domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA E FESTA DA MISERICÓRDIA

Desde o ano 2000 que o Domingo depois da Páscoa é, em toda a Igreja, a Festa da Divina Misericórdia. No nosso tempo, tão conturbado por tantas misérias, é vontade de Nosso Senhor frisar este, que é o maior dos atributos de Deus – a Sua Divina Misericórdia.
Neste ano, este dia reveste-se de uma pujança maior, pois está associado também à beatificação do Papa João Paulo II. Esta dá-se como dissemos, no mesmo dia da Festa que ele confirmou para toda a Igreja.  Fazendo assim, a Igreja quer associar definitivamente o novo Beato da Igreja como Papa da Divina Misericórdia. Foi ele quem confirmou com um decreto de um órgão oficial do Vaticano, a indulgência plenária que Nosso Senhor pediu para este dia: “…Concede-se a Indulgência plenária nas habituais condições (Confissão sacramental, Comunhão eucarística e orações segundo a intenção do Sumo Pontífice) ao fiel que no segundo Domingo de Páscoa, ou seja, da "Misericórdia Divina", em qualquer igreja ou oratório, com o espírito desapegado completamente da afeição a qualquer pecado, também venial, participe nas práticas de piedade em honra da Divina Misericórdia, ou pelo menos recite, na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, publicamente exposto ou guardado no Tabernáculo, o Pai-Nosso e o Credo, juntamente com uma invocação piedosa ao Senhor Jesus Misericordioso (por ex., "Ó Jesus Misericordioso, confio em Vós").
Concede-se a Indulgência parcial ao fiel que, pelo menos com o coração contrito, eleve ao Senhor Jesus Misericordioso uma das invocações piedosas legitimamente aprovadas.
“É conveniente, mas não é necessário que a Confissão sacramental, e em especial a sagrada Comunhão e a oração pelas intenções do Papa sejam feitas no mesmo dia em que se cumpre a obra indulgenciada, mas é suficiente que estes ritos sagrados e orações se cumpram dentro de alguns dias (cerca de 20), antes ou depois do acto indulgenciado”.   (Penitenciaria Apostólica, em “O Dom da Indulgência” em 29 de Janeiro de 2000). – Portanto, não é necessário (se bem que seja conveniente e recomendado) confessar-se no próprio dia da Festa da Divina Misericórdia…” Este decreto confirmou o pedido de Jesus Misericordioso: “Minha filha, fala a todo o mundo da Minha inconcebível Misericórdia. Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pobres pecadores. Neste dia estão abertas as entranhas da Minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximarem da fonte da Minha Misericórdia. A alma que for à Confissão e receber a Sagrada Comunhão obterá a remissão total das culpas e das penas. Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais se derramam as graças. Que nenhuma alma receie vir a Mim, ainda que os seus pecados sejam tão vivos como o escarlate…A Minha Misericórdia é tão grande que, por toda a eternidade, nenhuma mente – nem humana nem angélica – alcançará a sua profundidade. Tudo o que existe saiu das entranhas da Minha Misericórdia. Toda a alma que se una a mim contemplará por toda a Eternidade todo o meu Amor e Misericórdia” (Diário 699).
Assim, para marcar esta data, na diocese de Coimbra vai ser realizada uma vigília de oração no dia 30 de Abril, com início às 21.00h, que terá o seu início junto à estátua do papa nos Arcos do Jardim, na Praça João Paulo II, com uma deposição de uma coroa de flores, uma liturgia da luz, onde se dará início a uma caminhada com velas acesas na mão, rezando os mistérios luminosos do Rosário que o Papa Mariano apresentou à Igreja. Chegados à Sé Nova, dar-se-á continuidade à vigília onde se espera ter a participação de uma numerosa assembleia de jovens, pois o papa foi um grande amigo dos jovens e o fundador das Jornadas Mundiais da Juventude que tem reunido  milhões de jovens de todo o mundo.
Espera-se uma multidão de crentes que continuam a sentir um grande carinho e um enorme reconhecimento a este papa que influi enormemente na história da Europa e do mundo e tocou os corações de multidões.”
Também a nossa unidade pastoral realizará, no próximo Domingo à tarde, a Festa da Divina Misericórdia, para frisar esta data (ver avisos).
 Para as células de Evangelização:
1-      Que aspecto da vida e da Missão do Papa João Paulo II mais te tocou?
 Pe. Marcelo

Nenhum comentário: