sexta-feira, 1 de junho de 2012

Jubileu de 25 anos de sacerdócio do Pe. Andrzej Gladysz SAC

Em Novembro de 1980, o violoncelista Andrzej Gladysz chega a Portugal como professor na Escola de Música de Torres Vedras. Lecciona também em Évora e Algés, mas abandona a actividade para acolher a vocação sacerdotal. Iniciara o seu noviciado na Polónia a 1 de Outubro de 1981, tendo continuado os estudos no Seminário dos Palotinos (Sociedade do Apostolado Católico) em Oltarzew na Polónia, onde é ordenado a 9 de Maio de 1987.
Um ano depois abraça a sua missão em Portugal. Vive na Rua do Passadiço em Lisboa, colaborando com a Igreja do Santíssimo Nome de Jesus e com a Basílica da Estrela. Em 1990 chega o Padre Luís Homa SAC, primeiro pároco palotino de Odivelas, para onde a comunidade se muda e na qual o Pe. Andre assume, em 1992, as funções de reitor que continuou  exercendo até sair de Portugal em 2011. Em 1988 organiza a Pastoral dos Polacos. Continuou a sua actividade musical através de pequenos concertos (em Odivelas, no Teatro Municipal de Évora) e do seu trabalho pedagógico na Escola de Música de Évora. Tendo tomado a orientação espiritual do Movimento das Famílias de Nazaré – que imprimiu uma marca profunda no seu sacerdócio – ficou encantado com a sua espiritualidade, tornando-se seu capelão e, mais tarde, moderador nacional. Comunga ainda de uma forma especial dos ideais e vivência dos Vicentinos e da comunidade da Sagrada Família, Codivel (Odivelas). Iniciou a actividade do Grupo Teatral da Paróquia de Odivelas com um texto de sua autoria, “Segundo Caifas”, que estreou na Quaresma de 2009. O Grupo de Teatro Pe. Andrzej Gladysz adoptou este nome em Dezembro de 2010, em homenagem ao seu fundador e primeiro Director.

No dia 30 de Maio de 2012 Pe. Andre voltou à igreja da Divina Misericórdia nas Patameiras para, junto com amigos, agradecer pelos 25 anos de vida sacerdotal. Em redor do altar estavam presentes padres palotinos que trabalham em Portugal com seu reitor,  Pe. João Pedro Stawicki SAC e o prior de Odivelas, Pe. João Francisco Pietrus SAC. Entre os convidados estava presente reitor da comunidade e santuário de Nossa Senhora de Fátima em Zakopane (Polónia), onde, agora, o  Pe. Andrzej esta trabalhando, Pe. Marian Mucha SAC. Estavam presentes amigos de Pe. Andrzej de Portugal e da Polónia com  a embaixadora da República da Polónia em Lisboa, Senhora Katarzyna Skórzyńska.
Durante a homilia o Pe. Marian comparou a vida sacerdotal do Pe. Andre convidando a colocar o rosto dele ao lado do rosto de Jesus – Sumo Sacerdote - referindo as semelhanças entre eles. Fez o mesmo com  as mãos dele e as de Jesus, os lábios dele e os  lábios de Jesus, referindo que ao  escutar as palavras e ao olhar profundamente os olhos dele e os olhos de Jesus, se encontra o mesmo brilho.
Pe. Marian perguntou: “Senhora de Fátima, o que dizer hoje ao Pe. Andrzej sobre o caminho da vida neste lugar, nesta terra, tão amada por ele... servindo -Vos, servindo a Igreja aqui em Portugal e em nossa pátria? Sempre remando contra a corrente, procurando a fonte, a nascente bem escondida, socorrendo-se do terço para, a cada dia, conseguir descobrir o bem no mundo e em cada homem, sem olhar a sacrifícios, dificuldades,  sofrimentos”.


Terminada a Eucaristia muita gente agradeceu ao Pe. Andrzej pelos 25 anos de serviço sacerdotal. Depois do encontro, como em redor da Mesa do Cenáculo, começou o jantar com os muitos amigos, que assim o quiseram homenagear.

Pe. Artur

Nenhum comentário: