quarta-feira, 20 de abril de 2011

Esporte e Fé

A atividade física (ou prática de esportes) ajuda a manter a condição e saúde física, mental e espiritual. Respeitando as regras e normas da prática do esporte, desse convívio poderá resultar o surgimento de novas amizades e a melhoria destas entre as pessoas praticantes. 
Por outro lado, a fraternidade é muito importante na vida cristã. A prática do esporte é atividade cristã. São Paulo apóstolo compara a nossa vida com a corrida nos estádios. Como os atletas correm para ganhar a coroa perecível, nós devemos correr para ganhar a coroa imperecível.
O Papa João Paulo II, criando a pastoral dos esportes, convidou todos os católicos para juntar o esporte à fé.
Padre Cristovão Sopicki SAC, desde a sua adolescência, pratica o ciclismo. Antes de entrar para o seminário, foi membro de uma equipe de ciclismo na Polônia; durante os estudos nesse educandário, continuou a prática do ciclismo e o mantém nos dias atuais, agora como padre. Hoje, é bastante conhecido no meio como padre ciclista e grande incentivador para o amálgama entre o esporte e a fé. Dessa forma, seria muito bom se os tivéssemos reunidos num só objetivo.
Cláudio — hoje presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) — conheceu o Pe. Cristóvão praticando montain bike em Cachoeiras de Macacu (RJ), em 1998, quando era pároco na igreja da cidade.
No inicio, foi difícil para convencer o padre a fazer parte do MTB, por ser um esporte muito radical, mas, aos poucos, ele foi apreciando e, hoje, pode-se dizer que é um apaixonado pela modalidade. Seu sucesso foi tanto, que conseguiu obter vários pódios em nível nacional. Quando foi transferido para Niterói, para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Pendotiba), que fica ao lado da casa dos pais de Cláudio, a amizade dos dois cresceu e, numa conversa durante a festa de Nossa Senhora de Fátima, em maio de 2000, surgiu a idéia de juntar esporte e fé, organizando uma romaria de ciclistas para a cidade de Aparecida - SP.
A finalidade desta romaria é — depois de um longo e árduo percurso cheio de emoção — pessoalmente e in loco, agradecer à Nossa Senhora pelas graças alcançadas na temporada de ciclismo passada e pedir bênçãos para a próxima temporada. Este é o motivo pelo qual a romaria sempre acontece no fim de janeiro e antes do início da nova temporada de ciclismo no Brasil. Esta Romaria Ciclística da Paz é feita em dois dias, sábado e Domingo. 
Os ciclistas partem de Niterói-RJ, pegam a barca para o Rio de Janeiro e, depois, pela Via Dutra, seguem para Resende – RJ (cerca de 185 km), estabelecendo-se em hotel para descanso e recuperação. Na manhã do dia seguinte, pedalam mais 100 km, até a Basílica de Aparecida, onde, às 16h, participam da Santa Missa concelebrada por padre Cristóvão. No final da mesma, há a emocionante consagração dos ciclistas à Nossa Senhora Aparecida.
A romaria é realizada mediante a colaboração voluntária de várias pessoas e empresas, cedendo carros de apoio para servir aos atletas-romeiros como motoristas, enfermeiras e nutricionistas. Digna de registro é a grande colaboração do Governo do Estado e da Polícia Rodoviária Federal, que não só autorizam como dão cobertura de segurança, organizando o trânsito durante todo o percurso.
Os testemunhos dados por atletas-romeiros nos falam sobre o que significa, na realidade, esta romaria:
Cláudio falou que irá fazê-las até morrer, e passar para as suas gerações; disse mais que: “foi uma das mais emocionantes experiências que tive. Não sou muito religioso, mas, após a romaria, virei devoto de Nossa senhora”.
Outro atleta declarou que: “antes da romaria, era um protestante 'desgarrado'; hoje, sou um católico praticante. A bicicleta me levou a Deus por intermédio de Nossa Senhora”.
Esta nona edição da Romaria Ciclística Niterói-RJ /Aparecida – SP foi, simplesmente, sensacional . Um grupo de 30 ciclistas do estado do Rio de Janeiro percorreu 285 km de percurso sem nenhum acidente, em clima de amizade, alegria e fé. 
Foi visível a proteção de Nossa Senhora Aparecida (protetora dos ciclistas em todo o Brasil).
Na chegada, os ciclistas-romeiros ficaram muito emocionados ao passar em frente da imagem de Nossa Senhora e durante a celebração da Santa Missa, concelebrada por Pe. Cristóvão, que esteve à frente do pelotão em todo o percurso. No final da Missa, como dito anteriormente, agradecemos a Deus pelas graças recebidas nas competições e outros eventos do ano passado e fizemos a consagração a Nossa Senhora de todos os ciclistas do estado e do Brasil.
(as) Um ciclista - romeiro

Nenhum comentário: