quinta-feira, 31 de maio de 2012

Belém - Maio de 2012, nº 70

Da esquerda para a direita: Ir. Iwona, Ir. Adelésia, Pe. John Bosco, Ir. Jyothi, Ir. Martha, Ir. Sahaya, Pe. Krzysztof, Ir. Seetha, Ir. Claudynéa, Ir. Rini, Ir. Clara, Ir. Tensy, Pe. Jacob (Rettore Generale), Ir. Consolee, Ir. Steve, Ir. Beena, Pe. Prakash.
Não estão na foto: Pe. Maurice, Pe. Kiran.

Estamos chegando ao fim do segundo Curso Anual para os Formadores e Formadoras palotinos, no Cenáculo da Via Ferrari – Roma. Três deles gostariam de partilhar suas experiências ocorridas durante este período.

“Nosso Fundador, São Vicente Pallotti, nos diz que devemos ser impulsionados pelo Espírito do amor de Deus. Isto foi possível experimentar este ano, no Centro de Formação Palotino – “O Cenáculo”. Agradeço de coração os coordenadores gerais por esta oportunidade. O curso procurou focalizar as diversas dimensões da formação, tais como: espiritual, psicológica, antropológica, social e cultural. Esse curso nos deu uma boa base para que, ao retornarmos às nossas comunidades, possamos ser formadores capacitados para atuarmos nas nossas casas de formação. Aprendi muita coisa neste mundo multicultural, principalmente, que devemos formar para a colaboração. O grupo de colaboradores que nos orientaram era formado por sacerdotes, irmãs, irmãos e leigos. As suas orientações nos abriram para novos horizontes e, principalmente, para vivermos e sentirmos como palotinos e palotinas de maneira mais plena”.
Pe. Kiran

“O Curso de Espiritualidade Palotina de 2011 a 2012 foi composto por um grupo de dezoito participantes da União do Apostolado Católico, provenientes de diversos países. O grupo demonstrou sempre muito entusiasmo. Os professores e os responsáveis pela formação, durante este tempo, proporcionaram ao grupo, maior crescimento espiritual e também ensinaram a explorar mais a espiritualidade do Santo Fundador, Vicente Pallotti. Os participantes puderam entrar mais profundamente nos tesouros espirituais do fundador e isto ajuda no crescimento do espírito da comunhão fraterna. A cada dia que passa, fica mais claro entre nós a verdadeira comunhão de amor, por meio das relações recíprocas, na partilha da paixão pela nova evangelização, sob as pegadas de Pallotti e da Igreja. Pela misericórdia de Deus, estamos caminhando com o desejo de ser a UAC que o nosso fundador sonhou para santificar a Igreja, as famílias, o clero e o mundo inteiro e, assim, conduzi-los todos a Deus. Fico feliz por fazer meu, os desejos do fundador e espero que torne o mais rapidamente possível o nosso desejo, para que todos sejam salvos e se possa multiplicar infinitamente a glória de Deus. Deixo o meu agradecimento, de coração, aos superiores por nos ter proporcionado tão grande oportunidade”.
 Ir. Tensy

“Para mim, vir à Roma para frequentar o Curso Anual de Formação sobre a espiritualidade palotina foi realmente a realização de um desejo e um sonho que tinha, há muito tempo, dentro de mim. Quando li o primeiro livro sobre São Vicente Pallotti, era ainda adolescente. Isto suscitou em mim o grande desejo de conhecer, pessoalmente, os locais onde o santo viveu e desenvolveu seu apostolado. Assim, quando recebi o convite do governo provincial, foi para mim uma grande alegria, um presente e a realização de um sonho. Não tenho palavras para descrever tudo aquilo que vivi, conheci e aprendi nesses meses, mas posso dizer que foi, realmente, maravilhoso. Foi um tempo de graça que recebi de Deus. Mediante os conteúdos desenvolvidos por cada um dos professores, na sua especificidade, aprendi a amar ainda mais a nossa Família Palotina. Pude fazer uma revisão de vida e assim retomar com mais coragem a minha consagração religiosa. Visitar e conhecer os locais onde Pallotti viveu foi a oportunidade de experimentar e sentir bem de perto, como se ele mesmo estivesse ali presente. Abriu-se a minha mente e o meu coração para outras realidades e culturas, e tomei consciência de que ser Palotina significa ter a capacidade de amar e levar o amor de Deus ao mundo inteiro, por meio do nosso apostolado. Aprendi que é possível viver a fraternidade e a comunhão na diversidade das línguas, raças e culturas. Que Deus seja infinitamente glorificado por me ter dado esta grande graça”.
Ir. Adelésia

Este ano foi muito frutuoso para a comunidade Palotina. Esse curso foi uma belíssima oportunidade para a formação permanente cristã e Palotina.
Caros leitores de “Belém”, por que não aproveitarmos deste dom?
Ir. Stephen Buckley, SAC

Nenhum comentário: