terça-feira, 5 de junho de 2012

Noticiário UAC – Maio de 2012


Queridos irmãos e irmãs da União
Temos a alegria de apresentar-vos neste noticiário uma nota biográfica sobre o irmão Angelo Palombi, preparada pelo Pe. Jan Kupka SAC e de apresentar-vos também notícias provenientes da União.

PRIMEIROS COLABORADORES DE SÃO VICENTE:
            Angelo Palombi (1810-1891) foi o primeiro irmão que entrou para a comunidade fundada por São Vicente Pallotti. Viveu com Pallotti durante oito anos, no início, na comunidade “Spirito Santo dei Napolitani” e depois naquela de “SS.  Salvatore in Onda”. Foi, portanto, testemunha ocular dos últimos anos de vida do nosso Santo, da sua morte e dos primeiros passos da constituição da comunidade dos padres e dos irmãos.
                 As informações biográficas sobre Angelo Palombi podem ser tiradas a partir do testemunho que ele mesmo deu durante o Processo informativo e aquele apostólico para a beatificação de São Vicente Pallotti, sacerdote romano e fundador da União do Apostolado Católico.

                Angelo Palombi nasceu em 1810 em Monte São João Campano, a sudeste de Frosinone, na diocese de Veroli. De profissão era barbeiro. Na idade de 33 anos decidiu entrar em um Instituto religioso. Não conhecendo ninguém para um aconselhamento, foi ao encontro do coetano  Pe. Serafino Pellegrini para obter sugestão. O Pe. Serafino, confessor de Vicente Pallotti, sentiu-se contente em poder dar o primeiro irmão à nascente Congregação do Apostolado Católico, promovida por Pallotti. Poucos meses depois da morte de Pallotti, ocorrida no dia 22 Janeiro de 1850, deixou a comunidade palotina e entrou na ordem cisterciense de São Bernardo no mosteiro de “Santa Croce in Gerusalemme” em Roma.

Frei Angelo Palombi assim se referiu sobre a sua própria vida em 1890 no Processo Apostólico: “No século meu nome era Angelo Palombi, agora frei Alberico Palombi. Nasci em “Monte Giovanni Campano” no dia 18 de Fevereiro de 1810. Meus pais, já falecidos foram, José e Maria Antônia Fiori. No ano de 1843 entrei para a Congregação fundada pelo Venerável Vicente Pallotti, em primeiro lugar na Comunidade  “Espírito Santo dos Napolitanos” e depois transferida para a casa de “San Salvatore in Onda”, na qualidade de irmão coadjutor e lá permaneci sete anos. Depois disso, passei a viver entre os Monges Cistercienses de São Bernardo, na qualidade de “converso” no mosteiro de “Santa Croce in Gerusalemme”, onde fiz a minha profissão solene em 1860”.

                Coloca-se a pergunta: porque Angelo Palombi deixou a comunidade fundada por Vicente Pallotti e entrou com os Cistercienses? O mesmo frei Angelo explicou o motivo: “A razão pela qual eu saí, foi porque eu desejava entrar em uma comunidade da qual não poderia sair quando quisesse, mas que tivesse, ao invés, votos solenes que obrigassem por toda a vida. Sim, foi por este motivo que escolhi a Ordem dos Cistercenses. A minha saída foi feita como eu já disse, depois da morte do Venerável, mas já antes mesmo havia concebido o pensamento e tinha manifestado essa minha dúvida para o Venerável, o qual, longe de desaprovar-me, ele mesmo foi falar com o Superior Geral da Ordem  dos Cisticenses.

Frei Angelo chegou na comunidade com Pallotti na Igreja “Espírito Santo dos Napolitanos” em Julho de 1843 e no ano seguinte vestiu o hábito. Na comunidade realizou várias tarefas: na portaria, como sacristão e como cozinheiro, às vezes também realizava seu ofício de barbeiro. Foi testemunha das atividades apostólicas que São Vicente Pallotti desenvolveu na Igreja do “Espírito Santo”. É impressionante o seu testemunho sobre o trabalho de Pallotti e sua relação espiritual com ele. Frei Angelo disse: “Trabalhava (Pallotti) com tanta alegria, perseverança e paciência que parecia incansável, e tal espírito tentava infundir nos outros e também em mim quando me via um pouco desanimado. Se de manhã não era muito rápido em me lavar para ter tempo para abrir a porta àqueles que vinham com ele para a confissão e para outras coisas, ele me advertia propondo-me  o exemplo dos lojistas, dizendo-me – veja com quanta prontidão e solicitude eles se levantam pela manhã e em boa hora para ganhar o dinheiro e não se incomodam, e assim à noite ficam acordados muitas horas para participar a um vil interesse e, nós para Deus não deveríamos fazer o mesmo?”.
Em 1846, Frei Angelo Palombi foi transferido junto com os outros membros da comunidade  “Espírito Santo dos Napolitanos” para a casa que fica junto à Igreja do “SS. Salvatore in Onda”. Nos anos de sua permanência no ritiro de “SS. Salvatore in Onda” foi membro ativo da comunidade Palotina, participava de sua conturbada história, praticava vários ofícios e colaborava com as iniciativas apostólicas de Pallotti, sobretudo durante as celebrações do Oitavário da Epifania. Em 1850 prestou assistência afetuosa a Pallotti e foi testemunha da sua morte. Ele deixou um comovente testemunho de sua morte: “Tinha em suas mãos (Pallotti) a “medalha da coroa” e do Crucifixo e embora ele estava assim tão sem forças pela perda de muito sangue, febre contínua, dieta e diarréia, perseverou, no entanto em oração, o que muito me maravilhou, e repensava comigo mesmo naquele grande princípio que,  assim como se vive também se morre: toda a sua vida foi uma oração acompanhada pelo exercício de todas as virtudes e assim foi a sua morte” (Arquivo ISVP-M/0667-1).
Depois de ter deixado a comunidade fundada por Pallotti, frei Angelo Palombi viveu por mais de 30 anos como irmão converso na Ordem dos  Cisterciense. No mosteiro de “Santa Croce in Gerusalemme” em Roma ele professou no dia 17 de Janeiro de 1860. Neste mosteiro era o cozinheiro e depois o porteiro. Em 1887 foi transferido para o mosteiro Cisterciense em “Termas de Roma”, onde com 81 anos de idade morreu no dia 07 de Novembro de 1891. Ele foi enterrado no cemitério de Campo Verano no túmulo dos Cistercienses.

2. Conferência sobre a Santidade, Instituto Pallotti, Roma: A Conferência sobre a Santidade teve lugar em Roma de 15 à 19 de Maio com a participação de aproximadamente 90 pessoas de diferentes componentes da União e de vários países.
Os temas gerais para cada dia foram respectivamente: 1 - A canonização de São Vicente em palavras e imagens da época; 2 - Santidade em geral; 3 - Santidade Palotina Sacerdotal; 4 - A Santidade dos fiéis leigos; 5 - Santidade na Vida Consagrada. A conferência também incluiu visitas: os passos de Pallotti em Roma e uma viagem para Frascati no dia do aniversário de ordenação sacerdotal de São Vicente para celebrar a Eucaristia na Igreja onde ele celebrou sua primeira Missa.

3. Temas que orientaram cada dia nos diversos Tríduos celebrados no aniversário de São Vicente:
Curitiba, Brasil: Comunidade de São Vicente Pallotti: dia 01 de Abril o Tríduo teve como tema  “UAC, um sonho de São Vicente Pallotti”; dia 02 –“Pallotti, animador do apostolado dos leigos”; no dia 03 - O aniversário de São Vicente e no dia 04 - A celebração da Eucaristia foi seguida por uma procissão e após, uma confraternização.

Santa Maria, Brasil: no Triduo participaram também os 04 Conselheiros Gerais da SAC - Pe. Gilberto Orsolin (Brasil), Pe. Adam Golec (Polônia), Pe. Martin Manus (Alemanha) e Pe. Francisco Harelimana (Ruanda). Dia 01 (Nossa Senhora da Glória, Camobi) - “A santidade de Pallotti como exemplo para a juventude” foi preparado pelo grupo de jovens; dia 02 – (Santo Antônio junto ao Patronato) - “Hoje, Pallotti convida todos à missão do Senhor”; dia 03 (Nossa Senhora das Dores) - “A santidade em S. Vicente Pallotti” – A abertura do Ano Jubilar seguida de um delicioso agape para todos.

 Avella, Itália: os temas do Tríduo foram: dia 01 – “Juntos para dizer OBRIGADO” – “Maria Rainha dos Apóstolos” – “recordamos Maria como Padroeira da União”; segundo dia – “Tu és Sacerdote para sempre” – Recordamos a ordenação sacerdotal de São Vicente”; “Te louvarei para sempre”;  “Recordando a primeira Missa de São Vicente”; quarto dia – “TODOS OS APÓSTOLOS” – “Recordando o Apelo de São Vicente Pallotti ao povo santo de Deus” (Roma - Maio de 1835). Os membros e os amigos da União também prepararam e venderam alimentos em favor das obras Missionárias Palotinas. 
 
4. Novo Conselho/Equipe de Leadership das Khristsevikas: dia 05 de Maio, primeiro dia da Assembléia do Instituto Secular Khristsevikas foi eleito o novo Conselho assim constituído: Senhora Crispina D’Costa – Presidente; Senhora Virginia Malathi – Primeira Conselheira, Senhora Joyce Almeida - Segunda Conselheira. Desejamos ao novo Conselho e aos membros do Conselho que finalizou sua missão todas as bençãos no seu serviço para o Senhor e para o seu povo.

5. Jornada Católica na Alemanha - mencionada no Noticiário de Março de 2012, foi realizada uma mesa redonda com diferentes membros que fazem parte da União na festa da jornada Nacional Católica em Mannheim. O evento aconteceu no dia 15 de Maio e foi um grande sucesso. Aproximadamente 150 pessoas participaram e por falta de outros espaços tantas outras pessoas não puderam participar. A discussão foi animada e os participantes buscaram sugestões de como ser Igreja e foram também encorajados a partilhar a sua fé. Os componentes da mesa redonda foram excelentes, dando respostas e orientações concretas de sua experiência. Também no grande grupo aconteceu uma verdadeira experiência e partilha da fé, de encontro com Deus e de como podemos promover o seu Reino, sem perder de vista a realidade. Algumas pessoas deram um “feedback” sobre como o encontro foi encorajante para eles.

6. Reunião Anual do Conselho de Coordenação Geral da União: o primeiro encontro do Conselho de Coordenação Geral da União,  neo eleito, foi realizado em Roma no dia 24-28 Maio. Padre Derry Murphy SAC foi reeleito Presidente da União e Irmã Adelheid Scheloske SAC foi eleita Vice Presidente. Muito obrigado Corrado Montaldo pelo seu serviço de Vice Presidente neste último triênio. Outras informações sobre as decisões do CCG e das iniciativas derivantes do encontro serão comunicadas no tempo devido.

Nenhum comentário: