segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA EM NOVO AIRÃO


A Semana Nacional da Família é uma resposta à inquietação, ao descontentamento e ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa, homenagem e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos e ameaçados sistematicamente em nossa sociedade. Sob o tema  “Família, Pessoa e Sociedade” e o lema “Somos cidadãos e membros da Família de Deus”, realizou-se a Semana da Família 2011, de 14 a  20 de agosto.
A nossa Paróquia de Santo Ângelo participou deste evento com uma programação diversificada que envolveu crianças, adolescentes, jovens, adultos, pastorais, grupos e famílias da nossa comunidade, revigorando assim, a integração familiar e ressaltando suas virtudes e valores.
A abertura da Semana realizou-se no domingo, dia 14 de agosto, dia dos pais, com a Celebração Eucarística nas três Capelas da nossa Paróquia, nos horários normais de Missa, com a participação das famílias e com bênção especial para os pais.

A família é um dom de Deus que precisa ser cultivado como lugar primordial para uma convivência saudável do ser humano. Portanto, é necessário possibilitar espaços de formação e diálogo com as famílias, sobre temas que muitas vezes são colocados em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura atual. O contexto em que vivemos exige uma ação evangelizadora que ajude às famílias a não perderem de vista sua missão primordial de ser a primeira escola de valores humanos e cristãos. A família, como participante decisiva no desenvolvimento da sociedade, necessita de espaços de formação que lhe dê condições para realizar sua missão de cuidado com a vida e crescimento da pessoa em todas as suas dimensões. A fim de alcançar esse objetivo, realizamos, durante a Semana da Família, três Painéis interativos, abordando temas que afetam principalmente crianças, jovens e idosos, trazendo conseqüências que comprometem a vida, nas famílias.

O primeiro Painel foi realizado na segunda-feira, dia 15 de agosto e abordou o tema – Família e Cuidado com a segurança – Os palestrantes convidados foram: o senhor Juiz Dr. Anésio Rocha Pinheiro e o Delegado de Polícia de Novo Airão, Sr. José Lázaro Ramos da Silva.
O segundo Painel aconteceu na quarta-feira, dia 17 de agosto. O tema abordado foi Família e Cuidado com as crianças e Adolescentes. Como palestrante, tivemos a participação do Conselho Tutelar, na pessoa da Sra. Maria do Socorro Tavares da Silva.

O terceiro Painel realizou-se na sexta-feira, dia 19 de agosto com o tema Família e Cuidado com a Vida e a Saúde. As palestrantes desta noite foram a enfermeira Sra. Iris Gessner e a Líder da Pastoral da Criança de Novo Airão, Sra. Rosimeire Valente Melo.
Os painéis tiveram como dinâmica um momento de palestra com os profissionais convidados e, em seguida a participação de todos os presentes, com a possibilidade de fazerem perguntas ou tecerem comentários sobre as questões abordadas.

Várias questões foram levantadas e quase todas convergiram para o problema da violência, decorrente, sobretudo do uso das drogas;  da falta de informação e diálogo entre pais e filhos; da pouca consciência do papel de cada seguimento da sociedade: Igrejas, pais, filhos, Instituições Civis... Sentiu-se a necessidade de continuar realizando Painéis e Mesas de diálogo entre as famílias, as autoridades e a Igreja, com o objetivo de formar consciência sobre a importância do trabalho articulado, em rede, em favor da vida em abundância, para todas e todos.
A participação, nos três Painéis, foi muito boa! Cada Capela organizou o espaço com uma agradável acolhida que incluiu lanche e sorteios de brindes para os participantes.
Na abertura de cada Painel, o grupo do Projeto de Musicaização Infantil realizou apresentações de lindas canções ao som da flauta doce, sob a coordenação de um dos líderes da comunidade que trabalha de forma voluntária, com um grupo de crianças e adolescentes.

Outras atividades foram realizadas durante a semana, como: Círculos Bíblicos, nas casas das famílias; Visitas às famílias; Catequese abordando o tema da família; Mensagem para as famílias, através da voz da Igreja e outros meios de comunicação; Entrevista com o nosso Pároco, Pe. Artur Karbowy SAC e chamado às famílias, através das emissoras de TV local.
Como coroamento da Semana da Família, realizamos a Caminhada das Famílias, saindo da porta da Capela Jesus Misericordioso, no bairro Murici, às 16h30min, chegando até a Praça em frente à Igreja Matriz de Santo Ângelo, no centro.
A Caminhada envolveu as Pastorais e os Grupos da nossa Paróquia que participaram com muita animação! As crianças da catequese levaram cartazes preparados por elas junto com os catequistas e balões coloridos que deram o tom de festa e alegria à marcha das famílias. Foi para nós uma caminhada iluminada das bênçãos de Deus!

Chegando na Praça da Igreja de Santo Ângelo, encerramos a Programação da Semana com a noite cultural com uma programação que constou de: uma dança apresentada pelo grupo da Infância Missionária; uma série de coreografia apresentada pelo grupo de expressão corporal formado por crianças e outra pelo grupo de jovens; músicas tocadas em flauta doce pelo grupo de crianças do Projeto de Música; canção pela vida no Planeta, apresentada pelas crianças da catequese; dança cultural, apresentada por um grupo de jovens que neste ano foi campeão no Festiva Cultural de Novo Airão; brincadeiras; sorteio de prêmios; bingo da solidariedade pelas famílias da comunidade ribeirinha do Aracari e muita animação.
Nosso Pároco, Pe. Artur, concluiu este evento com a oração da grande família de Deus: o Pai Nosso e concedendo a benção a todas as famílias.

Com as atividades da Semana da Família, nossa comunidade de fé quis destacar a importância da família, patrimônio da humanidade, que deve ser considerada “um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2008-2010, n. 128).
Nesta Semana da Família, aqui em Novo Airão, tivemos bênçãos sobre bênçãos!
Que a Sagrada Família de Nazaré continue sempre presente na vida de cada um de nós, sobre nossas famílias e sobre nossa grande família – Povo de Deus!
Ir. Sandra Ede 

Nenhum comentário: