segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

No Amazonas é muito forte a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Cada terça-feira as igrejas lotam para a celebração da novena em honra de Nossa Senhora com esse titulo. A Comunidade Tumbira na margem do Rio Negro tem como padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Sábado, dia 11, ao meio dia, Pe. Artur Karbowy SAC com algumas catequistas entraram no nosso barco da missão ”Santa Maria do Rio Negro” e depois de quatro horas de viagem chegaram ao lugar da festa.


Os Moradores prepararam os festejos. A Capela foi decorada para a festa. Barracas com comida e lugar para banda lembraram que a noite de festa iria acontecer. Muita gente, de vários lugares, chegou para participar do festejo de Nossa Mãe. Antes de escurecer começou a procissão com a imagem da Santa.


Logo depois a Santa Missa com batizados celebrada pelo Pe. Artur, que olhando para imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro explicou o profundo sentido da festa. “Mãe de Deus” como é chamada Maria com letras gregas no quadro original, sempre está pronta para socorrer seus filhos. No quadro, o Menino Jesus, ao colo de Nossa Senhora contempla um dos anjos, que respectivamente seguram na mão instrumentos pré-figurativos dos sofrimentos futuros, da paixão e morte do Salvador: a lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e cravos.

O quadro é composto de significativos detalhes. O Menino Jesus, amedrontado com a visão dos arcanjos Miguel e Gabriel segurando os referidos instrumentos, busca socorro no colo seguro da Mãe, já que uma das sandálias lhe resta ao pé esquerdo,  dependurada só pelo cadarço. Maria o acolhe maternalmente e nos fita com olhar terno, ao mesmo tempo triste, como sinal de apelo à humanidade pelos pecados, causa do sofrimento do seu Filho. Depois da celebração, com fé na proteção de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e experiência do nosso capitão do barco, voltamos no escuro para Novo Airão.
Pe. Artur

Nenhum comentário: