  na bebida, pureza no repouso. Em tudo, pureza, pureza, pureza!
Recordemos sempre que Deus, com sua imensidade, preenche todas  as coisas e de conseqüência, digo assim para fazer-me compreender: tu te encontrarás sempre todo imerso em Deus, imerso portanto, na pureza por essência” (OOCC XIII, 431).
Puros sejam os teus pensamentos, pureza nas tuas palavras, pureza nas ações, pureza nos afetos do coração, pureza na forma de alimentar-te,  na bebida, pureza no repouso. Em tudo, pureza, pureza, pureza!
Na realidade, a pureza è uma virtude que tem uma dimensão que vai além da virtude estritamente correlativa aos dois mandamentos - 6° e 9° que a nomeiam explicitamente. A pureza, no seu sentido mais amplo, se opõe ao engano, à mentira, à falsidade nos relacionamentos diários, atitudes essas nas quais, grande parte da nossa sociedade, infelizmente parece ter  “mergulhado” e que somos convidados a fazermos frente a essa realidade com um coração e uma vida de transparência como é transparente uma criança. A pureza, no seu sentido amplo é a virtude da transparência no viver e no agir!
Acompanhemos atentamente  a reflexão nela meditação XVIII:
A - À luz da santa fé, estou lembrado de que, ao ter-me Deus em sua infinita misericórdia e em seu infinito amor, criado à sua imagem e semelhança, a minha alma é uma viva imagem da pureza por essência, pois Deus é pureza por essência, pureza sem fim, pureza incompreensível, por força da própria criação, com o auxílio da graça, sou obrigado a valer-me do livre árbitro para aperfeiçoar a mim mesmo, Viva Imagem da pureza por essência.
B - Devo, por isso, aspirar, em tudo e sempre, à pureza por essência e preciso usar de todos os meios para viver em possível pureza total da alma e do corpo.
C - Para tal, disponho da arma poderosíssima da santa oração, a vocal e a mental, a fim de afastar, da minha mete, todo pensamento impuro e, do meu coração, todo afeto desordenado. Para vencer todas as tentações impuras, para refrear todas as perversas e brutais paixões, preciso buscar forças na freqüência dos sacramentos.
 D - Devo tutelar cuidadosamente todos os sentimentos do corpo, fugir aos perigos, às ocasiões e à familiaridade com pessoas que possam me levar a perder ou ofuscar o preciosismo lírio da pureza da alma e do corpo.
E - Para aperfeiçoar-me sempre mais na santa pureza, devo agir e viver de modo que, com o exercício de mortificação da carne, dos vícios e da concupiscência possa  preservar-me de tal maneira que:
Todos os pensamentos sejam pureza; Os afetos do coração, pureza;
Porque na verdade, pela divina misericórdia, sou uma  viva imagem da pureza por essência. Se me comportasse diversamente, agiria em oposição à natureza da minha alma, que é viva imagem da pureza por essência.
Após termos ouvido os sábios ensinamento de nosso Fundador, vamos fazer uma pausa, em silêncio cada qual retome o texto e faça um confronto   e ouça os apelos de Deus para sua vida.
                            SILÊNCIO
Para obtermos para nós e para todos a divina misericórdia e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de vivermos como  filhos amados e criados à sua imagem e semelhança, rezemos ou cantemos o salmo 66:
- Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
  E sua face resplandeça sobre nós!
- Que na terra se conheça o seu caminho
  E a sua salvação por entre os povos.
R.    Que as nações te glorifiquem, ó Senhor,
       Que todas as nações te glorifiquem!
- Exulte de alegria a terra inteira,
  Pois  julgas o universo com justiça, R.
- Os povos governas com retidão,
  E guias, em toda a terra, as nações, R.               
- A terra produziu A sua colheita:
  O Senhor e nosso Deus nos abençoa. R.
- Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
  E o respeitem os confins de toda terra! R.
UMA VOZ: Ah!, meu Deus, pureza por essência,pureza sem limites, pureza incompreensível!
Tenho vergonha de apresentar-me diante de vós! Sou tão mal reconhecido, tão ingrato ao vosso amor infinito e à vossa infinita misericórdia! Houvestes por bem criar-me à imagem e semelhança de vós, que sois a  mesma pureza por essência, embora soubésseis  de antemão quão monstruosa teria sido a minha ingratidão e quão oposto teria sido meu modo de agir ao que sou por minha criação.
Pela mesma vossa infinita misericórdia, ajudai-me a que eu vos implore sempre assim: Eterna, imensa e incompreensível misericórdia! É certo, certíssimo que eu sou o verdadeiro monstro de ingratidão aos vossos dons! Eu sempre agi em oposição aos projetos santíssimos do amor infinito e da infinita misericórdia com que  me tendes criado e me conservais. Dessa forma, como ficou deformada a minha alma por inumeráveis sujeiras e por uma  vida tão impura quanto distante daquela sublime pureza a que, por natureza de criação, com  a ajuda da vossa graça, podia e devia aspirar!
Todos: Será que, por isso, ides querer abandonar-me, ides querer açoitar-me, ides querer punir-me como mereço?
Ah!, meu Deus, eu sei que o certo, o infinitamente certo seria estar eu perdido para sempre! Mas vós sóis pureza por essência, infinitamente  misericordiosa! Por essa vossa infinita misericórdia, pelos méritos e intercessão de Maria santíssima e de todos os anjos e santos, confio firmemente, tenho certeza de que agora mesmo, me considereis a perfeita contrição de todos os meus pecados!
Todos - Confio que destruireis toda a minha vida impura, que me dareis a vossa pureza e a graça de me valer sempre do livre árbitro, para lançar mão de todos os meios necessários e úteis para aperfeiçoar meritoriamente, sempre mais, a minha alma, viva imagem da vossa pureza por essência.  Amém.
Refletir juntos: Quais são os meios que nos ajudam a viver a pureza por essência? ( pequenos grupos e depois partilhar no grande grupo)
OFERECIMENTO
Eterno Pai, com os corações santíssimos de Jesus e de Maria, ofereço-vos sangue preciosismo do imaculado Cordeiro, nosso divino Redentor em agradecimento, como se a mim e a todos, agora e sempre, já tivésseis concedido todas as graças que implorei. Amé

Nenhum comentário: