quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Noticiario UAC - Novembro 2010

Caros irmãos e irmãs da União, 
Neste boletim, felizes vos apresentamos algumas informações sobre a causa de beatificação de Alfredo LEADEN SAC. Esta apresentação foi preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico. Junto a este texto, enviamos também algumas notícias da UAC.

1. CAUSE DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Alfredo LEADEN, SAC, sacerdote, membro da Província Irlandesa, nasceu em Buenos Aires no dia 23 de maio de 1919.
Foi ordenado sacerdote no dia 19 de dezembro de 1942. Ele era um dos cinco Palotinos assassinados naquele histórico 4 de julho de 1976, em Buenos Aires: três sacerdotes (Pedro Duffau, Alfredo Leaden e Alfredo Kelly), um aluno do Seminário Maior (Salvador Barbeito) e um postulante (Emilio José Barletti); todos da Delegatura Irlandesa da SAC na Argentina. O processo de beatificação destes coirmãos não foi aberto juridicamente, porém é em fase de preparação: no dia 4 de agosto de 2005 na Igreja de São Patrício em Buenos Aires, durante a Eucaristia presidida do Bispo Emérito Guillermo Leaden, irmão de Don Alfredo, foi lido o decreto de abertura preliminar para o processo de beatificação. Este fora firmado no dia 29 de junho de 2005 pelo Arcebispo daquela cidade, o Cardial Jorge Mario Bergoglio S.I. Naquela liturgia participaram os representantes da Cúria Arquidiocesana, algumas autoridades civis, membros das comunidades palotinas de Buenos Aires e fiéis em grande número. 
Alfredo LEADEN fez o seu noviciado palotino na Irlanda. Também neste país completou os estudos em filosofia. Já os estudos teológicos, ele os iniciou em Roma e, por causa da Segunda Guerra Mundial, os concluiu na Argentina, no Colégio Máximo de São Miguel dos Jesuítas. Como sacerdote, serviu à Delegatura palotina e à Igreja como pároco, como reitor da Comunidade Local de Mercedes, como Mestre de Noviços e como Delegado Provincial durante os anos 1972 a 1976, o ano de sua morte.
O caríssimo Pe, Kevin O’Neill SAC escreveu assim sobre Pe. Alfredo: “Nós poderíamos sintetizar as suas qualidades em uma só palavra: amável. No próprio sentido do termo, quer dizer um que não é somente digno de amor, mas também fácil de amar, de querer bem, pois era um homem de paz, de uma grande paz interior que demonstrava em suas ações. Os seus modos eram suaves e sensíveis e, por isso, sofria tanto. Tudo isto não lhe impedia que fosse um homem previdente e de multa coragem, diante de situações necessárias. As suas qualidades humanas e sacerdotais nos recordavam aquelas de padre Tomas O’Grady, de santa memória, e que deixou inesquecíveis lembranças em nossa missão argentina. A trágica e prematura morte Pe. Alfredo Leaden deixou um vazio em nossa Sociedade, um vazio que dificilmente e que por muito tempo não será preenchido”.
Pe. Rodolfo Capalozza SAC, aluno de Don Alfredo e depois Reitor Regional da Argentina, escreveu estas palavras sobre Don Alfredo: “Alfredo tinha uma presença de paz sobrenatural, uma paz que não era comum. Ele nos transmitia a paz de Deus. Entrar em seu quarto era como fazer uma experiência psicológica de entrar em um santuário, pela ordem, pela amabilidade e pela inocência. Confessar-se come ele era viver uma experiência de ternura, de afabilidade; os seus gestos e seus atos revelavam de um modo direto a presença de Deus (…). Era um homem que respeitava as novas possibilidades, algo que não lhe permitia ignorar a voz do Espírito”.
Muito provavelmente, Don Alfredo foi eliminado pela coragem que havia ao proclamar autenticamente o Evangelho. Este modo seu de realizar o serviço sacerdotal tocava profundamente o coração dos inimigos da verdade e da justiça, os quais não haviam outras armas a não ser aquelas da violência cruel e gratuita!
Assim, como cristãos podemos e devemos rezar ao Senhor para que se faça luz sobre a morte e a santidade de Pe. Alfredo.

Celebração anual pela ereção canônica da União, em Roma: no dia 23 de outubro, os membros da UAC residentes em Roma e nas cidades vizinhas se reuniram na Igreja de Santo Espírito dos napolitanos, onde São Vicente foi Reitor durante os anos de 1834 a 1846.
Tal celebração foi presidida por Pe. Jacob Nampudakam, novo Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico e Assistente eclesiástico da UAC. Concelebraram também o Presidente da UAC, Pe. Derry Murphy, e um grande número de sacerdotes palotinos de diversas comunidades locais. Um hóspede especial e bem vindo foi o Bispo Coadjutor de Coroatá (Brasil), Dom Sebastião Pinheiro Coelho, que estava em Roma para a visita “ad limina”. As Irmãs Missionárias Palotinas e a Sociedade têm comunidades em duas cidades de sua diocese, Codó e Timbiras, na região amazônica. Durante a Missa, os membros renovaram com fervor o Ato de Empenho Apostólico e, ao final, Ir. Izabela Swierad, Superiora Geral das Irmãs Missionárias Palotinas, partilhou algumas palavras de incentivo e encorajamento, exortando-nos a sermos testemunhas fiéis do Amor de Cristo e como esperança no mundo.

Novos membros da UAC: Ir. Monika Szupryt, da Polônia, comunicou ao Secretariado Geral, a admissão de quatro novos membros da UAC durante a Celebração Eucarística realizada no dia 19 de setembro.
Louise Gay, secretária do CNC dos Estados Unidos, informou ao Secretariado Geral a admissão de dezesseis (16) novos membros nos Estados Unidos: treze foram admitidos durante uma Celebração Eucarística realizada no dia 10 de julho, em Milwaukee, na paróquia de S. Verônica e os outros três, no dia 24 de outubro. Entre estes três, um sacerdote diocesano, pároco da Paróquia S. Verônica, em Milwaukee.
Miguel Angel Della Villa do CNC da Argentina escreveu-nos para comunicar que no dia 30 de outubro um grande grupo de membros da UAC renovou o Ato de Empenho Apostólico durante a Missa na Paróquia Nossa Senhora do Fatima, em Castelar. Neste grupo, doze pessoas das duas paróquias de Castelar realizaram seu Ato de Empenho Apostólico.

Ruanda-Congo. A família palotina em Ruanda – Congo organizou durante os dias 18 a 24 de outubro deste ano, o Congresso Regional da Divina Misericórdia, no Santuário da Divina Misericórdia di Kabuga, Ruanda.
O tema deste Congresso foi: “A Divina Misericórdia, um antídoto ao mal que devasta a nossa sociedade”. Outras informações sobre o Congresso estão no site: http://www.blog-gratuit.com/misericordedivinekgl

SEGRETARIATO UAC
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: