quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jubileu de Prata 25 anos de Sacerdócio do Pe. Casimiro Pac SAC


É com muita alegria que neste mês de Maio, no ano jubilar de 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti, os quatro padres da Região da Mãe da Divina Misericórdia do Rio de Janeiro, Pe.  Lucas Kaczmarek SAC, Pe. Renato Dobek SAC, Pe. Andre Gladysz SAC e Pe. Casimiro Pac SAC celebram o jubileu de 25 anos de ordenação sacerdotal.
No dia 09 o Pe. Casimiro comemora seus 25 anos de sacerdócio. Por esta razão os paroquianos dele, da paróquia São Sebastião de Itaipu estão apresentando um pouco da caminhada do pároco para prestar a ele uma singela homenagem.
Pe. Casimiro Pac, nasceu em Zareby, um pequena cidade no norte da Polônia em 1961. Filho de pais católicos, tem 3 irmãos que segundo ele todas as noites se reuniam para rezar. Sua caminhada na igreja era perseverante, serviu como coroinha em sua Paróquia que tinha como padroeiro São Lourenço. Até que na juventude sentiu o chamado para a vida sacerdotal.  
Entrou para o seminário Palotino em 1980. Em 09 de maio de 1987 foi ordenado Sacerdote Palotino. Desde então trabalhou por um ano na sua terra natal, depois passou pela Bélgica e na França, estudando e em 1989 veio para o Brasil. Neste mesmo ano trabalhou como pároco em Itaperuna, onde foi acolhido com carinho pelo então Bispo de Campos, Dom Carlos Alberto Navarro.
Em 1991 foi para o Rio de Janeiro onde serviu como vigário Paroquial na paróquia de Santa Isabel em Bento Ribeiro. No ano seguinte foi nomeado pároco na paróquia de São Roque em Vila Valqueire. Nesta paróquia seu trabalho deu frutos principalmente com as crianças e os jovens, no movimento eucarístico jovem MEJ, começou seu trabalho com 4 jovens e ao sair já tinham 85, e na perseverança haviam 30 crianças e deixou 120. Também neste tempo serviu como diretor espiritual do Seminário Maior Palotino.
No ano de 1999 encerrou sua missão na paróquia de São Roque e foi nomeado Pároco na Paróquia de São Benedito em Itaperuna. Sua passagem pela paróquia de São Benedito foi muito marcante também pelas obras que fez. Há tempos os paroquianos esperavam pela tão sonhada laje para a igreja matriz de São Benedito. Em apenas 3 meses e com muito trabalho, conseguiu colocar a nova laje, e ainda adquiriu um terreno ao lado da casa paroquial, tudo isso contando com a providencia divina e pensando no futuro da comunidade.
Em 01 de maio de 2001, Pe. Casimiro deixa Itaperuna e vem para Itaipu como Vigário Paroquial.
Sua história em nossa paróquia também foi e está sendo muito significativa. Naquela época o nosso Pároco era o Pe. João Pedro e contávamos também com o Pe. Jacinto, e os três tinham um trabalho muito grande, que eram a as 14 capelas as quais pertenciam a nossa paróquia. Sendo assim foi dividido em áreas, Cafubá, Itaipu e Itaipuaçu.
A área do Cafubá ficou sobre os cuidados do Pe. Casimiro que tinha as capelas de São José- Cafubá, Nossa Senhora da Penha – Jardim Imbuí, Santo Antônio – Jacaré e Santa Teresinha em Camboinhas, mais tarde também a Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Neste tempo muitos de nós pudemos ver os trabalhos que ele realizou nestas capelas. Porém o que marcou mais este tempo foi a construção da Nova Capela de Nossa Senhora da Penha no Jardim Imbuí. Vendo o crescimento da comunidade e pensando no futuro, começou as obras no terreno ao lado da pequena capela e em 21 de novembro de 2005 foi inaugurada com muita alegria por parte de toda a comunidade. Dito por muitos como a capela mais bonita da região. Também fez obras importantes na capela de São José, quando chegou, encontrou uma capela suja, sem pintura, pichada e com salas de catequese caindo aos pedaços, logo tratou de pintar e dar cara nova, demoliu as antigas salas e construiu novas. No Jacaré construiu a creche que acolhia as crianças e deu nova aparência a igreja. Por fim em Camboinhas iniciou a construção das salas de catequese e do salão que foi terminado pelo Pe. João Luiz, assim que a capela de São José foi nomeada Paróquia.Em 22 de Janeiro de 2008, dia de São Vicente Pallotti, Pe. Casimiro tomou posse como pároco em Itaipu e como Vigário Episcopal do vicariato oceânico.
Desde 2008 nosso pároco realizou muitos feitos em nossa paróquia. Agora com 5 capelas, mas com grande trabalho pelo aumento do número de fiéis, já no começo de sua missão como pároco, iniciou muitas obras e mudanças. Suas obras logo começaram a chamar a atenção de todos, trocou o telhado da matriz, restaurou e fez nova pintura no interior e exterior da igreja. Fez o estacionamento, calçamento e muro ao redor de todo o terreno da paróquia e na rua até a subida de acesso, colocou portões, fez o bosque de Maria com a Ermida dedicada a Nossa Senhora de Fátima e a cantina que virou um ponto de encontro das famílias e dos jovens após as missas. Restaurou a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, colocando uma pequena cascata de água e luzes. Também podemos citar as obras na casa paroquial, e o mais recente a frente da igreja, onde construiu um grande espaço para realizar a missa campal. 
Neste curto espaço de tempo nosso pároco se empenhou muito em trabalhar para melhorias em nossa paróquia. A Capela da Fonte, agora recém inaugurada é a prova da dedicação e do seu carisma construtor. As obras realizadas são fruto de muita oração, dedicação, disposição que mostram seu carisma palotino.No âmbito espiritual seu trabalho diante das pastorais, movimentos, dando apoio, participando das reuniões, sendo solicito e atento as diversas necessidades da paróquia, especialmente com as pastorais sociais, e com os jovens. Sua dedicação em promover a espiritualidade palotina dando apoio a UAC e a Juventude Palotina. 
A sua história como sacerdote começou lá na Polônia, no país distante, com uma realidade diferente, cultura diferente, ele deixou sua terra, sua família seus amigos e veio ser um “Servidor Incansável” nas terras Brasileiras.Nós, da Pastoral de Comunicação, queremos render homenagem em agradecimento ao “sim” que ele deu ao Senhor Jesus, aceitando a vocação, aceitando o chamado a trabalhar como missionário.Agradecemos em nome de toda a comunidade paroquial pelo zelo, dedicação, atenção e disponibilidade em que atende a todos os paroquianos.
Pe. Casimiro seu espírito Palotino nos mostra sua grande humildade, como um padre que está sempre disposto a ouvir, compreender e a pedir desculpas. As suas obras fazem a nossa comunidade crescer em número e as suas orações fazem da nossa comunidade uma grande Família.
Nosso muito obrigado!

Nenhum comentário: