sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Apóstolos Hoje - Dezembro

“São Vicente Pallotti – Deus, Amor Infinito”

 “Da obrigação que temos de aperfeiçoar-nos meritoriamente a nós mesmos, quais vivas imagens da Sabedoria infinita”
Oração inicial
Deus Pai, doador de todos os dons, nós não somos dignos de receber  tudo quanto nos dais como fruto de tua bondade e do teu amor. Sê misericordioso para  conosco, Deus nosso Pai, doador de todos os dons; envia sobre nós o teu Espírito para iluminar a nossa ignorância.
Preenche-nos com tua Sabedoria para que possamos sempre mais sermos capazes de perceber e interpretar os sinais dos tempos. E com esta consciência, dá-nos ó Pai, aquela força e determinação interior para caminharmos como os Apóstolos até os confins da terra para proclamar o teu nome. Isto te pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém!
 “Deus é Sabedoria eterna, infinita e misericordiosa... e mesmo que seja infinitamente indigno da Sua iluminação… Ele misericordiosamente me alimenta com a Sua Sabedoria eterna e infinita. Com este alimento Ele destrói completamente a minha indignidade e as trevas da minha ignorância” (OOCC X, 454).
Reflexão
São Vicente fez a experiência de Deus como Sabedoria Eterna e Infinita. Não se pode compreender totalmente a sabedoria divina e nem podemos nos aproximar para escrutar a sua imensidade porque está contida na imensidade mesma de Deus. Todavia, cada pessoa tem necessidade da Sabedoria de Deus para amadurecer e compreender os problemas do mundo. Todas as criaturas, as plantas, os animais… manifestam a imensa sabedoria de Deus vivendo e crescendo como Ele mesmo as criou. No mundo a sua existência revela a beleza, a diversidade e a infinita manifestação do seu Criador; em milhares de modos diversos, todas as criaturas nos permitem que as admiraremos, alegrando-nos e louvando o Senhor. Por isso, ainda mais nós, que fomos criados à sua imagem, podemos e queremos manifestar a sua sabedoria.
Sentimo-nos também testemunhas do quanto generosa e profusamente Deus faz dom da sua Sabedoria a todos os homens e de quanto a sabedoria continua neles a obra da criação no mundo. Médicos, cientistas, professores e tantos outros profissionais ainda entram em contato com a humanidade do nosso tempo.
São Vicente tinha consciente que, mesmo sendo indigno da luz do Senhor, na sua misericórdia, Deus continuava a alimentá-lo com a sua Sabedoria para destruir nele todas as trevas da ignorância.
Ele nos recorda na Meditação XV que a Sabedoria não é somente um dom para poucas pessoas ou para os dotados, mas é para todos nós, enquanto criados à imagem e semelhança de Deus; portanto: eu e você, nós todos temos a capacidade de reconhecer e acolher um semelhante dom para iluminar assim os mais remotos ângulos da terra. Certamente posso não ser digno mas a Sua Sabedoria preencherá de luz a escuridão da ignorância que está no meu coração, me plenificará da verdadeira consciência e o meu pensamento será harmonizado para que eu possa perceber o sentido da vida e acolher a sua vontade sobre mim.
Verdadeiramente podemos manifestar a Sabedoria de Deus neste mundo vivendo a fé e colocando em prática tudo aquilo que Ele disse e fez. De fato, o Senhor disse a Jeremias: “Colocarei as minhas palavras na tua boca”. Eis porque, não devemos nunca duvidar que também hoje Ele coloca na nossa boca as suas palavras quando, com fé, realizamos a sua missão; devemos portanto colocar-nos à escuta destas palavras e torná-las carne com a nossa vida. Como São Vicente Pallotti, somos convidados  a reconhecer que a sabedoria humana se fondamenta na imensa sabedoria divina e que, podemos fazê-la nossa se a desejarmos.
Leitura Bíblica: Sabedoria 9, 1-6
Nesta passagem bíblica, Salomão – como São Vicente Pallotti – entendeu que a Sabedoria é um dom que vem de Deus; por isso sentiu o desejo de possuí-la. Entendeu também que somente pedindo a sabedoria poderia recebê-la, assim, de fato a Sabedoria esteve com ele e operou com ele para que ele pudesse conhecer aquilo que agrada ao Senhor. E a Sabedoria guiou Salomão docemente e discretamente em todas as suas ações.
Ao dar assistência aos povos indígenas da América Central, nós por primeiro recebemos a assistência deles quando atravessamos as áreas montanhosas para levar a Boa Nova aos ângulos mais remotos. Na verdade, nós reconhecemos a sabedoria de Deus nessas pessoas que andam a pé por horas e horas para receber o Evangelho e glorificar a Deus por isso. Na simplicidade do seu coração estão abertos e prontos para serem alimentados da Sabedoria que envia seus anunciadores a partir da Palavra. Mesmo que não tenham títulos acadêmicos ou compreensão intelectual da Eucaristia, esses índios manifestam a Sabedoria de Deus, porque, com a sua fé eles deixam tudo para trás para seguir, escutar e mergulhar no anúncio da Boa Nova. Eles têm a Vida e a vida em abundância.

Se a sabedoria guiou Salomão e São Vicente e agora guia os indígenas da América Central, então por que deveríamos duvidar de que é a mesma sabedoria que nos guia nos caminhos do Senhor? Mesmo porque somos criados à imagem e semelhança de Deus, podemos dizer com Salomão, com São Vicente Pallotti e com os povos indígenas que é a sabedoria divina que afasta a nossa ignorância. Com esta convicção podemos viver nossas vidas em plenitude.
Será de ajuda nesta perspectiva, ler e refletir os capítulos de 11-18 do livro da Sabedoria para apreciar quanto a Sabedoria de Deus guiou Israel do deserto para a libertação. Ascolta
Trascrizione fonetica
Ao ler estas passagens bíblicas perguntemos a nós mesmos e examinemos aqueles modos ou momentos nos quais a Sabedoria guiou as nossas escolhas na vida para entendermos o quanto diferente seria o êxito ou a meta se não tivéssemos pedido o dom da Sabedoria para as escolhas.
Somos chamados ao arrependimento e à conversão, o Senhor ama todas as coisas que criou e não sente desgosto por nada daquilo que criou: “Tendes compaixão de todos, porque vós podeis tudo; e para que se arrependam, fechais os olhos aos pecados dos homens. Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes, porquanto, se o odiásseis, não o teríeis feito de modo algum. Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada? Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida” (Sabedoria 11, 23-26). Na sua misericórdia, a Sabedoria divina nos alimenta e, assim por essa, mesmo que não somos dignos, a escuridão de nossa ignorância é destruída e nós podemos viver nossas vidas plenamente.Ascolta
Trascrizione fonetica

Textos propostos para reflexão e partilha:
Deut 4, 6 e 29; Eclesiastes 1, 4, 12 e 24; I Cor cap. 1, 2 e 3; Rom 11,33;  Mt 13, 54; Lc 2,40;  Sl 104.

Para aprofundar:
1. Leia do Livro da Sabedoria capítulo 1 e veja porque o autor personifica a justiça com o gênero masculino e a sabedoria com o gênero feminino.Ascolta
Trascrizione fonetica
2. Leia Mateus 13 e perceba qual é o ensinamento das parábolas nos versículos 44-50 relativos ao valor do Reino? Em que modo e com qual energia podemos conseguí-lo? Como comparar entre elas a parábola da rede e aquela do joio? Quem são os escribas da antiga Lei que são instruídos na Nova Lei do Evangelho? Em que modo se  difere a reação dos compatriotas de Jesus daquela dos outros Israelitas? Quanto influencia no meu ministério a minha proveniência geográfica e cultural? Como percebo e vivo esta realidade? 
3. Leia no Livro da Sabedoria capítulo 6 e veja que promessa o autor revela sobre a Sabedoria no versículo 22. Ele afirma assim no versículo 24: "É no grande número dos que tem sabedoria que se encontra a salvação do mundo”: que valor tem o número de pessoas que colocam em comum a própria sabedoria e prudência para guiar os outros? Porque Salomão era respeitado pelos seus súditos (vv. 24 e 25)? Em que Salomão é igual aos outros homens (Capítulo 7, 1-6)? Em que é diferente?
Eles são como os outros? Qual é a diferença?
Oração Final: Ó Deus, Sabedoria Eterna e Infinita não sou digno de receber todos os dons e iluminações que tão generosamente reservastes para mim. No entanto, na vossa misericórdia voltastes o vosso olhar sobre mim e profusamente me alimentais da vossa sabedoria eterna e infinita que destrói todas as trevas da minha ignorância. Dai-me a força interior para fazer livre uso do dom gratuito e generoso da sabedoria para ajudar a todos a viverem neste mundo a vida em abundância. Nós vos pedimos por Cristo Nosso Senhor e pela intercessão de São Vicente Pallotti. Amén.

Nenhum comentário: