quarta-feira, 27 de junho de 2012

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Certa vez, fui abordado per dois jovens missionários de uma seita. Quis dialogar com eles para perceber os fundamentos de sua fé e ver o que tínhamos em comum. Em determinado ponto da conversa, perguntei como ele tinha certeza de sua fé. A resposta não poderia ser mais subjetivista e volúvel: - “Ah, eu senti que era assim!”
Sobre estas pessoas fala o Catecismo: “Os que hoje nascem em comunidades provenientes de tais rupturas, «e que vivem a fé de Cristo, não podem ser acusados do pecado da divisão. A Igreja Católica abraça-os com respeito e caridade fraterna [...]. Justificados pela fé recebida no Baptismo, incorporados em Cristo, é a justo título que se honram com o nome de cristãos e os filhos da Igreja Católica reconhecem-nos legitimamente como irmãos no Senhor»  .Além disso, existem fora das fronteiras visíveis da Igreja Católica, «muitos elementos de santificação e de verdade: «a Palavra de Deus escrita, a vida da graça, a fé, a esperança e a caridade, outros dons interiores do Espírito Santo e outros elementos visíveis» . O Espírito de Cristo serve-Se destas Igrejas e comunidades eclesiais como meios de salvação, cuja força vem da plenitude da graça e da verdade que Cristo confiou à Igreja Católica. Todos estes bens provêm de Cristo e a Ele conduzem e por si mesmos reclamam «a unidade católica.” (Catecismo nº 818 e 819)
Comemoramos hoje os Santos Apóstolos Pedro e Paulo.  Fazendo a memória desses Apóstolos, mergulhamos fundo no Mistério da Igreja. Sim pois de uma vez por todas a pessoa de Simão Pedro ficou unida à Igreja quando Jesus lhe disse: “Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.” (Mt 16,18-19)
O encontro verdadeiro com Cristo, pode até preceder o encontro com a Igreja, mas deve conduzir a esta. Dizia o Papa Bento XVI: “A história mostra-nos que se alcança normalmente Jesus através da Igreja! Num certo sentido, isto verificou-se, também para Paulo, o qual encontrou a Igreja antes de encontrar Jesus.
Mas este contato, no seu caso, foi contraproducente. Não causou a adesão, mas uma violenta repulsa. Para Paulo, a adesão à Igreja foi propiciada por uma intervenção direta de Cristo, o qual, tendo-se-lhe revelado no caminho de Damasco, se identificou com a Igreja e lhe fez compreender que perseguir a Igreja era perseguir o Senhor. De fato, o Ressuscitado disse a Paulo, o perseguidor da Igreja: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" (Act 9, 4). Perseguindo a Igreja, perseguia Cristo. Então Paulo converteu-se, ao mesmo tempo, a Cristo e à Igreja. Disto compreende-se, depois, porque a Igreja tenha estado tão presente nos pensamentos, no coração e na atividade de Paulo.” E que: “Ele mesmo o reconhece nas suas Cartas (1 Cor 15, 9; Gl 1, 13; Fl 3, 6): "Persegui a Igreja de Deus" ; escreve, quase como a apresentar este seu comportamento como o pior dos crimes.”
Na segunda leitura vemos que mesmo o grande Apóstolo São Paulo, depois de se apoiar na única rocha que é Cristo, através da oração retirada e das revelações particulares que recebeu, quis também apoiar -se na rocha visível que Cristo deixou no meio de nós como garantia de estarmos na verdade: “Mas, quando aprouve a Deus - que me escolheu desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça - revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie como Evangelho entre os gentios, não fui logo consultar criatura humana alguma, nem subi a Jerusalém para ir ter com os que se tornaram Apóstolos antes de mim. Parti, sim, para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. A seguir, passados três anos, subi a Jerusalém, para conhecer a Cefas, e fiquei com ele durante quinze dias.” (Gl1,15-19)  Além disso, depois de anos de ministério, quis voltar a conferir o seu Evangelho com o de Pedro para não correr o risco de correr ou ter corrido em vão. É a obediência que é a marca dos grandes servos de Deus. Obediência primeiro a Cristo, e depois também àqueles que Cristo deixou como seus representantes visíveis neste mundo. “A seguir, catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém, com Barnabé, levando comigo também Tito. Mas subi devido a uma revelação. E pus à apreciação deles - e, em privado, à dos mais considerados - o Evangelho que prego entre os gentios, não esteja eu a correr ou tenha corrido em vão.” (Gl 2,1-2)
Se até o grande Apóstolo Paulo sentiu a necessidade de conferir o que ensinava com a fé dos Apóstolos e em especial à de Pedro, quem somos nós para fazermos diferente? Corremos um grande risco, assim de nos afastarmos da verdade.
No dia de hoje queremos apresentar à Santíssima Trindade um grande louvor, pelo ministério de Pedro e seus sucessores, assim como os bispos, sucessores dos Apóstolos que nos conservam na certeza de estar na unidade da Igreja de Cristo. E se algumas vezes a vida de algum deles não foi uma imagem clara do Evangelho que pregavam, isso deve suscitar em nós um renovado espírito de conversão, pois sendo a Igreja um Corpo, a nossa vida em Cristo não é indiferente ao bem de toda a Igreja.
Para partilhar:
Já tivestes dúvida de pertencer à verdadeira Igreja de Cristo? Como tiraste tal dúvida?
Pe. Marcelo

Nenhum comentário: