domingo, 10 de abril de 2011

Os Palotinos estão dando abrigo na Costa do Marfim

Quase 800 pessoas ainda estão abrigadas na basílica de Nossa Senhora da Paz em Yamassoukro, capital da Costa do Marfim. Mais da metade são crianças até 15 anos.  Os refugiados começaram a chegar na basílica no dia 31 de março. Pessoas estão chegando por causa da difícil situação sócio-política e militar na Costa do Marfim. Os Moradores têm medo por causa do perigo causado pela guerra e os barulhos das metralhadoras que todo dia se escuta na cidade.
Os Palotinos têm problemas para abrigar tantas pessoas. O Prédio onde todos estão abrigados é pequeno para receber tantos refugiados. Faltam colchões, tendas, materiais escolares, panelas, medicamentos, comida, artigos para higiene, brinquedos para crianças para que elas possam se sentir mais seguras. Preocupa muito a saúde das crianças. Muitas delas têm febre, dor de barriga. Para ajudar os abrigados o reitor da basílica Pe. Stanislaw Skuza SAC entrou em contato com a secretaria de saúde em Yamassoukro que a partir do dia 5 de abril ajudam os doentes. Muitos medicamentos foram doados pela basílica.
A Maioria dos abrigados veio de vários bairros de Yamassoukro, mas tem também pessoas de Abidzan, capital econômica do país. Muitas pessoas para chegarem até a basílica caminharam muitos quilômetros.
Os palotinos abrigaram pessoas sem perguntar nada e deu para eles as salas, que se transformaram em dormitório, água, lugar para preparar comida, material de higiene. Cada dia da manha os padres levam para as crianças leite quente e pão e a noite arroz, peixe, carne e temperos. Também os próprios refugiados vendo que as pessoas abrigadas cada dia é maior, organizaram alguns centros no qual cada um esta trabalhando coma recepção dos novos abrigados, preparam lugares para dormir, banheiros, brincar com as crianças.
A Situação na Costa do Marfim esta mais estável. Alassanne Ouatara no dia 7 de abril através do canal TV pediu à União Européia e outros países para parar com o bloqueio do porto de San Pedro. Falou que vão começar a recuperar as coisas destruídas durante a guerra, principalmente os dutos de energia e água. O Antigo presidente Laureat Gbagbo esta abrigado na residência do presidente em Abidzan cercado pelas forças republicanas e soldados da França e ONU. Em todo pais estão descobertos túmulos em massa. Por enquanto é difícil falar o que foi feitos pelos militares de um ou outro presidente.

Nenhum comentário: