Queridos irmãos e irmãs da União
Estamos contentes em apresentar neste noticiário algumas informações sobre a causa de beatificação de Norbert PELLOWSKI, SAC, preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico, junto com outras notícias provenientes da UAC.
1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Norbert SAC.
Após terminar o ensino fundamental, que na época, como regra, durava sete anos, Norbert estudou em apenas cinco anos no Curso de Magistério, isto é, a escola que prepara candidatos para o ensino nas escolas primárias. Mais tarde, lecionou por pouco tempo em uma escola primária. Naquela época, ele amadureceu sua vocação sacerdotal e decidiu entrar no seminário com os palotinos; dia 7 de Outubro de 1925 iniciou o Período introdutório de formação Palotina (noviciado).
Nos anos 1926-1928 estudou filosofia na Polônia e teologia na Universidade Gregoriana de Roma (1928-1931), onde foi ordenado sacerdote no dia 19 de Julho de 1931. Como sacerdote foi sobretudo professor de religião para os rapazes e para os jovens em geral. No início da II Guerra Mundial ele também atuou como ecônomo do Seminário Maior Palotino de Oltarzew onde, por um certo tempo, estudavam, além dos seminaristas palotinos, outros seminaristas provenientes de várias dioceses da Polônia (no ano acadêmico de 1940/41 foram 38 e no ano de 1941-1942 - 45).
Padre Pellowski, como também vários outros sacerdotes da época foram presos pelos nazistas no dia 23 de Maio de 1941 e colocados na prisão de Pawiak de Varsávia, e depois transferidos para o campo de concentração de Auschwitz, onde levava o número do campo: 16769.
A fome, o trabalho muito duro e um esgotamento geral do organismo provocou um desmaio e a incapacidade para o trabalho. Ele foi internado na enfermaria das pessoas com doenças infecciosas, onde muitas delas morriam à causa da disenteria, febre tifóide e diarréia. Essas doenças matavam o maior número de vítimas de Auschwitz, porque os guardas adicionavam à alimentação salitre, que queimava o tecido do trato digestivo e paralisava as atividades do estômago.
Padre Konrad Szwed, também ele prisioneiro e enfermeiro, testemunhou que o padre Norbert lutava otimista contra a doença e naqueles momentos em que se sinta melhor ajudava os outros doentes: limpava os “papagaios”, enfaixava as feridas e reforçava os doentes espiritualmente. Chamavam-no o samaritano misericordioso. Ele mesmo foi muito grato por qualquer gesto de ajuda. Agradecendo ao Pe. Konrad, dedicou algumas poesias que ele conservou até a sua morte como uma preciosa recordação. Apesar do comportamento cheio de confiança e de otimismo, Pe. Norbert estava exausto a ponto de não ser capaz de deixar a enfermaria e lí morreu no dia 15 de Março de 1942.
Os coirmãos palotinos, bem como os fiéis leigos se lembram dele como um sacerdote cheio de zelo apostólico e de sacrifício pelos outros.
2. O primeiro Congresso Nacional da UAC na Argentina teve lugar em Buenos Aires, na Casa de Retiros “São José”, Adrogué, de 1 à 3 de Abril de 2011. O Congresso contou com a participação de quase 120 pessoas incluindo os membros do Uruguai e da Bolívia. María A. Timinskas (Loli) - membro do grupo ”Amor Infinito” escreveu: UM NOVO TEMPO!!!! Talvez estas palavras ‘um novo tempo’ ressoaram muito em meu coração para trazer-me com um entusiasmo especial ao 1° Congresso Argentino da AUC. Cada um de nós tem uma responsabilidade para com o momento histórico em que vivemos e projetar-se em um “novo tempo”, isto nos dá esperança e nos mobiliza. Reconhecer-se participante ativo da história e de modo especial da história da Igreja nesta nossa terra, não pode deixar-nos indiferentes, dormindo no “colchão das recordações”, repousando sobre coisas já feitas. Esta responsabilidade deve nos entusiasmar, enchendo-nos de projetos e comunicar-nos a esperança de um trabalho juntos que será fecundo e potente.
O lema do Congresso: “UAC: Um tempo novo para reavivar a fé e reacender a caridade”, foi o primeiro a reforçar a minha presença no Congresso. E assim começou tudo com a decisão de participar, de sair a procurar, de não permanecer parada. Com este espírito encontramos as respostas para tantas inquietudes e desejos. Sim, um “novo tempo”, soa bem, mas como?
No primeiro dia, iluminada pelo lema “Pallotti convida-nos à fazer memória do nosso caminho”, foi fundamental para saber onde estamos, o que fizemos, onde estão os nossos irmãos e irmãs. Somente quando sabemos onde estamos, podemos ver onde queremos ir, e perceber a direção onde desponta aquele “novo tempo”.
Ter percorrido “carinhosamente” a história de Pallotti nas nossas vidas, encheu-nos a alma e o espírito com a certeza de que não estamos sozinhos, que somos muitos, que caminhamos e que continuamos a procurar.
O segundo dia foi importante para marcar a direção, ”Tudo muda quando Jesus é o centro da vida” foi o lema. Aqui se define o caminho: Jesus. Não há outra opção. Ele é o centro, o caminho, a vida, a pedra angular.
O segundo dia foi importante para marcar a direção, ”Tudo muda quando Jesus é o centro da vida” foi o lema. Aqui se define o caminho: Jesus. Não há outra opção. Ele é o centro, o caminho, a vida, a pedra angular.
E, finalmente, o “como”: o lema do último dia foi “O grande desafio, formar-nos para a missão”. Enriquecidos pelo grande trabalho realizado por muitas pessoas, individualizamos alguns instrumentos para formar-nos e crescermos, descobrindo estratégias para levar adiante ‘o novo tempo’ em nossos corações e em nossas comunidades.
O Congresso foi uma união de esforços, de esperanças, de iniciativas, de lembranças, planos, propostas, para que cada membro da AUC possa ser parte deste ‘novo tempo’ onde, com Pallotti e de Pallotti para Cristo, possamos reavivar a fé e reacender a caridade no mundo”.Consulte o site da UAC na Argentina para mais material www.uac.org.ar
3. Novo website: O CdCN do Canadá nos deixou o seu Webside no endereço: www.pallotti.org.
O grupo jovem de Riposto na Sicilia, Itália possui um ‘blogspot’ e convida outros a entrarem em contato: o endereço é: http://www.giovaniuac.blogspot.com
As Irmãs Missionárias do Apostolado Católico da Alemanha tem um novo Website: www.pallottinerinnen.de
4. Australia: dia 19 de Março de 2011 foi celebrado o décimo aniversário da Instituição de PAS – “Palotinas Aboriginal Scholarship” – Bolsa de estudos das Palotinas para os Indios. Estava presente o Arcebispo de Perth, Mons. Barry Hickey e o discurso principal foi feito pela Vice Reitora da Universidade de Notre Dame, Broome campus, Professora Lyn Henderson, uma mulher indígena. Este ano 13 pessoas foram beneficiadas com uma bolsa de estudo.
5. Polônia: sábado dia 15 de Março, 5 pessoas do grupo Rainha dos Apóstolos, orientadas pelo Pe. Stanisław Rudzinski, foram admitidas na União. Ir. Monika Szupryt informa que o Secretariado Nacional da UAC da Polônia possui um novo endereço eletrônico: sekretariat.krkzak@gmail.com
6. Encontro anual do Conselho de Coordenação Geral: o encontro do CdCG se realizará nos dias 18-24 de Maio de 2011 no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti, Grottaferrata, Roma, contamos com vossas orações para o bom êxito deste encontro.
7. Mysore, Índia: um Simpósio Teológico com o tema: “Os fundamentos teológicos e as implicações pastorais do carisma Palotino” terá lugar no Seminário Maior Palotino, Prabodhana, Mysore, dos dias 24-29 de Junho de 2011, com a participação de aproximadamente 115 pessoas.
8. Dia 01 de Maio de 2011, Beatificação do Servo de Deus João Paulo II. Com toda a Igreja unamo-nos para agradecer a Deus por este dom. No domingo da Misericórdia recordamos a experiência de de São Vicente Pallotti: “... devo lembrar que Deus criando-me à imagem e semelhança sua, minha alma ainda é uma viva imagem da Misericórdia por essência... tenho a graça, tenho o preciosíssimo dom que Deus me fez criando-me assim, que sou uma viva imagem da sua Misericórdia ...” (Deus, Amor Infinito, med. XVII).
Nenhum comentário:
Postar um comentário