quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palotinos na Costa do Marfim estão no meio da guerra

A Paróquia palotina em Yopougon (bairro de Abidzan) na Costa do Marfim de novo esta no centro da guerra entre as forças armadas do novo eleito  Presidente Alassane Outtary e milícias do antigo presidente Laurent Gbabgo.
Muitas pessoas estão sendo abrigados no território da paróquia palotina. “Temos algumas pessoas feridas. Entre fugitivos estão também mulheres grávidas, que em qualquer momento podem dar luz e nos não temos medico nem medicamento” explica irmão Zbigniew Kłos SAC da paróquia Jesus Cristo Salvador Misericordioso. A Paróquia esta isolada de toda cidade. Não tem água, o único meio para conseguir água é guardar da chuva. O Único meio de comunicação são os celulares, que nem sempre funcionam. As Batalhas começaram na quinta, 20 de abril, quando os soldados de FRCI (Forças Revolucionarias da Costa do Marfim) entraram no bairro em busca de armas e escondidos soldados de Gbabgo. A partir do dia 11 de abril, quando o presidente Gbagbo foi preso a FRCI começou a tomar controle em Abidzan – capital industrial do país, mas em todo tempo, em alguns bairros estavam escondidos os soldados do antigo presidente.
O bairro Yopougon é considerado como verdadeira fortaleza das milícias. Como resultado das negociações parte dos militantes de Gbagbo em troca de iniqüidade entregou-se. Muitos moradores fugiram a noite do bairro Yopougon. Alguns arriscando a vida nadaram pelo lago para entrar no bairro Treichville. O país está envolvido em um conflito armado entre partidários do presidente eleito Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional, e os do presidente que saiu, Laurent Gbagbo, que não reconhecem a vitória da eleição presidencial anterior, de novembro de 2010.

Nenhum comentário: