domingo, 10 de abril de 2011

Comissão para o Apostolado da Juventude

“Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte, procura ser para os que crêem um exemplo, pela palavra, pelo modo de proceder, pelo amor, pela fé, pela castidade. Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te descuides do carisma que está em ti, que te foi dado mediante uma profecia acompanhada da imposição das mãos dos presbíteros. Reflete bem nisto, ocupa-te destas coisas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Presta atenção sobre ti e sobre o que ensinas. Persevera nessas disposições e nessas práticas. Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem”. 1Tm 4, 12-16
Foi com este texto, lido e refletido, que a primeira reunião da Comissão para o Apostolado da Juventude iniciou-se. Sim, agora a Sociedade do Apostolado Católico, através da decisão de seu novo Conselho Geral, tem uma comissão de seis padres – jovens em idade! – que se ocuparão da juventude palotina. É uma novidade. Realmente tudo será novo a nível internacional. Ao mesmo tempo, é sinal de que a congregação reconhece a importância da juventude já hoje, como protagonista do presente e como esperança no futuro.
Tal comissão, formada pelo Pe. Daniel Rocchetti (RJ/Brasil – Presidente), Pe. Andrzej Daniewicz (WA/Polônia), Pe. Jean Bertrand Etoundi (CN/Camarões), Pe. Rashmikant Nayak (RA/Índia), Pe. Andy Givel (CH/Suiça) e Pe. Martin Manus, (Consultor Geral e Pessoa de Contato com o Conselho Geral) foi instituída no fim de janeiro e entre os dias 6 e 8 de março de 2011, se reuniu pela primeira vez em Roma. Infelizmente, nem todos estavam presentes; no entanto, todos fizeram parte das decisões, através dos novos meios de comunicação, como emails e conferência skype!
Como foi dito acima, todo o trabalho é uma novidade, o que nos permite muita liberdade de experimentação e avaliação. Nos dias de trabalho, definimos três objetivos bastante amplos: a formação humana, aquela cristã e aquela palotina. Assim, as atividades que serão programadas para o futuro (Encontros Formativos e Retiros Espirituais em Roma, Encontros Internacionais antes das Jornadas Mundiais, Peregrinações, Experiências missionárias etc.) tenderão para aquelas direções.
Enfim, poderíamos dizer que dois ‘campos de linguagem’ foram reconhecidos de excelente utilidade para o contato com a juventude e definidos, então, como prioritários: a comunicação virtual (sites e a participação em social network) e a comunicação artística (a musica, o teatro, a pintura, a web design e outras artes).
            No último dia do encontro, com muita satisfação, dois representantes da Comissão tiveram a chance de apresentar ao Conselho Geral da Sociedade o fruto dos trabalhos realizados naqueles dias e algumas propostas concretas para os próximos três anos. De sua parte o Conselho Geral pediu outras informações e esclarecimentos, dando o seu apoio aos projetos da nova Comissão para o Apostolado da Juventude.
Pe. Daniel Rocchetti SAC

Um comentário:

Wagner e Michelle disse...

Estamos muitos felizes em saber que os Palotinos formaram está comissão. Ainda mais, tendo como presidente nosso amigo Pe. Daniel, não querendo desmerecer os outros padres. Com certeza a internet é um dos meios de comunicação que afeta os jovens e por isso que estamos aqui dispostos a ajudar a evangelizar cada dia mais neste meio. Que Deus posso dar força a esta comissão e a todos que evangelizam pela internet e em todo meio. Afinal de contas, Evangelizar é Preciso!
Wagner e Michelle
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Pendotiba, Niterói, RJ, Brasil