domingo, 17 de abril de 2011

JUVENTUDES E BÍBLIA

JUVENTUDES E BÍBLIA SE ENCONTRAM EM SEMINÁRIO E JOVENS DE NOVO AIRÃO PARTICIPAM COM ENTUSIASMO

Considerando que em toda a América Latina a Bíblia possui um forte sentido, sendo fonte de atração, sobretudo para o público jovem, pode-se afirmar que é possível aproveitar o potencial transformador da Palavra para ajudar as pessoas jovens a encontrarem alternativas ao modelo de sociedade baseado no consumo exacerbado, no individualismo e na exploração da própria juventude.
Em função do apelo profético de tantas e tantos jovens, o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) definiu, em sua última assembléia nacional realizada em 2010, que um de seus temas prioritários para o triênio 2010-2012 será a Leitura bíblica na perspectiva das Juventudes. Com a finalidade de cumprir com o compromisso assumido na Assembléia Nacional, o CEBI-Regional Amazonas/Roraima realizou em Manaus um Seminário com o tema Bíblia e Juventudes. O encontro aconteceu no dia 9 de abril e reuniu 42 jovens e adolescentes, ligados a comunidades cristãs e ao Movimento de Fé e Política. O Seminário teve como objetivos: a) compartilhar experiências de trabalho bíblico com jovens; b) aprofundar os diversos jeitos de se ler a Bíblia na perspectiva das juventudes e; c) sistematizar métodos e conteúdos de leitura bíblica nessa perspectiva.
A ressurreição da filha da Filha de Jairo (Mc 5,21-24.35-43) e a visita de Maria de Magdala ao túmulo na madrugada da Ressurreição (Jo 20,1-18) foram os textos motivadores do encontro. As políticas públicas para as juventudes foram destaque nas discussões.
A juventude de Novo Airão, com o apoio efetivo do nosso Pároco, Pe. Artur Karbowy SAC, esteve representada por Raimundo José Nogueira da Silva e Adamor Franco Paixão. Os dois jovens participaram do Seminário acompanhados por Ir. Sandra que ajudou na assessoria bíblica do encontro. Logo, estaremos agendando o repasse deste Seminário para a juventude de Novo Airão, aqui em nossa Paróquia de Santo Ângelo.
Novo Airão – Abril de 2011
Ir. Sandra Ede

Nenhum comentário: