domingo, 9 de dezembro de 2012

II ENCONTRO DO CONSELHO NACIONAL DE COORDENAÇÃO DA UNIÃO DO APOSTOLADO CATÓLICO E CONSELHOS PROVINCIAIS


Nos dias 24 e 25 de novembro, no Instituto Salete, Bairro Jardim Social, em Curitiba/PR, realizou-se o II Encontro do Conselho Nacional de Coordenação da UAC e dos Conselhos Provinciais das fundações de São Vicente Pallotti. Estiveram presentes os Superiores Pe. José Elias Fadul – Provincial da Província São Paulo Apóstolo (São Paulo); Pe. Lino Baggio – Provincial da Província N. Senhora Conquistadora (Santa Maria); Pe. Jorge Chmielecki – Regional da Região da Mãe da Misericórdia (Rio de Janeiro); Irmã Giselda Perin – Provincial da Província N. S. Aparecida (Porto Alegre); Irmã Venícia Meurer – representante da Província São Vicente Pallotti (São Paulo); Pe. Denilson Geraldo – Província São Paulo Apostolo (São Paulo). Membros do Conselho Nacional da UAC: Dario Ivatiuk Junior – Presidente da UAC do Brasil; Irmã Inês Casarin – Vice-presidente (Porto Alegre); Sônia Maria de Souza Bonelli – Secretária do Conselho Nacional (Porto Alegre); Joaquim Accioly – Tesoureiro (Rio de Janeiro); Pe. Edgar Ertl – Vice-tesoureiro (Santa Maria); Irmã Gilda Dal Santo– São Paulo; Irmã Adelésia Coldebella – Arapongas/PR, que coordena a Equipe de Formação da União do Apostolado Católico do Brasil; Elídia Caliente, leiga palotina consagrada do Instituto do Apostolado Católico (Curitiba) e Marlon José Higino da Rosa (Curitiba) – Coordenador da Juventude Palotina do Brasil.
Os seguintes temas foram discutidos e refletidos: Avaliação da Peregrinação das Relíquias de São Vicente Pallotti que estão percorrendo o Brasil desde o dia 25 de maio de 2013; A Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Aparecida no dia 26 de janeiro de 2013, às 09h e o Momento Palotino a partir das 10h30min ao meio dia, no Auditório do Santuário de Aparecida; Visita do Secretário Geral da União do Apostolado Católico, Pe. Rory Hanly, sacerdote palotino, em janeiro de 2013, nalguns eventos do Ano Jubilar da canonização de São Vicente Pallotti; Mudança de tradução no estatuto da palavra “empenho apostólico” para “compromisso apostólico”; Secretaria e Secretária do Conselho Nacional de Coordenação da UAC; Finanças e taxas dos membros da União do Apostolado Católico; A Formação para os novos membros da UAC; Publicação do novo regulamento do Conselho Nacional; Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013 e Encontro Mundial dos Jovens Palotinos, em Curitiba, no mês de julho de 2013, em preparação à Jornada Mundial; Encontro Geral da UAC 2015, como possibilidade de o Brasil sediá-lo; Publicações e divulgação de materiais palotinos; Datas alusivas às comemorações do Ano Jubilar na Província Nossa Senhora Conquistadora e outras jurisdições palotinas e Realidades Palotinas que ocorreram ao longo do ano que se finda.

No final do II Encontro todos os participantes avaliaram-no como positivo, necessário e oportuno à Família Palotina presente no Brasil, num clima de diálogo e cooperação entre os filhos e filhas espirituais de São Vicente Pallotti. Destacou-se da importância da Juventude Palotina neste momento histórico da Igreja, preparando-se para a Jornada Mundial da Juventude e da abertura dos padres, irmãs e irmãos palotinos aos jovens em nossas realidades apostólicas que gostariam e podiam conhecer com profundidade a vida, obra, espiritualidade e carisma de São Vicente Pallotti, que se ocupou muito com os jovens de Roma e de sua época. Além da longa pauta deste encontro, primou-se pelas Eucaristias, orações palotinas e convivência gratuita e fraterna. Ao Dario, Coordenador Nacional, nosso agradecimento pela coordenação eficiente e toda a logística dispensada aos participantes vindos de várias partes do Brasil. Que Maria, Rainha dos Apóstolos e São Vicente Pallotti intercedam por todos aqueles que se fizeram, se fazem e se farão palotinos quer pelas Promessas e Votos e quer pelos Compromissos Apostólicos a serviço da Boa Nova de Jesus Cristo, o Apóstolo do Pai Eterno, na edificação de seu Reino.
Pe. Edgar Ertl, SAC

Nenhum comentário: