sábado, 2 de junho de 2012

Apóstolos Hoje – junho de 2012


São Vicente Pallotti –
Precursor do Apostolado dos leigos

(Reflexão referente a Homilia de Paulo VI em sua visita a Frascati para venerar o corpo de São Vicente Pallotti, exposto na Catedral)

“Em cada época, Deus suscita homens e mulheres com carismas do Espírito Santo, para a continuação da missão salvífica de Cristo, para o bem dos seres humanos e edificação da Igreja”. (Preâmbulo comum da Lei das comunidades de fundação e de algumas outras comunidades palotinas)
 Quando pensamos em São Vicente Pallotti, pensamos em um homem que soube conciliar o apostolado (apóstolo) e a contemplação (místico), sendo capaz manter um “junto equilíbrio” entre oração e ação apostólica em favor da realidade concreta de sua época.
Observamos na atualidade diversos termos que fazem referência direta à São Vicente Pallotti, tais como: Apóstolo de Roma, Precursor da Ação Católica, profeta da Esperança, Apóstolo dos leigos, Místico... Essas expressões reconhecem a grandiosidade de nosso fundador na vida eclesial e sua profunda experiência de pertença a Santa Igreja.
A mente de São Vicente encontrava-se voltada a necessidade de despertar a consciência apostólica de todos os fiéis, para que, cada um fizesse pelo Evangelho tudo aquilo do qual fosse capaz. E isto é evidente porque todos os inumeráveis apelos escritos por ele estejam relacionados aos leigos. O Apostolado Católico além da finalidade de concorrer com a contribuição e a propagação da fé entre o não-cristãos, se propõe a despertar e mantê-la nos cristãos e, bem oferta, faz servir a sua finalidade o exercício de cada profissão, trabalho, arte, oração, todas as obras de caridade e do ministério apostólico (OOCC III, 145-146).
Sabemos da admiração e do respeito que Gregório XVI e Pio IX mantinham para com nosso santo. Tantos outros Papas fizeram referência direta ao nosso fundador durante pregações, sermões e homilias. Sua canonização realizada no decorrer do grande Concilio Vaticano II por João XXIII revela a sua importância na transformação do pensamento eclesial no que diz respeito especialmente a vocação e o apostolado laical.
 No dia 1º de setembro de 1963, durante as férias de verão, o Papa Paulo VI encontrava-se em Castel Gandolfo e dirigiu-se a vizinha cidade de Frascati, para venerar o corpo de São Vicente Pallotti, exposto na Catedral para veneração dos fiéis. Durante a celebração eucarística por ele presidida, pronunciou uma importante homilia na qual destacou o profetismo e o pioneirismo de nosso santo fundador. Sua homilia reveste-se de particular importância, pronunciada entre a primeira e a segunda sessão do Concilio Vaticano II, abordando diversos aspectos do apostolado leigo, inseridos posteriormente nos documentos conciliares relacionadas diretamente ao laicato.
Paulo VI tinha a firma convicção e certeza de que São Vicente foi um precursor que antecipou de quase um século o apostolado leigo na Igreja, a descoberta que, também os leigos são chamados a assumirem a missão de apóstolos. Paulo VI afirma que São Vicente “fez brotar energias novas e deu ao laicato consciência de suas possibilidades na pratica do bem. Não só aceitação passiva e tranqüila da fé, mas profissão ativa e militante desta mesma fé.”
O termo Precursor nos recorda São João Batista, o precursor do Messias, aquele que preparou os caminhos do Senhor, o grande Profeta que indicou a quem realmente era preciso seguir. Na espiritualidade palotina este termo encontra-se inserido em um contesto de grande transformação que envolveria toda a vida eclesial, não somente em um determinado período histórico, mas que a partir do Concilio Vaticano II, estará sempre presente nas reflexões da Igreja, por se tratar de uma realidade que envolve todos os cristãos.
Percebemos na atualidade que esta grande novidade proposta por São Vicente e assumida pela Igreja, encontra-se ainda para muitos leigos obscura e tantas vezes não compreendida, necessitando ser, ainda hoje, encorajada, desenvolvida e atualizada.
São Vicente percebeu o vazio, o vácuo moral e espiritual do seu tempo, marcado por revoluções sociais e pela falta de respeito a dignidade do ser humano. Segundo Pallotti é preciso recompor uma sociedade cristã no qual todos se sintam convidados e responsáveis pela construção de um mundo mais digno e solidário. Somos responsáveis, responsáveis pelo nosso tempo, responsáveis pela vida dos nossos irmãos e irmãs; somos responsáveis da nossa consciência cristã, somos responsáveis diante de Cristo, diante da Igreja, diante da história, diante de Deus. Para São Vicente todo cristão deve “procurar não somente a própria salvação, mas a salvação eterna do outro”. Sendo ser humano, imagem e semelhança de Deus, que é caridade por essência, encontra-se obrigado a isso por razão da própria criação.
Nosso Santo viu que o leigo pode tornar-se elemento ativo na vida da Igreja e dizer conscientemente: “também eu devo fazer alguma coisa. Não posso ser somente um instrumento passivo e insensível”.
Somos encorajados a não desanimarmos em nossa caminhada de fé e a assumirmos nossa missão com responsabilidade e amor.  Hoje mais do que nunca somos convocados pelo próprio Deus a manifestar ao mundo nosso compromisso cristão, não somente com belas palavras, mas, sobretudo, especialmente com ações concretas, recordando constantemente a eficácia dos gestos em um mundo conturbado, que não tem tanto tempo para escutar. Todos os que se empenham na ação apostólica são convocados a transmitir o amor de Deus e realizar obras concretas para demonstrar a Sua presença neste mundo e ainda, trabalhar com incansável zelo pela realização do Seu Reino, com constante entusiasmo e prontidão.
 Como palotinos, queremos manifestar nossa gratidão a Deus Uno e Trino por ter concedido a Santa Igreja e a nossa família palotina este grande Santo “precursor da ação apostólica dos leigos”. Deus o enriqueceu com seus dons e inspirações, a fim de que fosse instrumento de auxilio à Igreja no cumprimento de sua missão. O carisma de São Vicente Pallotti é herança da União do Apostolado Católico.

Para reflexão pessoal:
1.    Considero-me realmente como membro da Santa Igreja Católica Apostólica Roma?
2.    A grande novidade introduzida por São Vicente Pallotti na Vida Eclesial de que somos todos apóstolos, me motiva a crescer na santidade?
3.    Como estou demonstrando ao mundo minha pertença a Jesus Cristo e a sua Igreja?

Oração:
São Vicente Pallotti, arauto do Apostolado Universal de todos os cristãos, rogai a Deus para que todos segundo vosso exemplo, se entreguem generosamente ao serviço do apostolado. Acendei em nós o desejo de colaborar ativamente na difusão da fé e da caridade, para que o Reino de Cristo se estenda por toda a terra. Amém!
São Vicente Pallotti fundador da União do Apostolado Católico. Rogai a Deus por todos nós!

Nenhum comentário: