segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novo cardeal Lourent Monsengwo… entrou para os Palotinos

O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo Laurent Monsengwo Pasinye para ser cardeal. Novos cardeais receberam no dia 20 de novembro o chapéu cardinalício e no dia 21 de novembro durante a Eucaristia celebrada na basílica de São Pedro o anel de cardeal. Dom Laurent Monsengwo Pasinya tem 71 anos e é arcebispo de Kinshas.

É o terceiro cardeal na República Democrática do Congo (os dois outros são: Joseph-Albert Malula e Frédéric Etsou). No dia 2 de novembro o arcebispo de Kinshasa disse em uma entrevista: “O título, nem o fato de que vou me chamar de eminência não são importantes, o mais importante é que o título representa. É um chamado ao compromisso. [...] Não vou ter medo de anunciar o Evangelho. Eu não temerei mostrar culpados. Embora educada, mas claramente e o suficiente”. Perguntado sobre o que dividiu o Presidente Mobutu e cardeal Malula, o cardeal Monsengwo, que no período turbulento dos anos 70 foi secretário geral da Conferência Episcopal do Zaire, diz sem rodeios: "Mobutu queria ter autoridade soberana sobre todos, e que todos estão se curvando para suas exigências. Conduzido ao fato de que todos não sejam oposição a ele. Faltava-lhe a oposição da Igreja Católica. Mobutu acreditava que o Cardeal Malula condenado ao exílio, ele podia fazer isso com cada bispo. Ele queria que todos fossem seus seguidores. E isso cardeal Malula não aceitou". Segundo antiga tradição, o Papa concedeu a cada novo cardeal uma igreja em Roma (título ou diáconos), como sinal de participação na missão pastoral do Papa. O Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya recebeu a Basílica de Santa Maria, Regina Pacis (Maria Rainha da Paz), em Roma-Ostia, uma igreja onde deste de 1926 trabalham os palotinos da Província italiana da Rainha dos Apóstolos. Eminência, bem-vindo aos palotinos!

A construção desta igreja foi feita em 1918 pelos os padres agostinianos, mas porque os problemas econômicos da construção foram grandes o cardeal Vannutelli, o então bispo de Óstia, voltou-se para a Província Italiana dos palotinos, que concluíram a construção e aí permaneceram durante 84 anos. É a maior igreja construída pelos palotinos na Itália, ela tem de 56 metros de comprimento e 21 metros de largura. A cúpula octogonal é de 12 metros de diâmetro e 42 metros de altura. A fachada da Basílica é de frente para o mar, indicando que a Rainha da Paz quer levar a bênção do mundo inteiro. Este é outro aspecto da missão de Palotina, que agora se conecta ao Cardeal Monsengwo.
Pe. Stanislaw Stawicki SAC

Nenhum comentário: