sábado, 29 de dezembro de 2012

Oitavário da Epifania em Itaipu


Oitavário da Epifania em Itaipu

PROGRAMAÇÃO
Lema: Colaborar com Deus no plano da salvação.
Temas:
Domingo – 06/01/2013:
Canonização de São Vicente Pallotti
Segunda-feira – 07/01/2013:
Concílio Vaticano II e o Laicato em Pallotti
Terça-feira – 08/01/2013:
Jornada Mundial da Juventude e os jovens em Pallotti
Quarta-feira – 09/01/2013:
Vivência da Espiritualidade do Cenáculo para os palotinos
Quinta-feira – 10/01/2013:
A nova evangelização e a missão da U.A.C.
Sexta-feira – 11/01/2013:
O Apelo do Povo de Pallotti para a sociedade atual
Sábado – 12/01/2013:
A vivência do Carisma Palotino / Caminho de Santidade
Domingo – 13/01/2013:
Ano da Fé

O Oitavário da Epifania foi criado por São Vicente Pallotti, com o intuito de que, assim como os Reis Magos que saíram do Oriente para contemplar e adorar o Menino Jesus, a fé católica pudesse chegar aos povos pagãos e também àqueles que se viam afastados da Igreja, fazendo com que todos os povos fossem chamados de volta à unidade cristã.
No dia 06 de janeiro daremos início a esta grande festa em paróquia de São Sebastião em Itapu! Venha ao encontro do Menino Jesus, assim como os Reis Magos fizeram! A Epifania é a festa da vocação dos povos ao cristianismo e à salvação.
Até a reforma litúrgica, oficializada pela Constiituição “Sacrosanctum Concilium” do Vaticano II em 1963, todas as grandes festas eram comemoradas por oito dias, entre estas festas estava a Epifania do Senhor. O Oitavário da Epifania, idealizado por São Vicente Pallotti por volta de 1840, foi inspirado no vasto estilo de ritos litúrgicos e nacionalidades existentes em Roma e tinha por objetivo fazer com que cada uma delas compreendesse e revelasse como se manifesta o encontro dos Reis Magos com o Deus Menino.
São Vicente queria antes de tudo salvar almas e tudo fazia para atrair os homens para Deus, não media esforços para atrair não apenas os cristãos fiéis, mas também os indiferentes e curiosos. O templo era iluminado e enfeitado ao máximo. Um maravilhoso presépio em tamanho natural mostrava a infinita misericórdia de Deus profundamente sensível na Encarnação e Nascimento do Salvador.
Era um convite fortíssimo para, à imitação dos pastores e dos magos, irem todos reconhecer e adorar o Verbo de Deus feito carne e salvação. No final do Oitavário, era apresentado para o beijo amoroso de todos, a bela imagem de Jesus Menino conservada ainda hoje na igreja palotina de São Salvador in Onda.
Como festa da caridade procurava acender no coração de todos o zelo apostólico levando-os a compreender que a maior caridade que podemos fazer a alguém é ajudá-lo a se salvar.

Nenhum comentário: