quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Enchente na Colômbia

No último dia 5 de dezembro um temporal causou um grande desastre na cidade de Bello (grande Medelin) na Colômbia, lugar este onde encontra-se a nossa paróquia palotina. Uma enchente e vários deslizamentos soterraram casas e pessoas. Desde o dia 5 700 bombeiros estão procurando por pessoas que estão soterradas pela lama. Durante estes dois dias já foram encontrados 31 corpos de vítimas deste desastre. Quase metade das vítimas são crianças. As pessoas já estão perdendo a esperança de encontrar sobreviventes, que até agora somam apenas 8 pessoas.


No domingo, no bairro de “La Gabriela” 50000m³ de terra, lama e lixo acumulado desceu e soterrou o bairro. “Água, lama, pedras desceram e soterraram casas, não temos mais esperanças de encontrar sobreviventes” explica o Pe. Adam Gasior SAC, que trabalha na paróquia em Bello. Neste dia houve a festa por ocasião da Primeira Comunhão das crianças e todos ainda não sabem quantas destas crianças são vítimas deste desastre. A enchente de domingo foi só o inicio da tragédia. Cerca de 23mil pessoas devem deixar suas casas por causa do risco de novos deslizamentos de terra. Se as chuvas não cessarem, os acessos desta cidade para o resto do país serão bloqueados, porque estradas importantes que ligam Bello à Bogota e ao aeroporto estão em zonas de risco.
Em todas as paróquias estão sendo organizados centros de ajuda para os desabrigados, salas de catequese estão servindo de abrigo, e são servido alimentos, água potável e roupas, cobertores para as vítimas deste desastre.

Nenhum comentário: