segunda-feira, 18 de abril de 2011

Retiro da UAC em Itaipu

Neste último sábado, dia 16 de abril, membros da União do Apostolado Católico da Paróquia de São Sebastião de Itaipu participaram de um retiro.  Membros da UAC, juntos com Pe. Casimiro Pac SAC e  Pe. Juliano Guilherme SAC passaram o dia todo refletindo sobre cooperação em espiritualidade palotina.
Para são Vicente Pallotti, a Igreja não é somente uma estrutura, um aparelho, uma instituição com seu pessoal e administração. Ela é, ao mesmo tempo, uma assembléia de irmãos, uma coletividade de fiéis, uma comunidade vivente e una. Para compreendermos essa visão da Igreja, Pallotti mostrou a teologia trinitária que tem seu fundamento nas próprias relações divinas. “A Igreja de Pallotti” é, antes de tudo, uma União, de um povo que recebe a junção que vem da união do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na prática, isso significa que a UAC, “Igreja em miniatura”, não é em primeiro lugar composta por estruturas, mas por pessoas unidas na fé e no amor fraterno. Todos os que se encontram nesta União entram primeiramente em relação com o Pai, pelo Filho no Espírito Santo. Eles se encontram, ao mesmo tempo, em comunicação com os irmãos e com a humanidade. A tarefa mais importante da UAC consiste na busca da realização de tal cooperação, fruto da união com Deus e com toda a humanidade.

No final do retiro foi feita uma reflexão do relógio de São Vicente Pallotti no qual se medita às 24 horas da paixão de Jesus. O retiro foi muito proveitoso no último dia antes de começar a Semana Santa!
Pe. Juliano

Nenhum comentário: