domingo, 20 de maio de 2012

Ensinamento de São Vicente que precedeu o Concílio Vaticano II


Entrevista com o Padre Jacob Nampudakam, Superior Geral

"Fazei resplandecer a santidade de Deus" é o tema do Ano Jubilar, em que celebramos o 50 aniversário da canonização de São Vicente Pallotti. Isabela Piro da Rádio Vaticano conversou com um padre Jacob Nampudakam SAC, Superior Geral dos Palotinos.

Este é um tema muito importante - disse o Pe. Jacob. Sabemos que Deus é santo, e todos nós somos chamados à santidade. Hoje precisamos de testemunho de boa vida, por isso foi escolhido este tema para lembrar-nos da vocação de cada ser humano.
As celebrações vão acontecer ao longo do ano, até o 20 de janeiro de 2013, o que é mais importante neste aniversário?

Devemos viver no espírito do Jubileu. Queremos, por exemplo, celebrar dia 22 de cada mês, para lembrar o nome de nosso Fundador. Temos também uma novena de São Vicente Pallotti, muitas conferências e a peregrinação. Cada dia vamos tentar lembrar do aniversário.

Qual foi o carisma de São Vicente Pallotti e o que eles nos ensina hoje?

A sua mensagem fundamental é que todos nós tornemo-nos apóstolos de Jesus Cristo. Seguindo Jesus, o apóstolo do Pai, somos chamados a participar na missão da Igreja, todos nós temos a mesma responsabilidade. Desta forma, queremos criar uma Igreja-comunhão, dando impulso também para os leigos, que podem participar na difusão da fé. Este aspecto de evangelização também chamou a atenção o Concílio Vaticano II.

Lembre-se que em2012 não só o 50º aniversário de canonização de São Vicente Pallotti, mas também o 50 º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II. São Vicente Pallotti foi canonizado exatamente durante os seus trabalhos. Esta é uma coincidência significativa...

É um signo muito especial e muito importante, e nós Palotinos, ficamos muito empolgados com essa confluência de circunstâncias. Sabemos que, mesmo antes de o Concílio, São Vincente acreditava na Igreja-comunhão,e muitas vezes falou sobre esse assunto. Hoje essa afirmação é bastante óbvia, mas na sua época teve a natureza da visão profética. Nós temos a fornecer uma mensagem muito importante relacionada com o ensinamento: Pallotti queria reviver a fé com pensamento de misericórdia. Este também é o objetivo da Nova Evangelização, e nós, como Palotinos, seguimos este caminho.

De qual modo hoje a Sociedade do Apostolado Católico realiza o ensinamento do seu Fundador?

Trabalhamos em 43 países ao redor do mundo. Todos podemos ser apóstolos, e podemos executar qualquer trabalho pastoral, se tivermos a motivação certa, ou seja,nós fazemos isso para a glória de Deus e a salvação das almas. Trabalhamos em paróquias, escolas, hospitais, em várias missões. Mas, realmente, o que é importante que nós engajamo-nos em um espírito de cooperação para ajudar cada homem ser um verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo.

Então,qual é o desejo do Senhor para este Ano do Jubileu?

Da a minha experiência, depois de visitar tantos países do mundo, eu ainda estou convencido de que precisamos de Deus e voltar ao Evangelho de Jesus Cristo. No cumprimento de muitos planos, realizando várias tarefas, perguntando-se a questão fundamental: até que ponto Deus está no centro de todas as coisas? Espero que este aniversário possa trazer uma verdadeira renovação espiritual em nossas vidas pessoais e em comunidade. Desta forma podemos contribuir para a Nova Evangelização e para a missão no mundo.

Regina degli Apostoli, 03/04 2012.

Nenhum comentário: