terça-feira, 26 de junho de 2012

Missão Jovem Palotina


Aconteceu na Paróquia de São Sebastião de Itaipu, nos dias 7, 8, 9 e 10 de Junho, a Missão Nacional Jovem Palotina, que contou com a presença de mais ou menos 140 jovens palotinos de todo o Brasil. Vieram jovens das cidades de Arapongas-PR, Cambé-PR, Curitiba-PR, Ilhéus-BA, Itabuna-BA, Itaperuna-RJ, Londrina-PR, Niterói-RJ, Porto Acre-AC, Rio de Janeiro-RJ, São Gonçalo-RJ, São Paulo-SP.

Começamos na quinta-feira, dia 07, com um retiro de confraternização, interiorização e preparação espiritual para a Missão em si. Tivemos um momento de espiritualidade com o Pe. Marcos, e a Anelise de Arapongas, falou-nos um pouco sobre como funcionava a missão, e as experiências passadas. À noite, os jovens missionários foram apresentados às famílias, nas casas das quais, iriam dormir durante os quatro dias.

Na sexta-feira, dia 08, os jovens foram divididos entre a Matriz e 3 capelas da comunidade: Capela Sagrada Família, Capela de Nossa Senhora da Conceição (Fonte) e a Capela de São João Batista de La Salle. Lá, mesmo debaixo de chuva, os jovens não desanimaram, e saíram para visitar casas próximas às Igrejas levando um pouquinho da alegria de ser cristão, da alegria de ser palotino. Em cada casa que entravamos percebíamos a alegria das pessoas de ver jovens fazendo um trabalho tão lindo como e esse, e sentíamos a necessidade que as pessoas tinham de conversar, serem ouvidas, de contarem suas histórias de vida. Toda essa partilha era uma forma mais sucinta de evangelizar aos visitados e a nós mesmos, pois crescíamos espiritualmente fazendo bem àquelas famílias.


No sábado, ainda com muita chuva, voltamos às visitações. Os grupos da Matriz e da Fonte visitaram três asilos, onde puderam conversar e levar um pouco da nossa juventude e do Amor de Deus àquelas pessoas que muitas vezes são esquecidas lá por seus familiares. À noite tivemos a Missa e a festa de confraternização com as famílias que acolheram os jovens e às famílias visitadas. Comidas típicas, muita animação, música, dança, um clima de imensa alegria e o sentimento de dever cumprido fizeram parte da festa. Foi apresentada também, a logomarca do Encontro Mundial de Jovens Palotinos, que acontecerá em julho do ano que vem em Curitiba-PR e contará com a presença de Jovens Palotinos do mundo inteiro.


No domingo, dia 10, pela manhã, alguns jovens missionários, já partiram para a estrada bem cedo, devido a distância de suas cidades. Os jovens chegaram por volta de 9h na Matriz e ficaram até o almoço. Depois do almoço, os jovens que ainda estavam na paróquia, partiram para suas viagens. Vão-se os jovens, e ficam os vínculos de amizade estabelecidos pelos jovens, os vínculos familiares estabelecidos pelos jovens com as famílias que os acolheram, e a esperança de um reencontro próximo, onde poderemos nos juntar novamente para levarmos o Amor de Deus para o próximo e disseminar o ideal palotino de apostolado no Mundo.

Bruno Pacheco
Juventude Palotina de Niterói

Nenhum comentário: