segunda-feira, 14 de maio de 2012

Terço Vivo em Odivelas


“A treze de maio na Cova da Iria...” com esse canto nos lábios, no domingo à noite, saímos da igreja do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas na procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.


No inicio da procissão, estandartes das comunidades e muita gente com velas na mãos em volta da imagem da Senhora de Fátima. O grupo de escuteiros junto com nosso Pároco, Pe. João Francisco Pietrus SAC e Pe. Henryk que chegou para visitar Portugal, acompanhavam a imagem.


Andamos pelas ruas de Odivelas manifestando a nossa fé e gratidão à Mãe de Deus pela sua ternura. Muita gente acompanhou a procissão nas janelas das suas casas; em vários lugares se viam velas  acesas e imagens da Mãe de Deus.


Em 13 de maio de 1917, Ela pediu aos Pastorinhos de Fátima para rezar o terço e fazer penitência pela paz e conversão do mundo. Fieis a esse apelo seguimos com a procissão para o  estádio do Odivelas Clube para lá rezar o Terço Vivo.


A arquibancada ficou cheia de pequenas luzes – cada pessoa com uma vela na mão, iluminando a noite e mostrando que assim queremos acender uma pequena vela do amor para a levar às pessoas sem esperança, sem sentido da vida.




No estádio, entrou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, atrás dela gente com camisas de cinco cores, para formar um terço vivo, oferecendo a sua oração pela paróquia, especialmente pelos doentes e por aqueles que mais necessitam.


Crianças anunciaram os Mistérios Gloriosos com uma oração de São Vicente Pallotti. Rezado o Pai Nosso, ao iniciarem as Ave Marias, em cada mistério, levantavam-se grupos de três pessoas com luzes nas mãos, simbolizando as contas do rosário.




No fim da oração as luzes deles brilhavam formando um terço no estádio. Foi uma noite especial, profundamente mariana, bonita e emocionante. Uma noite de oração em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Pe. Artur

Nenhum comentário: