sábado, 23 de junho de 2012

Belém - Junho de 2012, nº 71


Congresso sobre a santidade
Centro de Espiritualidade “Cenáculo” – Roma
Via Giuseppe Ferrari

Nos dias 15 a 19 de maio de 2012, realizou-se em Roma um Congresso sobre a santidade, promovido pela comissão “Família Palotina em Festa”, por ocasião do quinquagésimo aniversário de canonização de São Vicente Pallotti. O Congresso foi preparado e organizado pelo Instituto São Vicente Pallotti de Roma.
Durante cinco dias, oitenta e dois filhos e filhas de São Vicente Pallotti estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade Palotino “Cenáculo”, na Via Giuseppe Ferrari – Roma, para refletir sobre o caminho de santidade que seu Pai Espiritual traçou durante a sua vida terrena. Os participantes do Congresso, provenientes de todo o mundo, tiveram a oportunidade de aprofundar o próprio caminho de santidade, inspirados pelos contributos dos relatores enviados para mostrar a santidade nas várias dimensões da vida cristã.
O Congresso iniciou-se na terça-feira, dia 15 de maio de 2012, com a apresentação fotográfica do evento da canonização e a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica. A conclusão do mesmo deu-se no sábado, dia 19 de maio de 2012, na Igreja de San Salvatore in Onda, com a santa missa presidida pelo Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico, Pe. Jacob Nampudakam SAC. Após a Celebração Eucarística, realizou-se na Casa Geral, um momento festivo de congratulação pelo término do Congresso.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de visitar Frascati para recordar o aniversário da primeira missa celebrada por Pallotti, no dia 7 de maio de 1818, na Igreja de Jesus. Além de visitar a Catedral de Frascati, todos participaram da santa missa presidida pelo Bispo de Frascati, D. Raffaello Martinelli, que, na sua homilia, recordou os laços de Pallotti com aquele lugar e exortou a todos a seguirem o exemplo deste grande santo. 
Os relatores convidados para refletir sobre os temas propostos procuraram mostrar os vários aspectos do caminho de santidade de Vicente Pallotti, sublinhando o laço intrínseco entre santidade e apostolado. Fidel González Fernández MCCI apresentou Pallotti como promotor do movimento missionário do Século XIX; Michele Colagiovanni CPPS sublinhou a adesão e a colaboração de Pallotti com os sacerdotes de São Galla; Mariusz Małkiewicz SAC evidenciou o aspecto trinitário, cristológico e pneumatológico da espiritualidade sacerdotal palotina; Ângelo Lôndero SAC mostrou a ampla visão de apostolado na concepção de Pallotti e a participação dos fiéis leigos. Marco Impagliazzo se deteve mais sobre o pensamento de Pallotti no ensinamento do Concílio Vaticano II e do Beato João Paulo II; Enrica Rosanna FMA tocou em diversos pontos da santidade apostólica das pessoas consagradas como a solidariedade humana, o amor total e um caminho de generosidade e de alegria.
Todos os dias, os congressistas participavam juntos da Celebração Eucarística e as homilias eram todas centradas sobre a vida espiritual e a vida de santidade de Vicente Pallotti. De modo geral, as apresentações do Congresso procuraram mostrar que a novidade do pensamento de São Vicente Pallotti emerge da sua profunda ligação com apostolado e santidade, e com caridade e santidade. O seu amor vivido no seguimento a Cristo é a força motriz e fonte de inspiração para promover, na Igreja e no mundo, um apostolado que respeite o estado de vida e a condição social de cada cristão. Todos os participantes do Congresso puderam constatar que um desejo constante de santidade alimenta a força missionária para proclamar o Evangelho em qualquer ambiente em que se vive. Ao concluir este importante Congresso, espera-se que o mesmo tenha reforçado, em cada participante, a vocação à santidade e ao apostolado, para responder ao desejo e convite de São Vicente Pallotti de que todos sejam santos, o mais rápido possível, e grandes santos.
 
Instituto São Vicente Pallotti – Roma
Pe. Jan Kupka, SAC e Serenella Morandotti

Nenhum comentário: