terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Festa da Imaculada Conceição em Cachoeiras de Macacu

A Festividade da padroeira da paróquia e município de Cachoeiras de Macacu começou bem cedo. Depois de nove dias de preparação que foram dirigidas pelos padres Jorge Chmielecki SAC e Jurandir do Nascimento SAC, no dia 8 de dezembro cerca de 350 pessoas chegaram às 06:30h da manhã para uma alvorada em honra de Nossa Senhora. 
Em seguida um delicioso café da manhã mineiro com a presença da banda de instrumentos de sopro, fez todos sentirem um gosto de grande festa. Às 10 horas começou a primeira Missa que foi celebrada pelo reitor do Seminário Maior Palotino no Rio de Janeiro Pe. Francisco Marques SAC. A Missa com a presença dos seminaristas palotinos foi uma boa ocasião para lembrar sobre a totalidade do “SIM” que foi dado a Deus pela Virgem Maria. Maria beneficiou-se antecipadamente da morte redentora de seu Filho e, desde a sua concepção, foi preservada de toda a culpa. Por esta razão, com o seu coração imaculado, Ela nos diz: "Confiai em Jesus, Ele vos salva".
Às 18 horas começou a grande procissão com a imagem da Imaculada Conceição que percorreu as ruas da cidade. Muitos devotos de Nossa Senhora saíram nas ruas para agradecer a Mãe de Deus por todo bem que receberam através Dela. Logo depois começou a santa Missa. Pe. Jorge lembrou que a Mãe de Deus olha para nós como Deus olhou para Ela, humilde menina de Nazaré, insignificante aos olhos do mundo, mas escolhida e preciosa para Deus. Reconhece, em cada um, a imagem de seu Filho Jesus, embora sejamos tão diferentes! Esta é a mensagem que recebemos aqui, aos pés de Maria Imaculada. É uma mensagem de confiança para cada pessoa desta paróquia. Uma mensagem de esperança que não é feita de palavras, mas da sua própria história: Ela, uma mulher da nossa estirpe, que deu à luz o Filho de Deus e compartilhou toda a sua existência com Ele! E hoje nos diz: "Este é também o teu destino, o vosso, o destino de todos: ser santos como nosso Pai, ser imaculados como nosso irmão Jesus Cristo, ser filhos amados, adotados todos para formar uma grande família, sem limites de nacionalidade, cor, língua, porque um só é Deus, o Pai de cada pessoa". No fim da Missa, todos assistiram a uma peça de teatro sobre a vida de Nossa Senhora, preparada pelos paroquianos.
A noite um show com música católica e barracas com comida típica fizeram que muitas pessoas alegraram-se com festa da Imaculada Conceição.

Nenhum comentário: