domingo, 26 de dezembro de 2010

Missa de Encerramento da Novena de Natal na Paróquia Santo Ângelo

Dia 23 de dezembro! Estamos próximos à celebração da Grande Festa da nossa Fé cristã. Mas, como toda Festa, é necessário muita preparação. Porém, esta é uma Festa diferente, cuja preparação principal é aquela que atinge o mais profundo de nossos corações e o sagrado recanto de nossas famílias – Presépio Vivo, onde Jesus quer renascer e permanecer. É neste clima que, em nossa Paróquia de Santo Ângelo, aqui em Novo Airão - AM, foram formados diversos grupos, espalhados pelos bairros da nossa cidade, para realizar a Novena de Natal em família.
À noite do dia 23 de dezembro, todos os grupos se reuniram na Capela Jesus Misericordioso para o encerramento da Novena de Natal, participando da Celebração Eucarística que estava muito bonita e bem preparada pela equipe. A Missa foi presidida pelo nosso Pároco, Pe. Artur Karbowy SAC. Luis Vinhorte cantou o Salmo do dia e revelou seu grande dom musical. No ofertório, foram trazidas até o altar roupas e alimentos não perecíveis para partilhar com famílias mais pobres. Participar desta Campanha “Natal sem Fome” foi o gesto concreto da Novena! A generosidade foi grande, pois muita coisa foi oferecida. Após a Missa, fizemos uma confraternização, no Galpão da Pastoral.

Foi a hora da Mesa da Partilha. As pessoas que participaram da Novena trouxeram alimentos para partilhar: bolo, refrigerante, salgados... Pusemos tudo em cima de uma grande mesa, para ser repartido entre todos. Havia bastante gente, pessoas vindas das três Comunidades de Novo Airão! Todos comeram e ainda sobrou e alguns até levaram para casa! Havia chovido muito. No início da Missa havia pouca gente. Logo, a Igreja ficou cheia! No momento da partilha, no início, havia pouquinha coisa. De repente, a mesa ficou cheia. Não sabemos como! Este momento nos fez lembrar o acontecimento da multiplicação dos pães e foi possível confirmar que, quando existe partilha e organização, todos são servidos e não falta para ninguém! As crianças do Projeto de Músicalização Infantil da nossa comunidade deram o tom à Festa!
Sob a orientação do professor Luis Vinhorte, participante da comunidade da Capela Jesus Misericordioso, tocaram algumas músicas de Natal. Os presentes contemplaram com alegria e mostraram seu reconhecimento com seus aplausos. O Projeto de Música Infantil, foi iniciado, em nossa Capela Jesus  Misericordioso, no mês de agosto. Ele tem como objetivos principais: Proporcionar o conhecimento da música e da arte como elementos de formação em valores; Oferecer às crianças oportunidade para que possam se desenvolver integralmente, através da música, do canto e da prática instrumental; Descobrir novos talentos artísticos que possam vir a contribuir no meio social; Investir em formas alternativas de formação humana e cristã que preparem as crianças para uma relação humana e social em que prevaleça sua dignidade e, enfim, Ocupar as crianças com atividades educativas e de formação, na área da música, do canto e da arte, como medida preventiva contra a marginalidade infantil, em favor da vida, direito humano fundamental.


Graças ao apoio de algumas pessoas que acreditaram nesse Projeto, o grupo pode concretizá-lo. O material utilizado foi todo doado e o professor ministrou as aulas de forma totalmente voluntária, recebendo como pagamento a imensa alegria de ver as crianças tocando Noite Feliz e Então é Natal. São gestos como este que nos revelam que Jesus continua renascendo no coração das pessoas, na comunidade de fé, na generosidade daqueles e daquelas que sabem partilhar! Então, é Natal! Todo dia é Natal! Feliz Natal para todos!
Ir. Sandra Ede

Nenhum comentário: