segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal

“Deu a luz a seu filho primogenito,
envolveu-o em faixas e o colocou numa
manjedoura, porque não havia lugar
para eles na hospedaria” (Lc 2,7).
Esta e uma escolha que Deus fez para seu Filho: nascer pobre. Não o fez nascer num palácio, ornado de ouro,mas somente na companhia de seus pais, dos animais e de um grupo de pastores.
Por que o Filho de Deus escolheu viver a sua vida terrena na pobreza radical? Para compartilhar a nossa condição humana,a nossa fragilidade e a nossa pobreza existencial.
S. Vicente Pallotti expressa esta mesma verdade, quando escreve: “O Santos Reis Magos, que, tendo entrado na gruta afortunadissino de Belém, não vos escandalizastes de encontrar o Messias, de quem andáveis a procura, num pobre Menino,mal coberto com pobres panos, nos braços da sua pobre Mãe, numa pobre espelunca, cortegiado somente pelos pobres pastores; mas submetendo o vosso intelecto por um obsequio de fé, reconhecestes, neste aparato de miséria, de humilhação e de fraqueza do homem, o Rei da Gloria, o Salvador do mundo e o verdadeiro Filho de Deus: nos vos agradecemos por este belo exemplo que nos destes, da maneira como se deve submeter a razão humana para crer nos mistérios incompreensíveis de Deus. Oh! Obtende também para nos esta forca de espírito e esta firmeza de coração; para que nem os artifícios do erro, nem a desordem das paixões, nem alguma tentação interna ou externa nos faca vacilar na santa fé” (OOCC VI, 215-216).
Ha milhões de crianças que nascem hoje nas manjedouras, nas estradas e nos orfanatos. Ao celebrarmos o nascimento do Menino de Belém, empenhemo-nos na proteção e no cuidado das crianças e das pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Dediquemos este Natal a elas. Possam encontrar uma casa onde viver e possam experimentar o calor do amor de uma família.
“Convido todos a proteger e a cuidar das crianças para que nunca se extinga o seu sorriso”, disse Bento XVI, em Guanajuato, México, em 24 de marco de 2012. E depois acrescentou: “Vos, meus pequenos amigos,não estais sós”.
Agradeçamos ao Senhor também pelas inumeráveis bênçãos que a Família Palotina tem recebido durante este ano jubilar do 50° aniversario da Canonização do nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti. Deixai que o mote do Jubileu, “Fazei resplandecer a santidade de Deus” (cf Mt 5,16), se imprima no vosso coração e vos leve a reavivar a fé e a reacender a caridade na vossa vida pessoal e na vida de vossa comunidade. Com todos os membros da Comunidade da Casa Generalícia, desejo, a cada um de vos, um
BOM NATAL E UM FELIZ NOVO ANO DE 2013,
repleto das bênçãos da paz e da alegria.
Jacob Nampudakam, SAC
Reitor Geral
Natal 2012
Casa Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos)
Piazza S. Vincenzo Pallotti, ROMA

Nenhum comentário: