sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Noticiário UAC – junho – julho 2011

Queridos irmãos e irmãs da União
Temos o prazer de apresentar algumas informações neste boletim sobre a causa de beatificação do Padre Francisco Dionisio Reinisch, SAC, elaborado pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico, junto com outras notícias provenientes da UAC.

 Francisco Dionisio Reinisch, SAC, sacerdote, membro da Província “Sagrado Coração” da S.A.C. na Alemanha. Nasceu no dia 01 de Fevereiro de 1903 em Feldkirch-Levis (Áustria), morreu decapitado pelos Nazistas em Brandenburgo no dia 21 de Agosto de 1942. Sua causa de Beatificação ainda não foi oficialmente iniciada, mas a preparação para isso está quase pronta.
Após os exames finais do segundo grau, Francisco estudou durante um ano direito na Universidade de Innsbruck e Kiel. Em 1923 participou dos exercícios espirituais de Santo Inácio de 30 dias. Lentamente amadurecia dentro dele a decisão de se tornar um sacerdote para conquistar almas para Cristo. Para este fim, no outono de 1923, ele começou a estudar filosofia em Innsbruck e em 1925 entrou no Seminário Maior de Bressanone. No dia 29 de Junho de 1928 tornou-se sacerdote diocesano. Pouco tempo depois, no dia 3 de Novembro  de 1928, ele entrou na Sociedade dos Palotinos, onde fez a primeira consagração no dia 8 de Dezembro de 1930. Sucessivamente se dedicou ao ensino da filosofia para os candidatos ao sacerdócio em Untermerzbach (2 anos). Portanto, ele estudou ainda teologia por um ano em Salzburgo e se empenhou em diversas atividades pastorais. No seu serviço pastoral mostrou entusiasmo pelo movimento apostólico de Schoenstatt, fundado pelo Padre Kentenich Josef, Palotino. Neste movimento padre Reinisch viu uma moderna realização das idéias apostólicas de São Vicente Pallotti. Em 1938, os superiores confiaram o cuidado espiritual dos homens que se inscreveram entre os membros do Movimento.
Depois de ter expressado a sua desaprovação para o juramento de fidelidade a Hitler, a polícia secreta de Berlim (Gestapo), no dia 12 de Setembro de 1940, proibiu-o de dar palestras e de pregar em todo o território do Reich. Alguns meses depois, no dia 01 de Marco de 1941, lhe foi ordenado a estar pronto para o serviço militar, o que lhe causou uma grande luta interior. Em seu diário, no dia 01 de Março de 1941 escreveu: “Que coisa quer de mim a Divina Providência? Já de muito tempo tinha um pressentimento que já não teria mais muito tempo de vida.  ... E, talvez chegou a hora? ... Mater et Ter Regina admirabilis, ajude-me!” Neste estado de espírito, padre Reinisch procurou o conselho do Pe. Josef Kentenich, segundo o qual ele poderia permanecer fiel à sua decisão de sacrificar a própria vida, mas não deveria jogá-la fora; o eventual sacrifício deveria ser deixado à Providência de Deus, que se manifestaria nas circunstâncias. Depois disto padre Francisco confiou-se inteiramente ao Senhor e à Nossa Senhora, Maria Santíssima oferecendo a sua vida realizando a Vontade de Deus.  Escreveu, entre outras coisas: “Cristo e Mater Ter Admirabilis, dá-me a clareza e a determinação, o espírito de fortaleza e de amor, mas também aquele da penitência e da expiação. Aconteça o que acontecer, quero estar pronto para fazer a Vontade do Pai! ... Vicente Pallotti, Fundador e Pai, interceda por mim!”
Através destas experiências espirituais, a decisão de não fazer o juramento de fidelidade a Hitler tornou-se ainda mais clara. Apesar dos vários personagens, como o Administrador Apostólico de Innsbruck, o Reitor Provincial dos palotinos de Friedberg e dos dois capelães militares, mesmo apreciando a sua convicção pessoal, o aconselhavam a mudar sua decisão, ele, em consciência, se sentia obrigado a recusar o juramento que lhe fora pedido. Essa recusa custou-lhe a prisão, a cadeia em Berlim e o processo realizado no dia 07 de Julho de 1942 que concluiu-se com a condenação à morte.
De acordo com o testemunho do Rev. Heinrich Kreutzberg que, como capelão militar da prisão em Berlim, assistiu padre Reinisch seis semanas, ele examinou repetidamente a retidão da sua decisão e uma vez disse: “Com a graça de Deus não quero e não posso agir contra a minha consciência. Como cristão não posso jamais prestar juramento de fidelidade a um homem como Hitler ... Toda vez que faço o exame de consciência, não posso decidir-me de outra forma ... Deve existir alguém que proteste contra esse abuso de autoridade e  eu me sinto chamado para fazer tal protesto”. Ao seu Superior Provincial escreveu: “A caridade de Cristo impulsiona-me a fazer tudo para a glória infinita de Deus, para a destruição do pecado e para a salvação das almas e para isso estou pronto também a morrer”. Padre Reinisch passou toda a noite em oração antes da execução que ocorreu por decapitação no dia 21 de Agosto de 1942. Seus restos mortais repousam agora em Vallendar, no Santuário de Mater Ter Admirabilis.
             No arquivo geral da S.A.C. encontra-se uma cópia de uma carta do Reitor Geral dos Palotinos dirigida ao Santo Padre e entregue no dia 09/08/1943, na qual eram expostas todas as circunstâncias da morte do padre Reinisch. Em resposta, o Cardeal Luigi Maglione, Secretário de Estado, numa carta  de 18 de Agosto de 1943 (Prot.N.70103), comunicava que diante do exemplo dado pelo coirmão, o Santo Padre permanecia incerto se expressar condolências pela perda de um membro assim corajoso ou parabenizar-se com a Sociedade pela glória por ele merecida.
2. Alemanha: O Conselho de Coordenação Nacional da Alemanha realizará o seu quarto congresso de 15-18 de Setembro em Hofstetten. O tema do Congresso será "O nosso carisma de estar juntos - um sinal de esperança para a Igreja.” Os participantes do congresso refletirão sobre a nossa compreensão Palotina de Igreja e a imagem que temos dela, enquanto nós nos empenhamos em um compromisso sempre mais profundo ao seu serviço na vida diária.
3. Novos membros da UAC: No dia 24 de junho, vinte e quatro membros da comunidade de jovens SHEMA, com sede em Itagui, Medellin, Colômbia, emitiram o Ato de Empenho Apostólico. Eles tiveram um caminho formativo de dois anos. A comunidade foi fundada para evangelizar os jovens através da música, do teatro e dos encontros de jovens. Ela é destinada aos jovens marginalizados, às famílias em dificuldade e aqueles que estão em risco de toxicodependência  e envolvidos na violência urbana.
Ascolta
Trascrizione fonetica

Avella, Itália: Sábado, dia 02 de Julho, festa do Imaculado Coração de Maria, em Avella, Itália, durante uma Celebração Litúrgica especial presidida pelo Bispo Lino D'Onofrio, Vigário Geral da diocese de Nola, treze pessoas fizeram o Ato de Empenho Apostólico. A celebração foi animada pela comunidade local e pelos filhos dos novos membros.
4. Simpósio Teológico em Mysore, India: A família palotina na Índia organizou um Simpósio Teológico na Faculdade Teológica, Prabodhana, Mysore, Karnataka, na Índia, de 24-29 de Junho.
O tema era “Os Fundamentos Teológicos e as implicações pastorais do Carisma Palotino”. Sobre cada tema foi apresentado uma Conferência, seguida por confrontos dos participantes com a mesma e por uma análise por parte de um outro Palestrante; sucessivamente foram realizados trabalhos em grupo e cada seção foi concluída por uma partilha em plenário aberto. Os convites para a participação foram enviados no ano passado a todo mundo palotino de língua inglesa: a resposta foi excelente, com um total de 115 / 120 participantes. A maioria veio da Índia, mas também membros da Polônia, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Irlanda, da Austrália e da Itália. A maioria dos que participaram do Simpósio eram palotinos consagrados, mas também tomaram parte dos trabalhos, leigos da Austrália e da Índia. Foi uma iniciativa muito ambiciosa: os organizadores e coordenadores realmente mereceram uma palavra de agradecimento. A qualidade das apresentações foi excelente: as conferências foram entregues após uma meticulosa preparação e a discussão foi animada e vivaz. Entre os palestrantes, estavam presentes o Bispo Dom Seamus Freeman, Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral, Pe. Derry Murphy, Presidente da UAC, Pe. Frank Donio dos EUA, Pe. Paul Rheinbay da Alemanha
e Ir. Bernadetta Turecka, Superiora Provincial das Irmãs Missionárias da Polônia.  No dia 29 de Junho, o Bispo Freeman ordenou  ao diaconato 18 seminaristas palotinos das duas províncias e da Região da Índia. São 69 estudantes palotinos da Faculdade de Teologia, juntamente com alguns alunos de outras congregações. É realmente impressionante ver tantas vocações para o estado clerical, segundo o modo de viver palotino em nossos tempos.
Ascolta
Trascrizione fonetica

Dizionario
SEGRETARIATO UAC
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: