domingo, 6 de maio de 2012

Apóstolos Hoje - maio de 2012


Neste ano jubilar, após ter concluído as nossas reflexões sobre o tema "Deus Amor Infinito" de  Pallotti, estamos iniciando uma nova série de meditações.
 O ponto de partida para esta nova série de reflexões serão trechos extraídos da homilia do Papa Paulo VI, em Frascati, do mês de Setembro de 1963, poucos meses depois da canonização de São Vicente. A primeira reflexão tem como ponto de partida o seguinte trecho da homilia:

"Tentar evocar a memória da vida, o exemplo e o trabalho de São Vicente sobretudo dando ênfase à sua santidade e também reafirmando o vosso propósito de imitar seu exemplo e de fazer seu, este ideal a fim de que a lição oferecida por São Vicente ao mundo de hoje, possa ter como herança um novo e belíssimo florescer de extraordinárias iniciativas ... assim de poder tornar Pallotti vivo na sua espiritualidade com aquelas energias por ele bem conhecidas, para despertar a fé na Igreja de Deus".


Oração
Cantai ao Senhor um cântico novo,
porque ele operou maravilhas.
Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.
O Senhor fez conhecer a sua salvação.
Manifestou sua justiça à face dos povos.
Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade
em favor da casa de Israel. Os confins da terra
puderam ver a salvação de nosso Deus.
Salmo 96, 1-3

            Rezemos neste Ano Jubilar pedindo a graça de proclamar fielmente o Senhor a todos os povos de modo novo e criativo, inspirados pelo Espírito de Deus, acolhendo o chamado da Igreja para a Nova Evangelização e de termos «a coragem de ousar novos caminhos, para atender às mudanças de condições dentro do qual a Igreja é chamada a viver hoje o anúncio do Evangelho» (Lineamenta do Sinodo sobre a NE., n. 5).
 Atualização de Pallotti:

Levar São Vicente e a sua espiritualidade novamente
em nossa vida para despertar novas energias

Vicente Pallotti imaginava uma Igreja dinâmica, capaz de sair de si mesma para agir no mais vasto mundo - verdade para aqueles tempos como também para o nosso. Hoje, por exemplo, o Congresso Nacional Católico deste ano, que será realizado na Alemanha (16-20 de  Maio) e orientado pelo lema  “Arriscar em novas direções”. Como verdadeira aurora da Igreja, como resultado do encontro com o Senhor Ressuscitado, os Apóstolos mesmos viveram neste espírito, colocando em risco suas vidas em proclamar: “Jesus está vivo! Além da morte! Hoje!
Pallotti encontra sua fonte de inspiração nos Atos dos Apóstolos: o segundo capítulo descreve uma comunidade de homens e mulheres que se relacionam entre eles com amor, colocando tudo em comum e partilhando as coisas que possuiam com os mais os necessitados. Esses são os discípulos de Jesus, homens e mulheres que esperam a vinda do Espírito Santo e se “revestem” do Espírito de Deus antes de dirigir-se para as diversas nações.

A boa armadura técnica sobrevive a todos os tipos de vento e de clima. Boas armas são indispensáveis para as atividades práticas, a fim de não escravizar-se sozinhos com as nossas próprias mãos. Isso nos direciona à pergunta: como, espiritualmente, posso procurar uma boa “armadura”? Dois exemplos práticos:

Ter confiança na Palavra de Deus
No processo de renovação da Igreja local e durante a reorganização do ministério pastoral na nossa Paróquia de São Cristovão, fomos guiados pelas palavras: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6,33). Uma aplicação concreta desta Palavra levou as corresponsáveis comissões da Paróquia a uma corajosa decisão.

Na confiança de que Deus tomaria conta de nós quando realizaríamos o nosso principal objetivo, Seu cuidado para com os outros, ao mesmo tempo havendo necessidade de cortar gastos, evitamos que as pessoas fossem embora e por isso, assumimos o risco de tentar financiar os seus serviços através de doações. Até agora, confiando em Deus, a Paróquia encontrou recursos financeiros necessários!

O cuidado de Deus é para todas as pessoas, com uma clara preferência pelos mais pobres e marginalizados. Que respostas  damos para corresponder plenamente ao mandato de ir ao encontro, de modo oportuno, para atender às necessidades diárias das pessoas? Uma caminhada pelas ruas da cidade poderia fornecer a inspiração necessária para manter os olhos abertos e prestar atenção ao povo de Deus, não de um modo isolado, mas sim de uma forma comunitária e unitária, junto com os outros companheiros de armas bem dispostos. O que Deus olharia na prática - por exemplo aqui no Norte Neukoll, no nosso bairro, na cidade, no município, no campo, nas condições de terceiro e quarto mundo? O que significa ter como principal preocupação o reino de Deus, olhar para todas essas pessoas, a todos aqueles que vivem ao nosso lado e ao  nosso redor?

 “Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”
O nosso campo de ação está mudando nos últimos tempos. Um novo ambiente está surgindo, com jovens criativos que estão interessados ​​ nas artes e na cultura e estão abertos às coisas diferentes do tradicional. Vicente Pallotti trabalhou com todos os tipos de pessoas e de Associações, ele convidou todas as pessoas de boa vontade para colaborar -  o nosso Estatuto UAC expressa também a possibilidade de colaboração para os não-cristãos. A fundação dos cidadãos WIN (aqui em Neukoll) provavelmente de acordo com os desejos de Pallotti, com mais de 40 diferentes grupos e iniciativas civís e sociais inclui também muitas associações muçulmanas. A iniciativa dos cidadãos WIN defende graves situações problemáticas para todos, por exemplo, o aumento do números de aflitos, a falta de professores e médicos, a poluição das ruas, a queda de edifícios públicos, os maus tratos de clientes no local de trabalho ... As questões são abordadas por meio de consenso e de responsabilidade partilhada. Neste sentido, existem três plataformas em Berlim que fazem parte de um movimento financiado por doações e recolhimento de recursos. WIN irá participar do Congresso Católico Nacional. Também nós vamos participar - com a Igreja de Santa Clara, São Ricardo e São Cristovão, juntamente com os palotinos.
Saciar-se da Vida de Deus
            “Onde quer que eu esteja",  escreve Vicente Pallotti  no seu diário em 1816  “imaginarei eu mesmo (e me esforçarei muitas vezes em tal consciência), juntamente com todas as criaturas no Cenáculo de Jerusalém onde os Apóstolos receberam o Espírito Santo e como os Apóstolos juntamente com Maria. Também eu me imaginarei junto com Maria e Jesus, de modo a obter para mim e para outros a plenitude do Espírito Santo. Deste modo desejo sempre estar no cenáculo juntamente com todas as criaturas (OOCC X, 86 s.).
É no Cenáculo que Pallotti recarregava suas energias e neste lugar encontrava refúgio. Deste lugar desenvolveu o seu modelo de vida na comunidade. O dicionário alemão traduz a palavra Cenáculo de um modo diferente, mas talvez de modo providencial, como "refeitório em um convento". Pallotti convida-nos a sermos pessoas cheias do Espírito Santo no Cenáculo, o refeitório do Espírito.
Peça diariamente ao Espírito Santo - quais são seus planos para mim hoje? Olhe para minha lista de coisas para fazer ... Todas estas necessidades para enfrentar. No entanto, o que te agrada que eu fizesse hoje? Isso soa aos ouvidos como algo “estúpido” - ter tal familiaridade de linguagem com o Espírito de Deus. Eu amo fazer exatamente estas perguntas durante o cenáculo pela manhã ou no “café com Deus”, como um aprendiz disse uma dia. É aqui que discuto os compromissos do dia  procurando o alimento do Espírito Santo. “Deixa ir (let go) – deixa Deus fazer (let God)”.  Este bonito jogo de palavras em Inglês me convida confiar os meus projetos ao Espírito Santo, a não querer controlar tudo, mas ao mesmo tempo estar vigilante e ficar em alerta. Depois, no fim do dia, às vezes me maravilho do quanto foi realizado da minha lista de coisas para fazer, quase só! A nível pessoal, estou descobrindo o ser a “sócia” com o Espírito Santo como fonte de coisas que às vezes pode parecer loucura, mas que muitas vezes se revelam como uma contribuição para a cura. E sou grata a São Vicente Pallotti pelo poder de sua visão de Igreja e de mundo e ainda descobrindo alimento novo no Cenáculo. Então, bom proveito para todos!
Lissy Eichert UAC

Nenhum comentário: