quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Catequizando com a arte sacra presepista

Com alegria, a Paróquia São Benedito de Itaperuna/RJ, mais uma vez, presenteia seus paroquianos e habitantes da cidade e região com a V Exposição Palotina de Presépios. A mesma teve sua abertura no dia 18 com a Santa Missa às 19h30min e, logo após, uma bonita apresentação do coral com 46 crianças da catequese e do Bairro dando as boas vindas, entoando mensagens que o Menino Jesus traz no Natal para todos, relembrando o verdadeiro sentido do Natal.


O idealizador Pe. Estevão (Zbigniew) Lewandowski SAC, com sua equipe e as organizadoras, Mercedes Barboza e Elizabeth Demétrio, se empenharam para que a magia e aquela luz contagiante dos Presépios “lembre e indique a todos que Deus habita o coração do homem”.
Em seguida, foi aspergida água benta sobre os Presépios expostos e todos os presentes puderam observar e contemplar as 59 representações do Nascimento do Menino Deus. E também se confraternizarem na Praça de Alimentação com comidas típicas e música ao vivo. 





A Exposição está sendo realizada até dia 26 de dezembro, nas dependências do novo Centro Pastoral, que se encontra ainda em construção, ocupando um espaço de 278,20 m².
Os Presépios foram confeccionados em vários materiais, entre eles: material da natureza, argila vermelha, argila branca, esculpido em madeira, massinha de modelar, material de lixo reciclável, cera de abelha, resina, acrílico, vidro, cristal, papel, decoupage em tecido, resina, grafite, pintura em tela, pintura em tecido, pintura em azulejo, pedra sabão, areia, papel laminado de bombom, em gesso, prata em folha e zircônio, latão, metal, garrafa pet entre outros.
A seguir podemos conferir algumas das amostras presepistas.





Entre os Presépios nacionais de confecção artesanal manual e industrial, encontramos os confeccionados manualmente, provenientes do México, da Argentina, do Peru, da Polônia, do Uruguai, da Armênia, da Espanha (Santiago de Compostela), da Eslovênia e da Alemanha,
Destacamos a amostra esculpida minuciosa e detalhadamente em madeira milenar de oliva, proveniente de Jerusalém/Belém, adquirida em Santiago de Compostela.   



Ao observar os detalhes de cada amostra presepista, os visitantes, além de aguçarem e enriquecerem o gosto pela arte sacra, meditam sobre a Sagrada Família entrelaçada pelo Divino, contemplando o mistério contido na manjedoura. 


A arte no seu charmoso e nobre silêncio, não nos deixa esquecer o belo.
Imbuídos do carisma palotino e comprometidos em homenagear o Aniversariante lembrando a todos o verdadeiro sentido natalino, que nossa comunidade, juntamente com o nosso pároco palotino Pe. Estevão Lewandowski SAC, desejamos a todos um Santo Natal e 2011 cheio de Luz!
Maria Mercedes Barboza

Nenhum comentário: